14/08/2013

Use garrafas PET para decorar sua casa

Peças feitas de garrafas PET vão de vasos a luminárias e sofás

Fonte: ZAP Imóveis

No momento em que a palavra de ordem é sustentabilidade, nada melhor do que aderir a objetos de decoração feitos de material reciclado. E as garrafas PET têm sido aproveitadas para criar desde pequenos vasos e arranjos de flores até luminárias, árvores, cortinas e sofás.

As peças feitas com este material reciclado normalmente não são mais baratas porque todo o processo de confecção é manual (Fotos: Divulgação)

Segundo a artista plástica Valdeci Paula, esses objetos podem ser usados em qualquer ambiente, como sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim.

“A decoração contemporânea abre um leque de opções e ousadia que permite desenvolver móveis e objetos criativos para todo tipo de ambiente. Os pufes, lustres, cortinas e arranjos estão entre os mais usados, mas os projetos de grande porte crescem a cada dia, como casas, barcos e monumentos”, explica.

Entre os trabalhos que Valdeci já fez usando PETs estão animais, árvores de 3 metros de altura e um cesto que pode servir para colocar roupa suja ou como lixeira.

Para Valdeci, a harmonização do ambiente depende muito do olhar de quem o compõe. “Vejo variações com todo tipo de materiais, como plástico, tecido, ferro, vidro etc.”

O que mais se destaca nas garrafas PET é a transparência que ela proporciona, assim podendo utilizar vários efeitos de luz

A artista plástica Wica Martins trabalha há muitos anos com vários tipos de material reciclado e usa PETs para fazer objetos como luminárias, castiçais, vasos de plantas, além de decoração de natal.

Ela acredita que esse trabalho pode combinar com qualquer tipo de decoração, até mesmo em casas mais tradicionais. “Dá para ter uma variedade incrível, mas é preciso cuidado com o acabamento”, alerta.

Wica esclarece que as peças feitas em material reciclado normalmente não são mais baratas porque todo o processo de confecção é manual. “Além disso, existe o custo com o material reciclado, que normalmente compramos em cooperativas ou sucateiros, e com outros materiais como tintas”, explica.

As garrafas PET têm sido aproveitadas para criar desde pequenos vasos e arranjos de flores até lustres, luminárias, árvores, cortinas e sofás

Segundo Valdeci, não há locais específicos para a compra desses trabalhos. “Há muitos projetos sociais, ONGs e instituições que fazem oficinas e criam cooperativas com reciclados, mas observo que ainda falta o conceito de comercialização e valorização do produto”, avalia.

Ela reforça que, tomando como base suas peças, esses produtos não são mais baratos por utilizar material reciclado. “Tenho grande preocupação com o acabamento e sempre procuro unir material que valorize as peças, que normalmente são exclusivas”, salienta.

29 Comentários

  1. Não deveria existir PETs, são piores que as sacolinhas de supermercado, mas estas davam prejuízos aos donos… e quem tem peito para proibir a PET.

  2. Bom dia.Fico maravilhada com tantas criações magnificas, sou uma pessoa que adoro reciclar e curtir tudo de maravilhoso como seu trabalho. Só gostaria saber fazer, algumas coisas eu tento.Parabéns esse é o Futuro Presente.Bj,Teca Neves

  3. Adorei a ideia parabéns pela criatividade gostaria de uma materia que mostre como fazer , cortinas , cestos e outras etc.

  4. achei lindo , eu gosto de reciclar sei fazer alguma coisa com pet mas gostaria de aprender mais se possivel mim envi mais dicas. Abraço

  5. ACHO LINDA AS DECORAÇÕES FEITAS COM TODO O TIPO DE MATERIAL RECICLADO É LÓGICO QUE CADA SER HUMANO TEM UM OLHAR, MAS ACREDITO QUE A DIVERSIDADE DE MATERIAIS TRAZ UM PRODUTO ACABADO PARA CADA OLHAR ,DEVEMOS N VALORIZAR ESTAS DECORAÇÕES POIS ALÉM DE TERMOS UM LEQUE DE DECORAÇÕES ESTES ARTISTAS AINDA CONTRIBUEM COM A LIMPEZA DO MEIO AMBIENTE.

  6. Achei lindas as peças confeccionadas com garrafa Pet. A pessoa tem que ter idéia e principalmente praticá-la pois o resultado é bastante satisfatório. Parabéns ás confecções.

  7. Excelentes idéias! Parabéns. Mas, utilizando apenas o fundo das garrafas PET, as peças não ficam muito leves, fazendo-as voar à menor brisa? Obrigado.

  8. gostaria de saber como faço para furar a garrafa e como faço para prender. Por favor me mande respostas . Desde já agradeço

  9. Olá Vilma. Tudo vai depender dos tamanhos das aberturas que você pretende fazer nas garrafas. Quanto a como pendurá-las, use materiais/cordas resistentes, que não ofereçam risco de queda.

  10. Que trabalho maravilhoso….Ja vou fazer o meu jardim ideia fantastica….Gostaria de saber como fazer o lustre….abracos e Parabens admiro pessoas inteligentes…

  11. Primeiro Parabéns pelo lindo trabalho. Gostaria de ver e saber qual material usar para unir as peças da cortina e qual passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.