02/02/2017

Utilize técnicas de grafite para decorar a casa

A escolha dos desenhos e cores imprimem ao lar um pouco da identidade dos moradores

Fonte: ZAP em Casa

Arte vira tendência, principalmente em quartos infantis. A escolha dos desenhos e cores imprimem ao lar um pouco da identidade dos moradores

O prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, vem enfrentando uma série de protestos por conta de sua atitude de apagar os grafites da famosa Avenida 23 de Maio.  Mas saiba que é possível usar o grafite para decorar a casa.

Aplicar técnicas de grafite, além de deixar o visual interessante, mostra um pouco da identidade dos moradores.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: conte o que você quer ver por aqui

“Antigamente, a linguagem do grafite era utilizada dentro de casa por pessoas com gosto mais refinado, que apreciam arte. Nos dias de hoje, a técnica já atingiu todo tipo de público”, diz o artista plástico Raphael Barcelos.

grafite na decoração da casa
Aplicar técnicas de grafite, além de deixar o visual interessante, mostra um pouco da identidade dos moradores (Foto: Reprodução/Pinterest)

Assim como os papéis de parede e adesivos vêm ganhando espaço na decoração das casas, a linguagem de grafite pode ser utilizada para personalizar o ambiente. De acordo com o profissional que aplica a técnica, este artifício tem vantagens sobre os demais.

“O grafite é artístico e artesanal, por isso tem um valor maior. Além disso, apresenta maior durabilidade em relação ao papel de parede, pois os desenhos não precisam de retoque, não rasgam e não degradam”, afirma Barcelos, que trabalha com a arte há mais de 15 anos.

Grafite na decoração da casa
Assim como os papéis de parede e adesivos vêm ganhando espaço na decoração das casas (Foto: Reprodução/Pinterest)

Apesar da técnica já ter virado tendência na decoração de diversos ambientes da casa, é no dormitório das crianças onde a arte ganha mais entusiastas. “De cada 10 trabalhos que eu faço, oito são em quartos infantis”, revela o artista.

O dormitório dos pequenos pode ganhar desenhos das princesas, de super-heróis, Hello Kity ou o que mais as crianças desejarem. “Paredes dos quartos de bebês têm recebido desenhos com árvores, flores e corujas”, diz Barcelos.

decoração com grafite
O lugar onde o morador recebe amigos para churrasco ou ouvir música pode ganhar desenhos mais descontraídos (Foto: Reprodução/Pinterest)

As áreas de convívio comum, como salas e halls, geralmente, ganham cores mais frias e tons pastéis, segundo o profissional. O lugar onde o morador recebe amigos para churrasco ou ouvir música pode ganhar desenhos mais descontraídos para compor o ambiente.

Aqueles que querem manter o muro longe de pichações, contratar um profissional para fazer um trabalho artístico pode manter a parede intacta. Isto porque, de acordo com Barcelos, há um “acordo silencioso” entre quem picha e quem faz grafite, no qual um não desrespeita o trabalho do outro.

parede com grafite
Aqueles que querem manter o muro longe de pichações, contratar um profissional para fazer um trabalho artístico pode manter a parede intacta (Foto: Shutterstock)

Aplicando a técnica

Os desenhos podem ser sugeridos pelos artistas ou até a internet pode servir como fonte de inspiração. No momento de aplicar a técnica, o profissional lembra que é preciso tomar cuidados para não causar muita bagunça. “Ao fazer o trabalho dentro da casa, eu costumo forrar o piso com um tapete de papelão, além de proteger os móveis com uma lona plástica”, conta Barcelos. Para evitar que os cantos da parede sejam danificados, o grafiteiro utiliza rolos de papel pardo.

decoração com grafite
O grafite imprime personalidade na decoração da casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Para criar algo muito exato, como um verso estampado na parede em determinada fonte de escrita, o profissional utiliza adesivos como molde. Ao colocá-los na parede com o desenho já escolhido, é só pintar a parte vazada e depois retirá-los para poder observar o efeito sem que fique borrado.Para aplicar a linguagem do grafite na decoração, o artista pode utilizar rolos com tinta látex, compressores de ar, pistola de pintura e técnicas de aerografia, além do spray. “É possível mesclar bem as ferramentas”, afirma o artista.

Confira algumas inspirações de grafite para decorar a casa:

grafite na decoração
Quem não quiser ousar muito, pode apostar em um grafite com tons neutros (Foto: Reprodução/Pinterest)
decoração com grafite
Os desenhos podem dar um toque a mais na decoração da casa (Foto: Reprodução/Pinterest)
grafite na decoração da casa
Aposte nos mais diferentes desenhos (Foto: Reprodução/Pinterest)
Grafite na decoração do banheiro
As cores também ajudam a compor uma decoração descolada em qualquer ambiente (Foto: Reprodução/PInterest)
Grafite na decoração
Quem não tem medo de ousar pode apostar em uma arte diferente (Foto: Reprodução/Pinterest)
Grafite na decoração
O grafite também pode ser misturado com outros elementos (Foto: Reprodução/Pinterest)
Grafite na decoração da casa
A parede toda pode ser tomada pelo grafite (Foto: Reprodução/Pinterest)
grafite na decoração
As cores fortes ajudam a compor um ambiente descolado (Foto: Reprodução/Pinterest)
Grafite na decoração
No quarto dos mais jovens o grafite domina a decoração (Foto: Reprodução/Pinterest)
grafite na decoração
É possível compor um grafite bacana com poucas cores (Foto: Reprodução/Pinterest)
Grafite na decoração
A parede de tijolinhos aparentes ganha um toque a mais com o grafite (Foto: Reprodução/Pinterest)
grafite na decoração
Aposte em temáticas diferentes (Foto: Reprodução/Pinterest)
grafite na decoração
Com tons neutros na decoração, dá para ousar no grafite (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

+ Inspiração! Confira ambientes com decoração rústica

+ Saiba mais sobre a decoração Hygge

+ Veja como dar destaque para o criado-mudo na decoração

+ Em alta! Saiba como usar o acrílico na decoração

11 Comentários

  1. Acho muito bonito a arte,e gostaria de telefones de grafiteiros, pois tenho interesse em fazer no quarto do meu filho.obrigado

  2. parabéns meu brother, achei massa sua entrevista ,pra revista, vamos divulgar mais ,o que já é de conhecimento de poucos, vc não é grafiteiro, e sim UM ARTISTA PLÁSTICO. já conheço seu trabalho, é 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.