
Nada de poeira, respingos de tinta ou cheiro de cola. As paredes podem ganhar cara nova com um simples adesivo. Gatos, pássaros, flores, mandalas, arabescos. Ou estampas personalizadas. É só escolher o desenho e aplicar onde quiser. E o melhor: cansou? Basta arrancar.
A artista plástica e gráfica Ana Castilhos virou fã. E passou a produzi-los. Tudo começou quando ela teve a idéia de colar um gato, animalzinho que vira-e-mexe aparece em suas telas, na sua geladeira:
— Depois, fiz um adesivo de flores para a tampa do vaso sanitário de meu banheiro. Amigos começaram a fazer encomendas, até que uma arquiteta me pediu para criar uma estampa com barco, bússola e afins para a parede de um velejador.
Uma vantagem dos adesivos, destaca, é que o morador pode brincar com eles:
— É possível, por exemplo, comprar uma cartela com cinco pássaros de espécies diferentes e colá-los da forma que quiser — sugere a artista plástica, ressaltando que o material é resistente ao sol e à água.
Ana propõe ainda a aplicação de estampas que se integrem com móveis e outros acessórios da casa:

— Já fiz uma moldura bem lúdica para colar em volta de um quadro-negro, usado para recados, numa cozinha. Recentemente, as arquitetas Beth Campos e Bia Borges me encomendaram também o desenho de uma moldura, no caso, com jeito de peça antiga para instalar um espelho oval no meio.
No mesmo projeto, para um apartamento-modelo da TodeschiniTopKit-Cuccina, o quarto ganhou um adesivo de um Pão de Açúcar estilizado — no lugar das montanhas, dedos, e no do bondinho, um coração. Ana criou ainda, para o hall, o decalque da frase “Limpe a sua casa-alma e recrie o mundo. Limpar é deixar ser”, escrita de trás para frente. Para decifrá-la, só lendo por um espelho na parede oposta.