02/02/2009

Urca é o objeto de desejo dos cariocas

Fonte: O Globo

Boa parte sonha com uma vida bucólica, outra prefere um dia-a-dia cosmopolita

Rio de Janeiro – O jornal O Globo publica a partir deste domingo uma série de quatro reportagens sobre as “Avenidas cobiçadas” do Rio de Janeiro. Esta semana, o foco é a a Zona Sul, onde áreas com perfis bastante distintos dividem a opinião de quem procura um lugar para criar raízes. Enquanto boa parte sonha com uma vida bucólica, outra prefere um dia-a-dia cosmopolita. É o que mostra enquete feita pelo GLOBO na internet.

Duas mil pessoas participaram da pesquisa, e, das cinco opções que tinham à sua escolha, entre as áreas mais valorizadas da cidade, a maioria (32,52%) escolheu a tranquila beira-mar da Urca como o CEP dos seus sonhos. Já as badaladas avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto obtiveram, juntas, quase 40% da preferência, ficando em terceiro e quarto lugares, respectivamente. O entorno da Lagoa, por sua vez, ficou na segunda colocação, com 21,73% dos votos.

Para especialistas no tema habitação, uma das explicações para a Urca ficar no topo do ranking de endereços mais cobiçados é a mesma que atrai tanta gente para os condomínios modernos. Ou seja, o fato de ser um lugar com segurança e onde as pessoas só se relacionam com seus vizinhos, já que a Urca não é um bairro de passagem para lugar algum. Uma vida de interior, no meio da cidade.

O resultado não me surpreende. A vista de lá inclui a Enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Maciço da Tijuca. É deslumbrante – diz David Cardeman, consultor em desenvolvimento urbano da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, sediada na Urca.

LEIA MAIS:

As melhores apostas

O bairro do qual todos gostam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.