25/06/2012

Única obra de Oscar Niemeyer no RS é reaberta após três anos de reformas

Única obra de Oscar Niemeyer no RS é reaberta após três anos de reformas

Fonte: Revista do ZAP

Reformado nas partes interna e externa, o espaço localizado em Vacaria já está com agenda cheia para receber eventos de todos os tipos

Em reforma desde 2009, a Casa do Povo foi finalmente reinaugurada na última sexta-feira 22 de junho de 2012, em Vacaria. O prédio arredondado com cara de abandono cedeu lugar para um edifício de pintura clara cercado de um belo paisagismo. O espaço deverá fazer jus ao nome e seguirá atendendo à demanda pública, mesmo tendo sido patrocinado pela iniciativa privada. A Casa do Povo é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) desde 2008 e é a única obra de Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul.

Divulgação

O investimento supera os R$ 3 milhões. De acordo com o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri (PT), o dinheiro é fruto de doações de grandes e pequenas empresas, via Lei Rouanet. Não houve investimento da prefeitura, mas o envolvimento da administração foi fundamental no momento em que os recursos escassearam. “O prédio é outro. Com todo esse investimento, claro, não poderia ser diferente. Mas a velha Casa do Povo não existe mais”, compara o prefeito.

As mais de 400 cadeiras receberam estofamento, o piso foi acarpetado, a acústica do auditório, incrementada. A Casa do Povo agora tem calefação, espaço com palco para 2 mil pessoas e subsolo com camarins e cômodos para oficinas, especialmente para os estudantes da rede pública.

O prédio será alugado para eventos e seguirá sob administração da Associação dos Amigos da Casa do Povo. A taxa cobrada servirá para manutenção do espaço já que, conforme o prefeito, a falta dela é um dos motivos que causou a deterioração do prédio. A agenda está ficando lotada: na próxima semana, a casa sediará a Semana da Justiça de Vacaria. Depois, o Seminário Internacional de Fruticultura. Também já estão agendadas formaturas e casamentos. A obra arquitetada por Oscar Niemeyer deverá, enfim, ser aproveitada pelo povo de Vacaria.

Velhos tempos
Em agosto de 1986, a Casa do Povo abriu as portas para dar boas-vindas à comunidade de Vacaria. O projeto assinado pelo famoso arquiteto foi inaugurado com pompas e muito brilho. No auge da carreira sertaneja, a dupla Chitãozinho e Xororó abriu a programação daquela noite. O prefeito lembra que a população toda se fez presente para ver a construção e, claro, o grande show.

Após ter sido desativada em 1997, a casa começou a se despedaçar. Os vidros foram quebrados, a vegetação se alastrou e o pó tomou conta. A reforma só se iniciaria mais de 10 anos depois, em 2009.


Estrutura:
Medidas: 2.266,47 metros quadrados
Capacidade: auditório para até 450 pessoas
Início da construção: agosto de 1985
Conclusão: 1988
Utilização: até 1997
Investimento: R$ 3 milhões



Leia mais:
>> Imóveis históricos de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, passam por revitalizações
>> Revitalização dá novos ares à tradicional Galeria Chaves, no centro de Porto Alegre

Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.