08/01/2014

Umidade nos armários: saiba como evitar e tratar

Os cuidados podem ser tomados desde a fase de projeto

Fonte: ZAP Imóveis
Armários devem ter fundo falso, com 5 centímetros de distância da parede (Foto: Thinkstock)

Muitas pessoas sofrem com o problema de umidade nos armários, que pode estragar roupas e outros objetos pessoais. Mas isso pode ser evitado ainda na fase de projeto ou tratado, caso a umidade já tenha se instalado no móvel.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

De acordo com a arquiteta Thais Lacialamella, na fase de projeto devemos nos preocupar se a parede onde será colocado o armário faz divisa com o banheiro ou com a cozinha. Se isso ocorrer, os armários deverão ter fundo falso, com 5 centímetros de distância da parede, para possibilitar a circulação de ar e evitar o contato direto entre a parede e o armário.

A arquiteta Luciana Corrêa acrescenta que, no caso de umidade nos armários gerada por umidade nas paredes, deve-se deixar o móvel afastado da parede com o problema.

“No dia a dia, devemos deixar os armários abertos para que ‘respirem’ pelo menos uma vez por semana e limpá-lo com vinagre de álcool, retirando toda a roupa do seu interior, pelo menos uma vez por mês”, recomenda a arquiteta.

Thais lembra que também podem ser utilizados produtos tradicionais antimofo, que, ao se encherem de água, devem ser trocados.

Um saquinho com giz pode ser colocado nos cantos do armário ou gavetas (Foto: Divulgação)

Segundo ela, até as receitas caseiras podem ser usadas, como giz de lousa, bicarbonato de sódio e sal. O giz pode ser colocado nos cantos do armário ou gavetas, pois absorve a umidade. Você pode também pendurá-los.

“A instalação de placas de isopor atrás do móvel também pode ajudar a evitar o apodrecimento da peça. Mas o melhor é acabar com o problema antes de colocar qualquer peça junto à umidade”, alerta Luciana. “Descobrir a origem da umidade é a melhor forma de eliminá-la e evitar que volte”, conclui.

Tags: umidade

27 Comentários

  1. Use cal virgem no interior dos armários. Eu o coloco em potes vazios de margarina ou manteiga e deixo no interior do armário.Quando estiver cheio d”água jogue fora e ponha outro novo.

  2. Adorei as dicas vou fazer . Meu roupeiro fica na parede do banheiro , deixo sempre a porta aberta para que as roupas não fica com mofo . Obrigada

  3. Moro numa praia de SC e tenho problemas sérios com mofo.Gostei da sugestão…vou tentar o giz.Vários espalhados pelo armário.Agradeço imensamente.

  4. Muito boas as dicas. Bom que os produtos usados são simples,baratos e fazem parte da rotina diária da dona de casa.

  5. Ouvi falar sobre uma vela que retira umidade do ambiente. Podes enviar alguma informação sobre isto? Desde já muito obrigado.

  6. Goste das informações, é sempre bom que muitas vezes, é justamente o que estamos precisando.Obrigada pelas dicas!!

  7. Olá Jurandir. A matéria não cita a eficiência da vela neste tipo de situação. Portanto, no momento, não podemos confirmar a eficácia desta técnica.

  8. Mariana, o vinagre branco de álcool é aquele mesmo que usamos na culinária, sem corantes ou aromatizantes.

  9. Costumo usar, além do vinagre de álcool terebintina que passo aleatoriamente nas paredes dos armários de madeira.Uso a terebintina, também, para lavar tapetes faço uma solução de 2 litros de água 3 colheres de sopa de vinagre de álcool e duas colheres de sopa de terebintina. Com uma escova, passo no sentido das cerdas e deixo secar naturalmente. Ficam como novosAbraços

  10. Olá Emanuel. Você pode compartilhar a matéria nas redes sociais ou copiar o link da matéria e enviar aos seus clientes. Qualquer dúvida de como realizar esse procedimento, fale conosco. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.