04/01/2013

Vai para a praia? Antes, veja como garantir a segurança da casa na cidade

Vai para a praia? Antes, veja como garantir a segurança da casa na cidade

Fonte: Revista do ZAP

Lembre-se de tomar todos os cuidados com sua residência e evite que o descanso nas férias se transforme em uma dor de cabeça

O período de férias geralmente é sinônimo de tranquilidade, renovação e descanso, mas também pode significar preocupação, estresse e novos problemas. Isso porque, quando resolvem viajar, as pessoas precisam tomar uma série de precauções para curtir os merecidos dias longe do trabalho sem percalços. Caso contrário, elas correm o risco de receber uma notícia desagradável ou chegar em casa e se deparar com um abacaxi para descascar. Especialistas em organização e segurança garantem que prevenir é mais fácil do que remediar e explicam que, para afastar inconvenientes, é fundamental procurar as pessoas certas e cuidar dos mínimos detalhes.

SXC

Rosângela Campos, consultora da Domus Organizzare, sugere que, em primeiro lugar, o planejamento deve se iniciar já no mês de novembro: “É a época ideal para começar a pensar nessas e em outras questões bastante simples e essenciais. O checklist do que você precisa providenciar é de extrema importância, aproveite que você tem tempo de ver e rever suas necessidades e possibilidades. Tanto para quem mora em casa como em apartamento, se as férias ultrapassarem 15 dias, alguém precisa ir ao local algumas vezes”.

É importante também transferir assinaturas de jornais e revistas ou cancelá-las temporariamente, para evitar acúmulo de correspondências; conversar com um familiar ou amigo de confiança e combinar visitas periódicas, que aparentem movimento na residência; e manter a discrição, evitando comentários sobre a ausência.

“Empreste sua garagem. Um carro em casa remete a pessoas em casa. Luz externa acesa só se houver ligação automática. Infelizmente, essa ‘tática’ foi tão utilizada que pessoas mal-intencionadas sabem que isso é um convite para arrombamentos”, alerta Rosângela.

Não dê chance ao azar
A medida básica para deixar a residência segura durante uma viagem prolongada é a instalação de um sistema que abranja não somente alarme monitorado, mas também cerca elétrica e câmeras que facilitem o controle pela empresa contratada e pelo próprio morador, por meio do telefone celular ou computador. Conforme Sérgio de Lucas Monteiro, da STV Segurança, os criminosos estudam as vítimas e, por isso, sinal de casa vazia é um convite para o delito.

“Não recomendamos a contratação de segurança ‘por temporada’. As pessoas têm que ter em mente que o assaltante, antes de agir, estuda suas vítimas. Todo movimento que dê a entender que os donos estão ausentes é perigoso. Sistemas de segurança monitorados 24 horas e a própria placa da empresa são fatores mais inibidores”, afirma Monteiro.

Ele reforça que não se deve comentar sobre a viagem no Facebook e Twitter, por exemplo, e sugere a proteção de joias e dinheiro. “Nunca é bom guardar objetos de valor e notas em casa. Existem locais especializados em custódia de joias, e as grandes quantias de dinheiro devem estar protegidas em banco, mesmo que isso acarrete pagamento de taxas, que certamente serão menores do que o prejuízo de perder tudo em caso de roubo”, ressalta.

Além disso, o diretor-operacional da Rudder Segurança, Murilo França, acha importante o reforço de janelas e fechaduras: “Grades externas e internas são boas desde que não sirvam como apoio para escalada; nas janelas que deslizam, devem ser colocadas peças de madeira nos trilhos para impedir o deslocamento; dê preferência a portas maciças e marcos chumbados, opte por dois tipos de fechaduras e proteja com grades os aparelhos de ar condicionado”.

A gerente-geral da Auxiliadora Predial, Susana Cogo, recomenda ainda o desligamento do telefone e que o porteiro do condomínio não fale com terceiros sobre a ausência: “Em uma ação combinada, assaltantes podem perceber que não há ninguém em casa pelo telefone ou secretária eletrônica tocando, por isso é bom o silêncio. Converse com o porteiro para que ele não conte da viagem, combine o recolhimento de encartes publicitários das caixas de correspondência e programe seu telefone para direcionamento de chamadas”.

“Se for possível, use timer para a luz e fotocélula, do lado externo, e não deixe, de forma alguma, objetos na rua que possam servir para acessar a casa”, completa ela.

Lembre-se dos pequenos
Normalmente é fácil viajar com o seu gato, cachorro pequeno, pássaro ou outro animal de estimação, pois a maioria das companhias aéreas e de ônibus permite o embarque como uma mala de mão. Porém, as restrições podem variar, dependendo da empresa, e todas as dúvidas devem ser esclarecidas previamente.

“Se as férias forem em um hotel, certifique-se de restrições a animais de estimação. Caso haja, faça antecipadamente uma reserva em hotel para animais. Se você for levá-lo junto, peça a um veterinário orientações quanto aos cuidados necessários”, sugere Rosângela Campos.

SXC

No caso de viagens com crianças, é bom fazer uma mala de “primeiros socorros”, com itens como fraldas, lanches, toalhas, camiseta reserva e brinquedos para distrair os pequenos. Para finalizar o planejamento, Rosângela lembra que as contas da família não devem ser esquecidas. “Certifique-se de todas as contas que vencem no período de férias. Programe-se para disponibilizar o valor antes de viajar e deixá-lo com alguém que possa efetuar o pagamento. Assim, você realmente poderá descansar e ter uma viagem em clima de férias”, conclui.

Outras dicas
* Deixe gás, registros de água e aparelhos eletrônicos desligados;
* Feche bem as janelas;
* Seque a água dos vasos sanitários e ralos;
* Deixe uma cópia da chave com alguém de confiança;
* Seja discreto. Comunique sua ausência somente para quem for realmente necessário;
* Remova da geladeira tudo o que pode estragar;
* Direcione a chamada do telefone fixo para o celular.

Leia mais:
>> Prepare a casa para curtir o verão
>> Para qual praia você vai neste veraneio? Veja opções de aluguel por temporada
>> Saiba como eliminar os cupins da sua casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.