04/03/2010

Uma casa popular e sustentável, que será vendida em lojas de materiais de construção

Fonte: O Globo
No projeto há previsão de aberturas para aproveitamento máximo da luz solar (Foto: Divulgação)
No projeto há previsão de aberturas para aproveitamento máximo da luz solar (Fotos: Divulgação)

Rio de Janeiro – Uma casa de baixo custo e com máximo aproveitamento de recursos naturais como a luz do sol e o vento. Assim é o “Minha Casa Holcim”, projeto desenvolvido pela cimenteira Holcim em parceria com a faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ).

O modelo de habitação, lançado nesta terça-feira, 3, foi concebido a partir de diretrizes de construção sustentável. O valor estimado para venda, incluindo material e mão de obra, foi calculado em cerca de R$ 45 mil, o que pode variar de acordo com a região e a customização na parte de acabamentos.

“Geralmente, são as casas de alto padrão, e não as populares, que incorporam a sustentabilidade, sempre aliada à tecnologia de ponta”, constata Leonardo Francisco Giglio, supervisor de Desenvolvimento de Canais e Marketing da Holcim.

O “Minha Casa Holcim” tem cinco sugestões de plantas com ideias que permitem a economia de energia e água, conforto térmico e reciclagem. Há opções com dois dormitórios, além de um modelo adaptado para quem tem algum tipo de deficiência física. Assim, a área total do imóvel pode variar entre 46 e 68 metros quadrados. Cada casa prevê, ainda, um espaço adicional que pode ser mudado de acordo com as preferências do morador.

Com relação aos itens de sustentabilidade, há a inclusão de locais para dispor de lixo reciclável e óleo de cozinha usado, mais entradas de luz (melhor iluminação natural), ventilação circular (aberturas mais altas), materiais que proporcionam conforto térmico e acústico, tecnologia de energia a gás ou elétrica (eficiência energética), com opção de captação de luz solar e gestão e economia de água (sistema de captação de água da chuva para reutilização).

O protótipo está montado no campus da FAU/UFRJ. O desenvolvimento do projeto foi realizado pelos arquitetos Osvaldo Luiz de Souza e Alice de Barros Horizonte Brasileira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Ambos já desenvolviam pesquisas em torno do tema construção sustentável.

Parte interna da casa sustentável e popular desenvolvida pela Holcim em parceria com a UFRJ
Parte interna da casa sustentável e popular desenvolvida pela Holcim em parceria com a UFRJ

COMERCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO – Outro elemento que merece destaque é a forma de comercialização. Será possível adquirir o projeto, assim como contratar a mão de obra e adquirir os itens necessários para erguer a casa em quiosques que serão montados em lojas de materiais de construção. Os compradores poderão visualizar as plantas em 3D. Para a execução, não há necessidade de “canteiro de obras”, pois os materiais chegam em contêineres com o objetivo de reduzir os resíduos de obra. A construção é rápida e leva cerca de 60 dias, podendo variar de acordo com as condições climáticas do local.

O projeto atende a região Sudeste e está disponível, nesse primeiro momento, em revendas da Holcim credenciadas de Vitória e do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS:

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A DENGUE EM CONDOMÍNIOS

CASA SUSTENTÁVEL PROJETADA POR ESTUDANTES BRASILEIROS CONCORRE NA ESPANHA

190 Comentários

  1. -Achei genial a idéia. Porém, me parece que R$ 1.000,00/m² nãome parece “tão” barato assim.Não conheço o projeto em detalhes e nem o Memorial Descritivo demateriais, o que gostaria.Possuo uma empresa de consultoria imobiliária temos, um parceiro construtor e eu um sonho de realizar casas realmente populares e de bom acabamento que possam ser vendidadas a cooperativas,associações e ouitras entidades classe,constituidasou a constituir.Se possível me enviarem arquivo eletrônico com os projetos e Memorial, que sabe poderemos ser parceiros.Uma Universidade no Sul desenvolveu um sisitema de aquecimentosolar, com materiais recicláveis que póderia agregar valor e reduzir custos.AtenciosamenteAlexandreTels: 22 2770-5423/9978-5333/9257-0580

  2. É lamentavel é uma porcaria de casa, me desculpe a franqueza é do tamanho de uma casa de favela (muito pequena) e muito cara. Só noBrasil para aprovarem uma moradia, assim, de tão baixa qualidade ecara de mais. Nos tiraram para trouxas.

  3. PARABÉNS!!!! ESPERO QUE ISSO ACONTEÇA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL,AFIMAL O PAÍS ESTÁ NECESSITANDO DE ALGO ASSIM, E NÃO A DEMAGOGIAQUE ESTAMOS ASSISTINDO!MARANUNESESCULTORA

  4. Num país vasto e pobre como o nosso é preciso que o governo compre essa idéia de casa popular padronizada e apoie com incentivos para baratear ainda mais projetos como esse, evitando desperdícios e projetos mal feitos ou até mesmo construções sem nenhum projeto, feitos somente com a intuição do proprietário.

  5. A praticidade favorece o cidadão comum que não dispõe de recursos financeiros para pagar empreiteiro, engenheiro, arquiteto, etc. O custo total possivelmente ainda não atingirá a camada mais pobre da´população. Mas a idéia é excelente e, pelas fotos, a casa apresenta excelente qualidade de material e acabamento. Parabéns pela criatividade e iniciativa.

  6. MARAVILHOSO! Fico feliz em saber que temos profissionais da construção civil, que não pensa somente em prédios e concretos. Parabéns aos arquitetos. Pena que não chegou em São Paulo

  7. Preciso de uma casa dessas urgente !!!!!Posso me propor a fazer um teste…Caso seja realmente boa, darei as melhores informações…

  8. Parabéns Osvaldo e Alice pelo consciente projeto de disponibilizar uma construção desse tipo para uma camada maior da população…espero que chegue logo em SP.

  9. Parabéns pelo brilhante projeto da Holcim e FAU/UFRJ.Achei o custo muito alto.Como podemos saber se a qualidade é boa? Construção sustentável, SIM, mas descartável, NÃO!A Natureza merece e agradece.O país precisa apoiar projetos dessa natureza e viabilizar principalmente para a população de baixa renda.

  10. Parabens pela idéia, tomara que seja encampada pelos governos federal e estaduais. Pretendo adquirir uma nas proximidades de uma praia,já que o custo é baixo e está ao meu alcance.

  11. Ideia interessante, mas e a segurança? De que material são feitas as paredes? É possível a colocação de grades nas janelas? Há forro? De que material?Infelizmente não se pode desconsiderar essa preocupação.

  12. Parabêns pelo lindo Progeto, de casa sustentavel. Gostaria muito que esse progeto fosse disponipilizado para os Paises que tiveram, os Terremotos não acham. Seriam de boa ajuda, não Acham!

  13. A habitação humana remota a antiguidade e a tecnologia empregada não é mistério – muito pouco se tem feito ou pensado em moradias populares de baixo custo com qualidade. Temos universidades competentes para desenvolver projetos eficientes,sustentáveis e de baixo custo. Temos matéria prima como bambu, cipós, etc. que possuem multiplas aplicações; até o lixo pode ser utilisado como as garrafas pet para projetos de aquecimento agua, embalagens de leite para ser utilizados como manta termica sob os telhados…. o que realmente falta é iteresse humanitário da sociedade em geral para acabar com barracos.

  14. temos uma chacara onde existem 10 casais como proprietarios,por varias vezes falamos em construir uma casa para cada casal.achei interessante o projeto dessa casa.gostaria de receber mais informações por e-mail a respeito desse projeto.silvio

  15. Parabéns aos arquitetos Oswaldo e Alice. Quem sabe poderia ser disponibilizada para Prefeituras com Projetos Habitacionais Sociais?

  16. é preciso levar adiante este projeto e esta idéia. Urge que medidas sejam tomadas neste sentido, como a apresentação de vcs.

  17. Gostei deste projeto, pois estou comecando a construir minha casa de 68 mt.2 financiada pela caixa achava que era pequena fiquei muito satisfeito com este projeto.

  18. Se há a pretensão de que a casa seja popular, é preciso abaixaro custo, pois o salário mínimo do Brasil é baixíssimo e é comele que sobrevive a maioria dos trabalhadores brasileiros e suas famílias (em geral, bem numerosa).

  19. achei genial essa nova ideia, meus parabens fiquei muito feliz em ver que tem pessoas interessadas no crescimento do nosso pais, gostaria de saber mais…como e onde devo ir para adiquirir uma casa, e que de quanto deve ser meu redito… ou ….posso fazer o pagamento a vista…???????? mi deem noticias por favor e muito obrigado

  20. Precisa-se observar primeiro as normas de adequação do material que será empregado nessa casa e os tipos de critério que o CREA empregará. Mas fora isso, pequenas idéias se tornam grandes em vista do barateamento do custo do material e mão-de-obra,levando em consideração os materiais sempre de primeira.

  21. Muito interessante! Parabéns!Gostaria de ter acesso as plantas, e mais informações técnicas sobre a casa. Sou estudante do último ano de engenharia, por isso o maior interesse!

  22. Parabens pelo projeto, sou proprietario de uma loja de material de construção em Patos de Minas-mg,e faço construção para venda e interesso muito no projeto.

  23. Gostei da ideia, mas mesmo assim achei um pouco cara, porque não esta incluida o terreno, o lote,

  24. EXCELENTE!!! Agora, vocês arquitetos, engenheiros, precisam lutar pela obrigatoriedade de planos diretores em todos os municípios do Brasil, para que não haja desabamentos no péríodo das chuvas e obrigatoriedade de saneamento básico “a cada metro” em que se encontre novas habitações. As casas sustentáveis serão, então mais valorizadas. Parabéns!!! O Brasil é um reduto de pessoas criativas e inteligentes, como vocês, que precisam ser levadas a sério.

  25. NOVIDADE QUE PROMETE, COMO AMBIENTALISTA E ATUANDO TAMBÉM NA ÁREA DE COMÉRCIO QUERO SABER DETALHES DOS CUSTOS, OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS, MEU MARIDO JÁ TRABALHOU NA MAIS FAMOSA FÁBRICA DE LAJES “VOLTERRANA”, OUTRAS EMPRESAS CONSTRUTORAS EM SÃO jOSÉ DOS CAMPOS, UBATUBA,ONDE RESIDIMOS, AGORA MORAMOS EM ITUIUTABA MAS EU TENHO COMÉRCIO EM UBERLÂNDIA. PRECISAM DE PARCEIROS,DIVULGADORES, SÓCIOS, O QUE FOR? ME CANDIDATO.QUALQUER INTERESSE ENVIEM-ME UM E MAIL E ENTRAREMOS EM CONTATO.OBRIGADA, LUZIA REGINA

  26. Parabens pela iniciatuva! Acho que o preço ainda não é popular,ja que se pode construir a uns 650,00 o metro quadrado . Estamos testando uma tecnica com materiais reciclados,o aquecimento solar com garrafas pet é otimo .

  27. Eu moro em Las Vegas nv USA, tenho 65 anos, e sou propietario de um lote de 600metros quadrados, egostaria comprar uma casa dessa para viver o pouco que ainda tenho de vida, meu lote fica em Sta Cruz de Cabralia a 20 KM de Porto Seguro BA.

  28. Creio que se trata de uma grande alternativa quanto a utilização e aproveitamento de recursos naturais. Luz do sol e água da chuva? Brincou né… A idéia é brilhante e já passava pela minha mente alguma coisa nesse sentido e hoje mne deparo com a luz que estava faltando na minha mente. Parabens aos idealizadores deste projeto.Gostaria de saber se podem mandar uma planta deste milagre.Telles(22)9867-8324

  29. PARE DE JOGAR DINHEIRO FORA!Economize 50% de despeza com a conta da CAGECE ou estação de tratamento, utilize a água do seu poço artesiano (fazemos o tratamento com cloro, filtro de carvão ativado e celulose. Pare de jogar dinheiro fora ! Reduza o valor da sua conta de água em até 50%!!! DOSADORES DE CLORO MARCA DOSACLORO, a partir de R$ 150,00 instalado em Fortaleza – Ce. APLICAÇÕES: Condomínios – Residências – Comércios – Outros Ligue (85) 3292.3144 ou 8748.0575 – FORTALEZA – CEARÁ Acesse: regis_dosacloro@yahoo.com.br

  30. Acho a ideia boa,mas é preciso mais detalhes quanto a qualidade do material utilizado e a garantia do imovel.

  31. Realmente, devo parabenizar o marketing dessa casa, já que tudo mais parece-me absolutamente comum e normal. Qualquer casa que tenha telhado pode coletar água da chuva, que pode ser utilizada para lavar roupa, dar descarga sanitária, regar horta e jardim, até para tomar banho e com um mínimo de cuidado/tratamento para consumo humano e animal. Maior ventilação e iluminação, ora, ora, ora, antigamente as casas tinham um pé direito (altura) bem maior do que hoje em dia, o que ajudava em muitas coisas, inclusive na ventilação e menor concentração de virus e bactérias.Penso que a casa que aparece aí se constrói pela metade do preço e a ela ainda se acrescenta um banheiro ecológico.Um abraço,João Pedro Metz.

  32. Há previsão p/a chegada desse projeto em Curitiba? Há alguma necessidade ESPECIAL qto ao terreno (declive, próximo ao mar, etc)? O pagto pode ser feito por algum Plano de Habitação (CEF, por exemplo)? Obrigada Eunice.

  33. Uma ideia maravilhosa q gostaria de conhecer, pessoalmente. Onde a casa está disponivel? Atenciosamente,Tereza Cristina Gusmão

  34. ADOREI A IDÉIA DE VCS PARABÉNS PELA A CRIATIVIDADES DE AMBOS , ESPERAO QUE CHEGUEI EM NATAL -RN ESSAS CASAS.UMA ABRAÇO E BOA SORTE PRA VCS!!!

  35. Adorei, acho que serei a primeira a adquirir essa maravilha, preciso faser uma casa a baixo custo. Ainda não comprei o terreno, pois não daria pra comprar e faser. mas assim . acho que realisarei meu sonho. seria possivel mandar algo pela internet, ou endereço pra vermos ao vivo? Parabêns vcs são feras , isso vai dar muito serto!!!! Agrdecida. Iolanda

  36. É uma excelente idéia, que tem tudo para dar certo, basta o brasileiro mudar um pouco suas concepções sobre moradia. Agora é uma pena que tem leitores que criticam de forma negativa sem realmente conhecer o projeto. Infelizmente aqui no Brasil, quando algum filho nosso desenvolve algo que possa revolucionar algum setor, ele é duramente criticado. O interessante é que quando é realizado o mesmo projeto por um gringo, o mesmo critico negativo, vira um otimista e dar um parecer favorável ao projeto estrangeiro. Então eu aposto que este projeto vai ser em novo marco na construção civil brasileira.

  37. Infelizmente ainda está muito alto o custo deste projeto, o que o inviabiliza pra grande parte da população, e quem tem esse valor em mãos conseguirá facilmente um imóvel de maior tamanho,mesmo que sem os benefícios do “ecologicamente correto”. Ainda há um longo caminho a percorrer e parcerias a serem feitas para redução deste custo e complementação deste tão sonhado “Lar doce Lar de muitos Brasileiros”. Espero que essa parceria continue investindo no aprimoramento deste projeto sem a forçação de barra dos interêsses financeiros que controlam todo bom projeto e que distorcem a Intenção criadora dos verdadeiros “pensantes” e “elaboradores” que afloram das universidades comprometidas com o povo e Futuron de uma nação como a nossa. â vcs. PARABÉNS!!! e meus respeitos.

  38. Amei a idéia concretizada. Creio que uma casa assim já estava sendo esperada no mercada há muito tempo. Sou adepta, estarei na fila.

  39. Incrível, tudo o que se diz desenvolvido, pensado, criado ou oferecido para pessoas de baixa renda é mais caro e geralmente mal-feito. E vem com essas coisas de sustentabilidade, iluminação, aquecimento, lugar para depositar óleo de cozinha usado como justificativas para o alto custo, embora não se tenha falado de energia solar e captação das águas de chuvas…Penso que iluminação, água, luz, coleta e tratamento de esgotos, saúde, escolas e transportes deveria fazer parte do portfólio de infraestrutura urbana oferecido ou exigido pelas autoridades, podendo-se incluir energia solar e captação das águas de chuvas.Parece que este modelo desconsidera recursos de acessibilidade e concepções do desenho universal inseridos no Decreto Federal 5296/04, sugerindo que a casa se destina a pessoas jovens que não ficarão velhas, que não perderão suas capacidades, que não correrão riscos mas que terão de mudar de casa.Parabenizo e aconselho os autores a repensarem o projeto.Daniel

  40. genial a idéia !Parabéns aos idealizadores !Seria perfeita se aproveitasse materiais de demolição e para nós aqui no sul, projetos de casa de madeira.abraçoTereza

  41. Parabenizo a iniciativa do investimento da Holcim aliado à Universidade Federal. Mas acho que para este projeto ser mesmo “comprado” pela população ainda é preciso diminuir custos.Sou arquiteta também e acho que isso é possível e viável.Serei um agente multiplicador da proposta na região onde atuo.Gostaria de saber mais detalhes do projeto: materiais, instalações, etapas de execução, mão-de-obra, flexibilidade de acréscimos…Obrigada.

  42. A pincípio achei muito boa esta criatividade, porém como diz o Sr Alexandre,acima, temos que conhecer de perto e analisar, inclusive procurando usar o aquecimento solar de garrafa pet, desenvolvido no Sul pelo Sr José Alcino Alano, o que conpletaria o projeto diminuindo mais ainda o prêço final. Existe um site para que possamos entender melhor da comercialização à construçaõ?Parabéns pela preocupação com o semelhante e com o planeta.

  43. Legal pensar que a consciencia ecologica esta cada vez ganhando mais espaço.Sou corretora de imoveis em SP e achei o maximo.

  44. achei muito legal o projeto e bonito mas o valor acho que estaum pouco salgado,como estamos num pais que a muitos que ganhamem torno de um salario acho que essa ideia realamente nao serapra todos.A nao ser que o governo faça um bom plano ascecivel para essas pessoas de baixa renda.para que possam morar com mais dignidade e que tambem nao tenha burocracia…

  45. Vou me aposentar em 2011, vender meu apartamento e comprar essa casa pra viver sustentavelmente, pois me preocupo com o futuro do planeta.

  46. a idéia é muito boa, mas tem que ficar mais barato para a realidade brasileira nem todos tem 45.000,00 mais o terreno para ter a casa propria…

  47. Muito boa iniciativa, esperemos que não vire motivo ou meio de corrupção entre prefeituras e governos…mas estão de parabéns!

  48. realmente me surprende a cada minuto ,a quantidade de brasileiros com desenvolvimento e capacidade e imajinacao de inventar e construir coisas boas e para os pobres ,sigan enfrente muchachos estou orgulhosa de nossos brasileiros

  49. Que ótimo!!!!!!!!!Já estou querendo saber eh onde e como aduirir a planta e orçamento pra eu construir uma aqui em Brasília.AbraçosUilio

  50. Uma casa popular de R$45.0000,00 ! A pessoa ainda tem que ter o terreno, não é ? Eu me pergunto qual deveria ser o salário desse cidadão para adquirir essa humilde casa ? Como o Alexandre Azevedo disse… R$1.0000,00 o metro quadrado construído nao parece tão barato assim. Concordo com ele entao pergunto: É um bom preço para que classe popular ? Quanto as idéias de sutentabilidade… estão de parabens ! É de se tira o chapéu !

  51. Uma casa popular de R$45.0000,00 ! A pessoa ainda tem que ter o terreno, não é ? Eu me pergunto qual deveria ser o salário desse cidadão para adquirir essa humilde casa ? Como o Alexandre Azevedo disse… R$1.0000,00 o metro quadrado construído nao parece tão barato assim. Concordo com ele entao pergunto: É um bom preço para que classe popular ? Quanto as idéias de sutentabilidade… estão de parabéns ! É de se tirar o chapéu !

  52. Boa esta ideia, pena que são poucos que a tenham só uma pequena recicladora, porém sei o quanto é importante reciclar principalmente o óleo de cozinha, quanto mais se existir pessoas assim melhor vai ficar o mundo. Quanto ao que critica ao trabalho como favela, saiba que as favelas sempre existiram e sempre existirão no RJ, mesmo tem barracos de quase duzentos anos basta se ver nas histórias, existe mais pessoas com casas ilegais do que legalizadas. Porém em vez de criticar ajude cada um more nas condições que se pode se você tiver uma ideia melhor faça como estes arquitetos divulgue, envez de criticar. Pena que você não tem cultura como eles. Parabens arquitetos que Deus de inteligencia para se existir mais arquitetos como vocês.

  53. oi. que projeto maravilhoso. parabèms.eu gostaria de compra uma casa desa pra mim. como eu faço pra compra.tambem tenho uma ong em joinville.e trabalho com familia de baixa renda que gostariam de compra uma casa desa pra morar.sao trabalhadores que pagam aluguel e sonho em ter sua casa propia. aprox 40. familia cadastradas. como poso fazer para ter comtato com voceis. nome:anelise. fone:4734276560 ou 47 84415783. aguardo resposta.que deus abençoe.

  54. precisamos de cabeças diferentes com ideias novas e praticas e sobretudo com economia pois a maioria da nossa população não tem casa propria. achei lindo o projeto mans tem q ser mais barato ainda. viva estes arquitetos qdeus os abençoe mh

  55. Parabéns, o projeto tem q ser adotado pelo governo federal para ser utilizado em todo o Brasil. Excelente a iniciativa dos arquitetos

  56. otima ideia . parabèns. eu gostaria de compra uma casa dese para morar como eu faço. eu pago aluguel meu sonho e morar na minha casa.vou deixar meu telefone de comtato: anelise: 47 34276560 ou 47 84415783

  57. que maravilha ese projeto. eu gostaria de compra. uma casa desa como eu faço. vou deixar meu telefone:4734276560 ou4784411583

  58. Gostei. Tenho interesse. Quero planta para análise e memorial descritivo, incluindo alicerce. Quando chegará na minha região? (Itápolis, perto de Araraquara, centro do estado de são paulo).Espero resposta. Muito grata.

  59. Um projeto maravilhoso, hoje temos Minha Casa Minha Vida, mas quem disse que tem imóveis para todos? Se em cada região existem cotas para construção e os demais ficam como? É o começo e desejo sucesso a vcs.

  60. Parabéns pelo projeto, ecológicamente correto. Mas fiquei com a sensação de ser um produto muito caro. Popular no tamanho, mas caríssimo no preço, somente alguns desfrutarão. Pensem em algo popular de verdade.

  61. Parabéns pelo trabalho.Moro em Recife, mas devo me mudar para a região do Velho Chico no interior da Bahia.Ficarei grato se me enviarem informações sobre essa interessante idéia. Sou a favor do consumo consciente e do desenvolvimento sustentável.AtenciosamenteAntonio Aymar

  62. R$ 45.000,00 é muito dinheiro por uma casa popular. Principalmente em se tratando de uma casa sustentável de baixo custo, que na verdade não é.

  63. Gostei da ideia, nao sou construtor,gostaria de ver disponibilizado na internet o projeto.

  64. Que lixod e casa! e que CARA!!! So quem não tem noção de construção para saber que casa com boa iluminbação e boa ventilação (que é o proposto também) é a primeira aulinha dos engeheiros e arquitetos, mas como o proprio governo também so faz janelinha e uma portinha, quando alguem aumenta o tamanho ja vira projeto ecologico… sem falar q aproveitar agua é caro que é mais facil não gastar como gastamos! Ah, captação do sol p transformar em energia nao é projeto NOVO, so que é CARO!Imagina vender essa bost.. de Kit sem a RESPOSNABILIDADE tecnica? Ah sim, FAVELA tb n precisa de engenheiros…(por isso cai, fazem ao seu melhor “jeitinho” ne doutô!

  65. Aí, o custo seria de cerca de 150.000, pois além do custo real, 10% vai para um, 20 % para outro, …Prefeituras não querem isso, seria fácil de descobrir esquemas, se houverem.Se houver prefeituras neste país onde não rola propinas, com certeza, aí está uma ótima solução.

  66. Concordo com o comentário do Alexandre Azevedo. Em suma, o valor do m2 está caro se comparado com construções convencionais, ou seja, não sustentáveis. Além disso, percebe-se que os materiais usados são simples o que não justifica o valor do imóvel. A idéia é muito boa e acredito que o mundo não terá opções no futuro que não sejam as construções sustentáveis, mas por hora deve-se repensar o valor…

  67. Magnífico ,fascinante.É a casa dos meus sonhos. Sou Técnico em Meio Ambiente e fiquei muito interessado em adquirir uma casa dessas.Pago aluguel enão vejo ahora de ter minha casa própria. Gostaria de mais informaçôes,como e onde posso entrar em contato com vendas?Atenciosa/e carlos val

  68. A ideia e boa, porem se vc colocar mais R$ 10.000,00 vc compra um apartamento no inicio da sua construção em vários bairros com uma media de 60 a 76 M2. A desvantagem e que o prazo de entrega do apto. que em media e de 24 meses.Mas como o projeto e popular, o governo deveria subsidiar alguns itens da contrução, barateando em até 30% o valor do projeto montado, ja que o mesmo prega a politica de “ajuda aos pobres”….

  69. Parabéns aos idealizadores e parceiros na execução desse magnífico projeto. Só espero que essa idéia brilhante tão peculiar do povo brasileiro não caia nas mãos de governantes sem escrúpulos e acabem transformando tão belo trabalho em objeto de campanha eleitoreira. Parabéns à todos, continuem assim, o Brasil precisa muito desse tipo de iniciativa.

  70. Que maravilha de projeto, tão compatível com a atual realidade planetária. Custa-me acreditar que não poderei comprá-lo para Goiânia, em Goiás. Parabéns.

  71. Muito interessante. Tenho interesse em ver condições para comercialização e construção dessas casas no Estado de Goiás, em especial na região Metropolitana de Goiânia. Mac 3 construtora. (62) 3941 0740/ (62) 9973 1040.

  72. Parabénsssssssssssssssss! Adorei a idéia, mas gostaria de obter maiores informações, como faço? Estou por construir uma na praia dos ingleses em floripa sc, e tenho o maior interesse.Gostaria de saber mais. Um abraço. Por favor envie tais informações pelo email jguimaraes@ymail.com

  73. Parabenizo a equipe, e que o projeto faça convênios com Universidades do Nordeste e Norte.é uma solução para o nosso problema de habitação, mas para o Nordeste o preço precisa analisar.Achei linda e me vi nesta casa sustentável,traga para o nordeste, Bahia.!!!!!!Quem comprar irá precisar de treinamento, terá equipe de manutenção???????Pode ser usada no campo e cidade?????Leonor(71)9969-2398

  74. Parabéns pela iniciativa, mas gostaria de obter mais informações pois estou por construir uma casa na praia dos ingleses em sta catarina e me despertou interesse. Seria possivel obter mais informações? Ou folders? Agradeço atenção

  75. Achei interessante a idéia, mas, poderia ser um pouco maior.(Três quartos seria ideal).Tomara que chegue logo aqui em Marília/SP. Estou vendendo a minha e pretendo comprar outra.

  76. Não sei como tem gente achando ótima esta idéia, acho que não leram que é casa pra baixa renda e tem de 46 a 68 mts. não cabe nada e vai custar 45.000,00 e vc tem que ter o terreno ainda, péssima idéia, mas ainda acho que vai ter trouxa para comprar.

  77. Boa tarde, lendo a matéria concordo que para alguns seja de baixo custo, mas o proprietário deveria ter um terreno já preparado para receber o imóvel, 45 mil reais acho um pouco caro, com um salário mínimo dificilmente poderia ser aceito como o meu caso. Uma pena, se fosse mais acessível o valor com certeza teriam muitos interessados no projeto.

  78. queremos saber mais detalhes pelo preço me pareçe muito caro gual sera a maneira de pagamentos e a gualidade dos materiais

  79. Gostaria de adquirir uma casa igual a esta moro em Franca/sp como posso adquiri-la, gostaria de saber se tem como fazer de 3 quartos.Att,Varlene

  80. ecológicamente falando parabens porque estamos 500 anos atrasados, mas economicamente quero ver 45.000 é muito caro para o padrão popular brasileiro o projeto ” MINHA CASA, MINHA VIDA” é ótimo mas o preço de imóveis teve uma inflação gigantesca ,mais o custo de financiamento se torna um presente de grego.

  81. Nao sou proficional da area, mas parece-me muito caro o preço por metro quadrado, pois não está especificado a qualidade do material aplicado, como; piso, portas janelas sanitarios se tem forro ou laje, acabamento externo como;calçadas forro dos beiral (eitão). Em resumo precisamos mais detalhe nas informações, porque senão quem comprar vai comprar gato por lebre.

  82. Virrrrxxxxxi… tô dentro! não quero nem saber, só pelo preço já tô afim de comprar a minha. Qualquer “construtorazinha Tenda da vida” vende uma casa destas aí por R$ 130.000,00.Manda logo aqui pra São Paulo esta oportunidade, que só eu sozinho já arranjo uns 30 interessados. Hehehe… manda!

  83. Obrigado pela oportunidade de poder dezer, que venha logo este projeto para São Paulo, pois eu não aguento mais pagar aluguel, gostaria de saber mais detalhes. se a casa e grande ou peguena pra mim não importao, importante é ter um endereço fixo. quem está criticando é porque já tem a sua!!!!

  84. Achei o projeto “massa” demais. Interessante d+ a preocupação com o meio ambiente. Não vejo a hora de ter disponivel em BH,p/ que eu possa ter acesso à variedade de plantas. Parabéns redobrados p/ os criadores,

  85. São estes tipos de projetos que devem ser incentivados e propagados, com o intuito de resolver o problema de moradia e sempre preocupados com a questão ambiental e com custo e condições favoráveis para o comprador.

  86. Parabéns, este tipo de projeto deve ser incentivado e estimulado com intuito de deiminuir o deficit de moradias com preço razoavel e ecologicamente sustentavel.

  87. Uma casa de apenas 50 m2 em média por R$ 45.000,00, estão brincando! 45.000/50, sai a R$ 900,00 o m2, é um abasurdo. Isso daí não fica nem em R$ 22.000,00. Ponham a mão na consciência. Só por que vai ser financiada, provalvemente, a pessoa tem que assumir uma dívida impagável de R$ 45.000,00?

  88. boa noite! achei seu projeto legal, não tenho muito conhecimento dos valores, mais acho quee sta caro esta sua casa, pois tem que pensar que quem tem dinheiro compra, imovel bom muito e caro, este seu projeto é para pessoas mais humildes, que com certeza não tem como pagar este valor penso que vcs deveriam pensar melhor sobre isto.

  89. Gostaria de ter maiores informaçoes sobre este empreendimento, desde forma de pagamento, translado dos materiais se estao no custo ofertado, se é necessario comprovar alguma renda, se existe financiamento e qdo devera chegar em SP, exatamente na zona oeste.ObrigadaFernanda

  90. O material é de qualidade pelo valor proposto?Acredito q ainda está além da realidade de nosso país!Gostaria de ver as plantas disponíveis e como vcs trabalham…fico no aguardo

  91. Muito bom para o Brasil, quanto mais opções melhor. Evidente que se eu usar a lage da minha casa, eu consigo construir uma casa bem mais barato. Gostaria que os detalhes do projeto e da técnica deveria ser disponibilizado e detalhado para pedreiros e engenheiros possam copiar e modifica-lo a vontade. Onde encontrar detalhes de outro projeto de casa popular feito em aço na cidade de Volta redonda ? Estaria disponível para todo Brasil ?A casa vinda do chão custa um pouco mais caro.Parabéns a todos pelas críticas e a quem as projetou

  92. Parabéns pelo projeto. Estou me cadastrando como cliente aqui em São Paulo.Para conhecimento de todos, aqui em São Paulo o m² dessa casa está excelente.bjsMarcia

  93. Achei uma ótima ideia.quando séra que essa maravilha chega em São Paulo.Tenho certeza que este projeto vai ajudar a acabar com a moradia de má qualidade.AtenciosamenteRoseli11.3833.0486/94191383

  94. Possuo uma empresa de consultoria imobili?ria temos, um parceiro construtor e eu um sonho de realizar casas realmente populares e de bom acabamento que possam ser vendidadas a cooperativas,associa??es e ouitras entidades classe,constituidas.Norton.27-88327016

  95. gostaria de receber a planta baixa com detalhes e a forma de pagamento.gostaria de maiores informações da iluminação do sol na cozinha. parabens achei perfeita

  96. Sem dúvida é um projeto inovador..Parabéns pela iniciativa! No meu caso também sou de GoiÂnia e qual a possibilidade de estas casa serem vendidas aqui ou em Brasília?? Esperamos novas alternativas.

  97. PRIMIRO QUERO PARABELIZ-LOS PELO PROJETO.ACHEI SENSACIONAL.E VCS BEM QUE PODERIAM MI AJUDAR ME DOANDO UMA DESSAS CASAS,POIS AINDA MORO DE ALUGUEL,E QUERIA MMMMMUIIIITOOO TER A MINHA CASA PROPIA,SEM FALAR QUE FARIA MAIOR PROPAGANDA AQUI NA MINHA CIDADE.SOU DE PARACATU.MINAS GERAIS.POR FAVOR PENSE COM CARINHO.DESDE JA AGRADECO..BEIJOS JAK

  98. Gostaria de saber onde posso comprar esta casa em Sao Paulo e como ela e feita com tijolos normais,ou com algum material mais leve pois queria construir na lage mais uma construção normal não dá para construir por que não tem vigas de sustentação ou melhor minha casa foi construida em cima de uma lage e a casa de baixo não tem muita sustenção para aguentar mais uma construção em cima da minha ,e o valor da para parcela por favor envie uma resposta com todas informações possiveis,obrigada,

  99. Bom dia,gostaria de receber informções quando estes projetos estiverem sendo colocados a venda em São Paulo, pois somente nestas condições poderei conquistar a casa dos meus sonhos.Espero que seja muito breve.Fantastico o projeto.aguardo anciosa!!!!sdsRosidla

  100. Gostaria muito de entrar em contato com os responsáveis por estas casas. Sou Corretor de Imóveis e trabalho numa imobiliária no sul de Minas. Fiquei muito interessado neste projeto, pois tenho muitos clientes, principalmente de renda média e baixa que com certeza, comprarão essas casas. Aguardo retorno pelo fone: (35)3471-1553

  101. Gostaria de saber mais sobre os materiais utilizados e acesso aos projetos e como adiquirir.

  102. Boa noite. Primeiramente gostaria de comentar que foi excelente a iniciativa deste projeto com caráter extremamente social; em segundo lugar gostaria de obter informações de contato direto com o (s) responsável (is) pela distribuição deste projeto nos Estados, pois moro em Mato Grosso onde também há interesse em projetos como este. Aguardo resposta. Muito obrigada, senhores (as).

  103. adorei,vou morar no rio,em duque de caxias,gostaria de saber se voces vao vender a casa financiada ou avista , ou eu tenho que ter um terreno para construir,porque eu moro de aluguel e gostaria muito de poder comprar uma casa assim financiada,em que lugar de Duque de Caxias eu tenho que procurar para estudar a proposta sepuderem me informar mais eu ficaria muita grata

  104. Boa tarde,Casa popopular com o preco a partir de 45.000,00, vendo assim parece realmente acessivel mas, e o terreno, creio eu que muitos talvez nao tenham se lembrado deste detalhe. Somando o valor de um terreno mais o valor do projeto, realmente está longe de ser uma casa popular, ou seja, de valor acesssivel.Vamos trabalhar mais um pouquinho, para que o projeto tenha uma eficacia melhor e que consiga atingir a classe que realmente precisa, claro que, se for essa a intensão.Sem mais.

  105. Sou lighting designer e me interesso demais por arquitetura sustentável. Estou prestando consultoria no momento, para um grupo de casas (modelo) sustentáveis, aonde minha função é indicar luminárias e soluções luminotécnicas com ênfase em economia de energia. Gostaria de saber se a casa em questão é fornecida já com as previsões de pontos de luz, e se é possível conhecer o que está sendo proposto e comercializado. Muito obrigada.

  106. preciso saber mais informações sobre este tipo de moradia, tais como: materiais utilizados, e valor por metro quadrado. URGENCIA.

  107. Achei super interessante este projeto pelos dois aspectos,sustentabilidade e preço,pois sou professora e estou na luta para comprar meu imóvel que está caríssimo e a cada dia aumenta mais e nós que somos funcionários p.não temos nenhuma vantagem para compra,mesmo q.falem o contrário.só gostaria de saber se tenho que ter o terreno ou este impreendimento ao vir para sp.será vendido em conjuntos ou condomínios ppos. estou anciosa para ver esta nov// aqui.e quem sabe realizar a tão sonhada compra da minha casa com valores que posso pagar…venham logo pois existem milhões de prof.esperando a chance de comprar sua casa…

  108. Gostaria de receber mais informações, com modelos de plantas e preços, para empreendimento em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, para 20 unidades

  109. Gostaria de obter maiores informações quanto aos modelos de plantas, se leva laje e se o projeto preve energia solar?

  110. 45 000 reais nao e tao barato dependendo da regiao…Um amigo meu, em Jacarei pagou um pouco menos e vende a casa de 51 m2 com terreno mais grande que a media esta vendendo para R$ 105 000.Uma casa com esse custa seria vendido no minimo para R$ 110 000

  111. QUERO CONSTRUIR UM LAR PRA IDOSOS[asilo] EM UMA PROPRIEDADE MINHA, COMO SERIA ESSE PROJETO, FINANCIAMENTO, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES BEM DETALHADAS DE TUDO. OBRIGADO

  112. Gostaria de maiores informações a respeito dos projetos dessas casas, assim como o memorial descritivo dos materiais empregados. Acredito ser uma boa solução para a demanda no Brasil.Obrigado.

  113. REVISTA CONSTRUIRNE.Editora NE Brasil.EDIT Editora Eventos Ltda.www.construirnordeste.com.brANTIGO ENDEREÇO:Av. Conselheiro Aguiar, 1555 Sala 36, Galeria Shop”s Show, Boa Viagem, Recife-PE CEP: 51111-01Fone: (81) 3467.5560/3325.2782/3038.1045/1046NOVO ENDEREÇO:Av. Domigos Ferreira, 890, sl. 704 – Boa Viagem,Recife – PE CEP: 51.011-050Fone: (81) 3325.2782/3038.1045/1046

  114. Sr. fabricante !!! aviso importante!!!Se os senhores quiserem perder dinheiro é só efetuar a venda dessas lindas casas para esse sr. chamado de Jose Carlos Vistoca, estelionatario voraz que trabalha com sua propria filha e grande equipe.Fui vitima dele e sua trup…tem cara de bobo porém muito perigoso exatamente por isso.Sr Fabricante …não se iluda com a venda boa de 20 unidades….voces não irão receber…pode apostar….Luiz

  115. Olá. Sou a Márcia Tenho uma empresa de construção em minha cidade e quero inovar, pois a cidade onde moro cresce a cada dia, e as residencias construídas nesta, não são ecologicamente corretas e ainda tem alto custo. Estou tentando fabricar o tijolo ecológico ou trazer uma empresa pra cá, gostei muito desta inovação. E se puderem gostaria que me mandassem este projeto com medidas e materiais usados em meu e mail pra mim estudar, pois gostaria de baixar o custo das casas que estão a venda. Por uma casa desta medida e dando oportunidade de mais pra frente estarem aumentando, se desejarem favoreceria muitas famílias aqui. Obrigado

  116. Luiz Carlos disse: ( 14.10.2011 às 12:05 — Seu comentário aguarda aprovação ) Sr. fabricante !!! aviso importante!!!Se os senhores quiserem perder dinheiro é só efetuar a venda dessas lindas casas para esse sr. chamado de Jose Carlos Vistoca, estelionatario voraz que trabalha com sua propria filha e grande equipe.Fui vitima dele e sua trup…tem cara de bobo porém muito perigoso exatamente por isso.Sr Fabricante …não se iluda com a venda boa de 20 unidades….voces não irão receber…pode apostar….Luiz

  117. ADOREI……. quero comprar uma, mande tudo sobre esta casa, montar, tipo de madeira ´etc… MUITO OBRIGADO!

  118. Moro no sul de Minas e queria informações sobre como poderia adquirir essa casa, favor dar um retorno.Ou se existe outro recurso de compra.Obrigado

  119. Gostaria de adquirir uma casa com três quartos, sala ampla, copa/cozinha, banheiro, área de serviço, varanda e garangem, para ser montada em Nanuque/MG, com 100% financiada. Preciso saber valor de parcelas e em quanto tempo vocês montam a casa.

  120. Estou interessada e gostaria de saber se posso comprar essa casa para instalar num condomínio litoral norte, local de muita natureza, tenho dúvidas com relação a maresia, umidade, bolor existe tratamento nos materiais para evitar problemas?

  121. tenho planos de reformar minha casa e queria fazer uma reforma sustentável, na qual pudesse aproveitar aguá luz e que fosse ecológica tbm, porém os custos geralmente são altos e não tenho condições para arcar com os mesmos, sendo que minha renda é de 1.000 reais, como seria possível ter um bom projeto ?

  122. gostaria de saber se esse projeto poderá ser desenvolvido na região sul do brasil como por exemplo ;são jose -sc ,ha muitas pessoas carentes vivendo no sacrificio do aluguel,água,luz,comida vestes e o dinheiro que sobra e muito pouco pra outras necessidades,á midia e a política mosram uma coisa completamente diferente da realidade do povo que só sofre; vem de perto e vê.esse projeto é muito interessante com certeza ajudaria muita gente inclusive a mim.vocês poderiam se comunicar com as universidades do sul como a UFSC e conseguir pacerias para ampliar esse projeto.aguardo resposta,obrigada.

  123. REALMENTE É UMA GRANDE NOVIDADE P/HABITAÇÃO MAIS PERGUNTO:1)-A CAIXA ECONOMICA FEDERAL OU BANCOS PRIVADOS, VIABILISAM O FINANCIAMENTO?2)-SERIA INTERESSANTE OS GOVERNOS, MUNICIPAIS,ESTADUAIS E FEDERALFAZEREM UM MUTIRÃO PARA ACABAR COM O DÉFICIT HABITACIONAL EM NOSSO PAÍS, PRINCIPALMENTE ACABANDO COM AS FAVELAS EM NOSSOS ESTADOS.3)-SERÁ QUE NÃO HAVERÁ INTERFERÊNCIA DAS CONSTRUTORAS CONTRA ESTE PROJETO, PORQUE PODE IR CONTRA SEUS INTERESSES PARTICULARES.4)-QUE FAÇO PARA OBTER MAIS DETALHES DESTE PROJETO COMO:PLANTAS, MEMORIAIS,SISTEMA CONSTRUTIVOS ETC, ETC.

  124. GOSTARIA DE SABER SE CAIXA FINANCIA ESSES TIPOS DE CASA,E SE EM OUTRA CIDADE O PREÇO É MAIS OU MENOS O MESMO PREÇO.ACHEI SUPER INTERESSANTE ESSE PROJETO PARABÉNS PARA VCS.AQUI EM MINHA CIDADE UBATUBA TEM UMA DESSA EM EXPOSIÇÃO EM UMA CASA ACHO QUE DE CONSTRUÇÃO.

  125. Recebo sempre e-mail da revista zap.com….com reportagens interessantes, mas qdo quero saber maiores detalhes das reportagens, por exemplo onde encontrar, como fazer pra comprar, não obtenho respostas.

  126. Boa noite.Poderia informar aonde posso obter maiores detalhes sobre este projeto.Favor fornecer site,email ou contato para que posso consultar, perquisar ou visitá-los caso esteja em exposição ou disponibilidade para aquisição da casa ou projeto.Desde já muiito grato pelo retorno,AtenciosamenteGuilherme MeloTel. 21 8121 9268E-mail: guilhermemmjr@gmail.com

  127. gostaria de saber mais a respeito da casa de plasticomoro em guarulhos gostaria de comprar esta casa,poderei financiar pela caixa ou outro banco

  128. ola gostaria de saber os materias q sao sao usados, e algumas ideias. E q tenho um terreno e sou adebito da sustentabilidade e queria por em pratica.

  129. Gostaria muito de construir uma, agora que me aposentei e estou indo para uma cidade próxima de “B.Horizonte” para servir de modelo para muitas pessoas desse lugar.

  130. gostaria de saber mais a respeito da casa de plasticomoro em diadema gostaria de comprar esta casa,poderei financiar pela caixa ou outro banco

  131. Boa noite.Poderia informar aonde posso obter maiores detalhes sobre este projeto.Favor fornecer site,email ou contato para que posso consultar, perquisar ou visitá-los caso esteja em exposição ou disponibilidade para aquisição da casa ou projeto.Desde já muiito grato pelo retorno,Atenciosamente

  132. Quero construir com rapidez uma casa de dois quarto na região de jacarepaguá. Onde posso ver o trabalho realizado e qual o custo atual da casa? podem me fornecer o tel RJ do construtor? Obrigado.Katia.

  133. BOA TARDEAONDE COMPRO ESSA CASA SUSTENTÁVEL, ONDE DEVO LIGAR OU E-MAIL PARA CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES?NO AGUARDO

  134. Boa Tarde!Então, achei super interessante essa casa e gostaria de obter + informações, tipo:No Espírito Santo que onde eu moro atualmente, onde encontro ou obtenho informações a esse respeito?E no RJ minha mãe se interessou, gostaria de passar pra ela onde ela encontra, vcs podem me dá o endereço, telefone, enfim, onde encontro essa casa no RJ e tbm no ES-Vitória?Desde já grata pela atenção,Fico no aguardo da resposta,Obrigada,Monnique-Vila Velha-ES

  135. Como obtenho informações deste projeto pra compra aqui em Brasília?. Já tem algum representante ou loja por aqui vendendo estas casas?.Obrigado!

  136. Olá, moro em Sabará, cidade a 40 minutos de Belo Horizonte.Gostaria de saber se já existe a possibilidade de construir uma casa dessas aqui.Obrigada, e espero resposta.

  137. Maravilhoso,amei essa casa sustentável além de pratica linda.tenho um terreno na praia de Peruíbe já coloquei a venda por não ter tanto dinheiro para fazer a fundação.com essa ideia fica muito mais pratica amei

  138. Gostaria de unir forças: Conheça a verdadeira Casa popular que pode ser vendida em lojas de materiais de construção ou qual outro ponto de venda ( CASA ECOLÓGICA ) DE J. C. DUARTE.

  139. Boa tarde, quero construir uma casa de dois quartos com suite e mezanino dentro dos padroes de sustentabilidade. O terreno fica em Itaipuaçu no bairro do Recanto. Só tem um problema a rua ainda enche e o terreno encontra-se abaixo do nível da rua. Haveria possibilidade dessa água ser drenada para algum lugar onde eu pudesse reaproveitá-la?

  140. Prezados,Bom dia!Achei muito interessante esse projeto! Sensacional!Onde posso ver o projeto?No aguardo.Desde já agradeço.Atenciosamente,Danielle

  141. Boa noite!Gostaria de informações p/construir no MT, mun. Ribeirão Cascalheira.Posso ver possibilidade de formar “grupos” p/construir!!!Att. Nilo Augusto

  142. Gostaria de obter informações, sobre este projeto em volta redonda que é a cidade onde eu moro. fico no aguardo. obrigada

  143. Boa noite achei muito interessante esse projeto da casa sustentável adoro novas ideias ,espero q. vcs continue pesquisando e descobrindo e divulgando essas novas descobertas ,não só no ramo da construção civil mas em outras áreas .como reciclar o lixo ,saneamento básico etc ,com tanta tecnologiaainda temos q. ver o nordeste morrendo por causa da falta de chuvaparabens pelo projeto .

  144. Gostaria de participar deste projeto, produzimos esquadrias de metal, com um otimo preço e excelente qualidade.

  145. Achei muito interessante esse projeto,gostaria de receber mais informações e detalhes para que eu possa construir também.Envie-mais rápido possível.

  146. Achei muito interessante esse projeto,gostaria de receber mais informações e detalhes para que eu possa construir também.Envie-me 0 mais rápido possível.

  147. Como saber sobre lojas da Holcim, e como obter maiores informações sobre esta casa sustentavel…achei muito interessante….

  148. Muito bom. Maiores e melhores informações, plantas, memoriais, quantitativos, custos, outros, seriam muito bem vindas.Grato. Felix.

  149. ola vc teriam com me enviar o projeto ou mais informações sob esta casa queria fazer ela em um sitio.att: luciano

  150. gostaria de saber mais sobre este projeto .talves revenda tenho uma empreiteira de mão de obra gostaria de trabalhar com esse produto.

  151. Me interessei pela ideia. Acho que podemos pensar em algo assim nos dias de hoje, que apesar do tempo, isso ainda é válido ser construído. Se puderes me enviar o projeto da casa para eu poder analisar agradeço!

  152. Olá, Lucas! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.