03/07/2013

Use e abuse das cores na hora de decorar

O colorido confere ar mais moderno ao ambiente, mas deve ser usado com cautela para não comprometer a beleza do visual

Fonte: ZAP Imóveis

O colorido está em alta quando o assunto é decoração. É por isso que a arquiteta Andréia Carla Médic abusou das mais diversas cores para mudar o visual de um apartamento de 120 metros quadrados.

Use e abuse das cores na hora de decorar
Algumas cores conferem sensação de peso, por isso é indicado utilizar tons mais escuros próximo ao chão para fundamentar o ambiente (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)

Com as cores, o objetivo era destacar a personalidade vaidosa da sua cliente, uma jovem empresária do ramo da moda. A cozinha de 12,85 metros quadrados recebeu o tom pink como base do projeto. A sala teve como base a tonalidade azul. O lavabo foi todo trabalhado na cor amarela, presente principalmente no papel de tecido linho (papel de parede) e na cuba.

A utilização do colorido conferiu uma decoração moderna e sofisticada porque a arquiteta soube explorar e utilizar as cores da forma correta, mas, quem deseja abusar do colorido sem ajuda de um profissional deve tomar alguns cuidados para não errar.

É preciso ter cautela para não misturar cores alegres, por exemplo. Em vez de tornar o ambiente mais vivo, há o risco de causar confusão visual.

“Prefira o uso de alguns detalhes em tons contrastantes, mas não exagere”, comenta a arquiteta Laurimar Coelho.

Use e abuse das cores na hora de decorar
O lavabo foi todo trabalhado na cor amarela, presente principalmente no papel de tecido linho (papel de parede) e na cuba; já o closet ganhou um tom salmão

Quem deseja tornar o ambiente visualmente menor deve abusar das cores quentes, como todos os tons de vermelho, amarelo e laranja. Para ampliar, o ideal é utilizar as cores frias (azul, violeta e verde). “Não há cor imprópria. O que existe é o uso incorreto de algumas delas”, explica a arquiteta.

Outra dica importante é que algumas cores conferem sensação de peso, por isso é indicado utilizar tons mais escuros próximo ao chão para fundamentar o ambiente. São também indicados para a parte superior da parede quando a intenção é reduzir a sensação de pé direito muito alto.

Use e abuse das cores na hora de decorar
Quem deseja tornar o ambiente visualmente menor deve abusar das cores quentes, como todos os tons de vermelho, amarelo e laranja

Antes de decidir quais cores utilizar vale ressaltar que as mais suaves, como os tons pastel, são bem-vindas em quartos ou salas de leitura. Em cozinhas e áreas de serviço a dica é combinar preto, branco com cinza e prata.

Nesses espaços, é possível compor com objetos e eletrodomésticos de cores vivas como vermelho, laranja ou verde limão. Salas de estar pedem tons mais aconhegantes com variações de bege, marrom e amadeirados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.