15/07/2007

Uma sauna dentro do banheiro

Fonte: O Globo

Projeto integra os ambientes, resolvendo o problema de espaço

Fábio RossiZap o especialista em imóveisO recinto de banho a vapor, separado por uma porta de alumínio do compartimento onde ficam vaso e pia

Na falta de espaço para a sauna e o banheiro, que tal um dentro do outro? Foi o que fez a arquiteta Christiane Laclau, numa residência no Jardim Botânico. É que a construção é grande, mas na vertical: tem três andares, cada um com 100 metros quadrados. E a dona da casa queria, no terceiro pavimento, uma boa suíte para ela, além de área externa com piscina, sauna e banheiro. O jeito foi planejar, dentro do toalete, o recinto de banho a vapor.

— A moradora queria que a cobertura fosse seu esconderijo íntimo, com todo o conforto e todas as regalias que ela pudesse ter. Por isso, quis uma suíte bastante espaçosa, sobrando pouco espaço para a área externa — conta Christiane, lembrando que, nos dois primeiros andares, ficam as áreas social e de serviço, além das suítes dos dois filhos.

Com dez metros quadrados, o banheiro tem entrada tanto por dentro da casa como por fora. Dentro dele, uma porta de alumínio separa o espaço da sauna do compartimento em que ficam o vaso sanitário e a pia. No primeiro, um banco de mármore e dois chuveirões. E uma janelinha com vista para uma jardineira suspensa evita uma sensação de clausura, na hora do banho.

Christiane conta que, para reunir os dois ambientes, a escolha de materiais teve de ser muito cuidadosa. Como no caso do revestimento das paredes: por ser o recinto sujeito a grande umidade, a arquiteta optou pela cerâmica retificada — que usa um milímetro de rejunte, só para fazer a vedação.

— A vantagem é que a emenda fica quase invisível e, assim, suja menos. Além disso, para evitar que a água fique empoçada, instalamos debaixo do banco uma grelha contínua, isto é, uma espécie de ralo bem comprido — explica a arquiteta.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.