15/12/2011

Vale a pena comprar um imóvel para viver de aluguel? O Pense Imóveis dá as dicas

Vale a pena comprar um imóvel para viver de aluguel? O Pense Imóveis dá as dicas

Fonte: Revista do ZAP

Diretor de alugueis da Auxiliadora Predial, César Gimenez, mostra quando é uma boa investir em um imóvel pensando em alugá-lo

Muita gente compra um imóvel pensando em alugá-lo e obter uma boa rentabilidade. Mas investir em imóveis não é algo simples e sempre traz dúvidas como “será que esse é um bom negócio?” ou “será que vou conseguir alugar o imóvel rapidamente?”. Para esclarecer essas e outras questões, o Pense Imóveis conversou com César Gimenez, diretor de alugueis da Auxiliadora Predial.

Pense Imóveis

Segundo César Gimenez, há quatro fatores que devem ser observados na hora de se comprar um imóvel pensando alugá-lo. Eles podem ser resumidos em: região, produto, mercado e receita. Gimenez ressalta que o fator determinante para se saber se o aluguel dará um bom retorno ou não é a localização (região).

“A localização é o primeiro fator a ser olhado e o mais importante”, explica César Gimenez. Vários pontos devem ser observados nesta hora como quais os transportes oferecidos na área do imóvel escolhido, como é o acesso a esse bairro, qual a perspectiva de valorização da área, se o imóvel está em uma região próspera, qual a infra-estrutura oferecida ali, etc..

O próximo passo, explica Gimenez, é a análise do imóvel: em qual estado se encontra, qual o padrão dele, se ele está bem conservado. “Também é preciso definir a que tipo de público esse imóvel será destinado. Se você vai alugá-lo para um estudante, uma família, casais, solteiros…”, afirma.

Depois é hora de analisar a situação do mercado imobiliário. É preciso saber como está o mercado e se esse tipo de imóvel está bem cotado. É bom fazer visitas a imóveis parecidos e ver como estes estão sendo alugados. César Gimenez sugere que se procure um especialista imobiliário neste momento. “Faça perguntas a ele como: como está a velocidade de locação deste tipo de imóvel? está faltando este tipo de produto? tem muita oferta deste tipo de produto?.”

O último passo é a análise do negócio em si, da questão financeira. Essa é a hora de conferir a questão jurídica do imóvel (se o imóvel tem alguma pendência com a Justiça). César Gimenez diz que esse também é o momento de analisar possibilidades futuras. Por exemplo, se o imóvel poderá ser vendido no futuro, por qual valor, etc..

E vale a pena comprar um imóvel mal conservado? César Gimenez afirma que vale a pena sim quando o imóvel é bem localizado. “Aí vale a pena investir. Ficaria mais barato comprar e reformar este imóvel do que comprar um apartamento novo no mesmo local, por exemplo”, explica ele.

Leia mais:
>> Consulte o guia do aluguel de imóveis
>> Dicas de como decorar um imóvel alugado
>> Veja dicas para alugar um imóvel
>> Veja dicas para vender um imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.