21/03/2016

Fora do comum: Dicas diferentes para a varanda gourmet

Conheça algumas soluções para dar novos ares a uma churrasqueira sem uso na varanda de casa

Fonte: ZAP em Casa

Item comum em boa parte dos lançamentos imobiliários, a varanda gourmet é uma mão na roda para quem costuma receber amigos no apartamento com frequência. Mas o que fazer quando churrasco não é bem o forte da casa? É possível dar outros usos à área, de modo que a churrasqueira não vire um peso morto na varanda.

+ Confira as novidades para a jardinagem em 2016

+ Veja 20 dicas incríveis para fazer uma festa em casa

“Tudo depende do projeto do apartamento”, ressalta o arquiteto Leandro Oliveira. “Se for possível retirar o equipamento, é possível ampliar a varanda”, explica Leandro. A arquiteta Bruna Sandeville explica que a melhor solução é integrar a varanda à sala, ampliando o ambiente. “Essa solução é vantajosa para apartamentos maiores, onde se ganha mais espaço de convivência”, conta Bruna.

varanda_gourmet
Varanda gourmet é ideal para reunir os amigos, mas pode ter outra funcionalidades (Foto:Divulgação/Gafisa)

Outra ideia é usar a área que seria da churrasqueira como extensão da lavanderia. “Em apartamentos menores, geralmente a área de serviço é apertada, com pouco espaço para maquinario de lavanderia, por exemplo”, explica Bruna Sandeville. É possível abrir espaço para máquinas de lavar e secar, e até um tanque, caso não tenha no espaço originalmente destinado. “Isso é possível sem perder muito espaço da varanda”, explicita Bruna.

Se não for possível demolir a churrasqueira, é possivel transformá-la numa estante para plantas, criando uma parede verde no apartamento. “As plantas ajudam a arejar o ambiente, e diminuir a temperatura do apartamento em épocas muito quentes”, conta Leandro Oliveira.

varanda_gourmet_decoracao
O espaço também pode servir para abrir um jardim (Foto: Divulgação/Exploflora)

Foi o que fez a médica Joana Nunes, em seu apartamento no Tatuapé. “Coloquei prateleiras no lugar das barras de ferro e pus algumas plantas, decorativas e verdadeiras misturadas”, conta Joana. Ela não quis fazer obras no apartamento e optou pela solução mais simples para dar outro uso à churrasqueira.

Em todo caso, Leandro e Bruna concordam que o mais indicado ainda é manter a varanda destacada do apartamento. “A varanda é um dos itens que mais valoriza um imóvel hoje em dia”, explica Bruna.

 

+ Varanda gourmet ganha mesa de pallet cheia de estilo. Assista ao vídeo

+ Saiba o que pode e o que não pode ser alterado na varanda gourmet –

+ Condomínios registram reclamações entre vizinhos relacionadas às varandas gourmet

+ Varandas ganham espaço gourmet

+ Reforme sua varanda com piso de pallet em apenas um dia. Veja o vídeo

+ Saiba quais são as melhores plantas para sua varanda

+ Varandas: aprenda a decorar o ambiente externo

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

+ Balcão refrigerado sob medida otimiza espaço de área gourmet

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

1 Comentário

  1. Nossa adorei !! cada ideia muito interessante, se possível for gostaria de receber decoração para ambientes pequenos pois tenho interesse de deixar minha casa que ainda está em construção que fique , simples e aconchegante um pequeno jardim /horta bem atraente com idéias que utilize materiais recicláveis .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.