15/09/2016

Valor do aluguel está no nível de 3 anos atrás

Preço médio do m² anunciado em agosto é o mesmo registrado em abril de 2013

Fonte: ZAP em Casa

De acordo com o Índice FipeZAP, os preços de locação registraram uma queda nominal de 0,37% entre a passagem de julho para agosto. Dessa forma, a variação acumulada é de -2,80% em 2016 e de -2,90% nos últimos 12 meses.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Segundo a pesquisa, em agosto o preço médio do m² de locação nas cidades pesquisadas fpo de R$ 30,13. A última vez que esse valor foi registrado pela última vez em abril de 2013.

Levando em consideração a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses (+8,97%), o Índice FipeZap de Locação teve uma queda real de 12,73%. Todas as cidades monitoradas pelo Índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que apenas Curitiba não mostrou queda nominal no preço médio de locação. Desde abril/2013, a queda real no preço médio de locação é de 22,20%.

curitiba
Apenas Curitiba não mostrou queda nominal no preço médio de locação (Foto: Shutterstock)

Comparando o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em agosto de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,4%.

Os preços considerados para o cálculo do Índice se referem a anúncios para novos aluguéis. Ou seja, o Índice FipeZap de Locação não incorpora no cálculo a correção dos aluguéis em contratos vigentes (cujos preços são comumente reajustados periodicamente pelo IGPM/FGV ou índices similares, de acordo com os contratos estabelecidos). Desta forma, o Índice FipeZap de Locação representa de forma mais dinâmica a evolução da oferta e da demanda por moradia ao longo do tempo.

+ Segundo pesquisa, Goiânia é uma das cidades com o m² mais baixo

+ Preço de venda e de locação dos conjuntos comerciais cai em julho

+ Preço médio de locação está em queda

+ Segundo pesquisa, pessimismo com o mercado imobiliário diminui

+ Valor médio por m² fica estável em julho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.