18/04/2012

Uma casa dobrável e resistente a desastres naturais

Fonte: O Globo

Casa ecológica é criada para abrigar pessoas que tiveram seus imóveis destruídos por desastres naturais. Com estrutura modular e tubos de aço, o novo lar pode ser enviado pelo correio.

Em tempos de aquecimento global, uma casa ecológica americana traz soluções para alguns dos problemas trazidos por ele, como calor excessivo e ventos fortes. Desenhada para abrigar pessoas de áreas devastadas por inundações, o exemplar desenvolvido pela Bike Arc é desmontável e pode ser erguido com muita rapidez. Sua estrutura é modular, feita de tubos de aço dobrados. Segundo os idealizadores da invenção, ela pode também funcionar como uma extensão da casa, no jardim.

Desenhada para suportar ventos fortes e clima tropical, casa ecológica tem telhado que pode abrigar placas de geração de energia solar (Foto: divulgação)

A casa, que, aberta, mede 45 metros quadrados, foi desenhada para suportar ventos fortes e o clima tropical. E seu telhado, projetado para abrigar placas de geração de energia solar. Dobrada, a residência vira uma caixinha que mede 1,22m x 3,05m x 0,9m. Os idealizadores acreditam que ela possa ajudar em locais como o Haiti e Nova Orleans, ambos devastados por desastres naturais: um terremoto e um furacão, respectivamente. “Nós a desenhamos para ser uma casa desmontável, que possa ser montada tão rápido quanto móveis pré-fabricados”, diz o arquiteto Joseph Bellomo, que projetou o produto.

O primeiro exemplar da casa da Bike Arc foi instalado no Havaí, em 2010. As janelas são amplas, favorecendo a iluminação natural e a visão da paisagem. O desenho modular permite que o ar corra dentro da pequena casa para resfriar o ambiente, e a estrutura é feita com treliças, que limitam a infiltração do calor. A leveza é outra característica da peça: ela pesa apenas 1,3 tonelada.

LEIA MAIS:

Condomínios podem ser obrigados a instalar telhado ecológico

Construtoras investem em projetos residenciais com sistema de captação da água da chuva e telhados brancos

3 Comentários

  1. Amei é uma visão linda poder harmonizar o ambiente com a natureza sem agredi-lá e o melhor se sentir confortável.

  2. Tudo de bom… Perfeita… Aqui no Brasil, tem muito local lindo que pode ser privilegiado pela casa ecológica dobrável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.