16/01/2016

Varandas: aprenda a decorar o ambiente externo

Confira as dicas de três arquitetas para deixar o ambiente agradável e funcional

Fonte: ZAP Imóveis
Novos apartamentos permitem transformar estes espaços numa extensão da sala de estar

Em muitos apartamentos a varanda é um espaço esquecido, que acaba ficando sem função. Mas o local pode se transformar em um ambiente funcional e bem aconchegante. Para a arquiteta Laurimar Coelho, os novos apartamentos permitem transformar esses espaços numa extensão da sala de estar.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

“Com a recente tendência das varandas-gourmet, uma boa pedida é usar sofás confortáveis, de estampas coloridas. E, se o imóvel oferecer bom espaço, é possível ainda colocar um deck de madeira e uma mesa rústica para a família, no caso dos terraços com churrasqueira”, exemplifica Laurimar.

Na opinião da arquiteta, grandes vasos com pintura vietnamita podem abrigar plantas ou folhagens amigas de sombra, como lança de são jorge, árvore da felicidade etc.

De acordo com as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles, um problema comum a muitas varandas é o fato de abrigarem as condensadoras das máquinas de ar-condicionado, que ficam à mostra. Para solucionar essa questão, elas fizeram um projeto criando uma caixa ripada em madeira para esconder as máquinas. “No projeto, a caixa funciona como aparador para que a cliente possa expor sua coleção de caixinhas de músicas trazidas de viagens”, explica Ana.

Projetos de arquitetura do Spaço Interior arquitetura e execução (Fotos: Edson Ferreira)

Varanda com lareira – Muitas pessoas sonham em ter uma lareira em seu apartamento, mas não sabem que modelo escolher e nem onde colocá-la. “Colocamos uma lareira a gás na varanda desse projeto, dentro da mesa de centro feita em mármore travertino”, explica Sabrina.

“Além da lareira, compusemos o ambiente com um grande banco em marcenaria, uma poltrona bubble, lanternas decorativas e seat gardens”, detalha a arquiteta.

Projetos de arquitetura do Spaço Interior arquitetura e execução

38 Comentários

  1. O que é a Nadja falou é super pertinente. A esmagadora maioria mora em apartamentos pequenos. Não entendo pq as revistas não dão a mínima para essa demanda.

  2. Olá Amanda! Nossa equipe de redação está atenta às demandas dos leitores que possuem cômodos/espaços pequenos em casa. Já iniciamos uma série sobre o assunto, e vamos levar sua ideia em consideração. Se quiser, confira algumas reportagens que já fizemos nessa linha: Saiba escolher os móveis certos para salas pequenas: http://revista.zap.com.br/imoveis/saiba-escolher-os-moveis-certos-para-uma-sala-pequena/Saiba quais são as 7 vantagens em morar em um imóvel pequeno: http://revista.zap.com.br/imoveis/saiba-quais-sao-as-7-vantagens-em-morar-em-um-imovel-pequeno/ Móveis inteligentes se transformam para economizar espaço na casa: http://revista.zap.com.br/imoveis/moveis-inteligentes-se-transformam-para-economizar-espaco-na-casa/ Dicas para otimizar os espaços nas residências: http://revista.zap.com.br/imoveis/dicas-para-otimizar-os-espacos-nas-residencias/ Aprenda a fazer uma horta criativa com pouco espaço: http://revista.zap.com.br/imoveis/aprenda-a-fazer-uma-horta-criativa-com-pouco-espaco/

  3. Ótima matéria. Muito bom o aproveitamento dos espaços, e com muito bom gosto. Se possível, gostaria de receber matérias para varandões de chacára.Parabéns e desde já obrigado.Eduardo.

  4. Olá Eduardo. Nossa equipe de redação vai analisar seu pedido e a possibilidade de desenvolver uma matéria nessa linha. Obrigada!

  5. Parabéns pela matéria! Os exemplos de varandas para pequenos e médios ambientes é de muito com gosto. Para quem não pode pagar um arquiteto, ou possui um orçamento pequeno e gostaria de aproveitar as dicas e idéias, é possível postar dicas de valores de material e onde comprar ?

  6. Eu tenho uma varanda não tão pequena mas na frente do sobrado, na verdade fica em cima da minha garagem, por ficar na frente da rua perco a privacidade, detalhe essa varanda não é coberta, vocês poderiam me dar dicas?

  7. É verdade! Sempre vejo matérias apresnetando móveis e aproveitamento de espaço para lugares pequenos e adoro! Estão de parabéns!

  8. Olá Leandro. Os modelos de móveis e produto expostos nas fotos das reportagens podem ser encontrados nas mais diversas lojas do ramo espalhadas pelo país. Em casos de peças e materiais exclusivos até citamos os nomes das marcas e lojas, mas isso geralmente não acontece porque nosso objetivo é dar exemplos e inspirar os leitores. Mesmo assim, vamos levar seu comentário em consideração. Muito obrigada!

  9. Gostaria de ver decorações de ambientes apropriados para serem usados como barzinho, cadeiras descanso, etc, em varandas medianas.Grata,Leda Cruz

  10. Bem proveitosa a materia, adorei, irei usar algumas sugestoes. Vcs enviam materias para e-mails de leitores? Se sim, desejo receber. Obrigada.

  11. Tenho uma varanda que não e reta e faz alguns contornos,gostaria de algumas sugestões.Beijos e parabèns pelo trabalho de vocês,espaço lindissimos.

  12. Sabrina, Boa TardeAdorei a materia. Vcs estão de parabens. Gostaria se possivel, que me informasse onde posso comprar a poltrona em lona da primeira foto. Eu simplesmente amei! Quero comprar 2 para casa e se puderes me informar eu agradeceria.Um forte abraço e sucesso para vcsFatima Rocha

  13. Prezados, bom dia Gostaria de saber se vocês possuem alguma matéria sobre retirada de telhado, para construção de “área de lazer”.No aguardo

  14. Olá Maria Josefa. Divulgamos diversas reportagens sobre o assunto que podem ajudá-la. Confira a lista: Mais charme e sofisticação para a área de serviço: http://revista.zap.com.br/imoveis/mais-charme-e-sofisticacao-para-a-area-de-servico/ Veja 10 ideias charmosas para a área de serviço da sua casa: http://revista.zap.com.br/imoveis/veja-10-ideias-charmosas-para-a-area-de-servico-da-sua-casa/ Mais atenção para a lavanderia: http://revista.zap.com.br/imoveis/mais-atencao-para-a-lavanderia/

  15. Interessante esta reportagem, dicas muito boas sempre encontro na REVISTA ZAP mas, observando bem, a longo prazo, como podemos saber se nossas varandas suportam pesos extras??? …por exemplo: aquelas pedras da segunda foto: nesta foto há vasos com pedras, há pedras no chão, fora o móvel que esconde o ar condicionado e…outras coisas mais!! Tenho muita preocupação com varandas..elas são feitas para suportar grande peso???

  16. Olá Leda. Separamos algumas reportagens já produzidas que podem te ajudar. Confira: Conheça opções de varanda para deixar a vista de sua casa mais bonita: http://revista.zap.com.br/imoveis/conheca-opcoes-de-varanda-para-deixar-a-vista-de-sua-casa-mais-bonita/ Varandas estão assumindo novas funções na casa: http://revista.zap.com.br/imoveis/varandas-estao-assumindo-novas-funcoes-na-casa/ Fechado ou aberto, varanda assume diferentes papéis: de área de lazer a extensão da sala: http://revista.zap.com.br/imoveis/fechado-ou-aberto-varanda-assume-diferentes-papeis-de-area-de-lazer-a-extensao-da-sala/

  17. Olá Maria Lucia. Sua observação é pertinente. Caso você tenha muitas dúvidas ou receio de que a sua varanda não suporte muito peso, converse com algum profissional da construção civil (um engenheiro, por exemplo). Ele poderá analisar a estrutura do seu imóvel e dar uma orientação bem específica para o seu caso.

  18. Olá Maria da Penha. Obrigada pelo comentário. Quanto à varanda, produzimos diversas reportagens sobre o assunto. Veja se alguma delas te ajuda a encontrar um modelo de mesa ideal. Segue a lista Conheça opções de varanda para deixar a vista de sua casa mais bonita: http://revista.zap.com.br/imoveis/conheca-opcoes-de-varanda-para-deixar-a-vista-de-sua-casa-mais-bonita/Varandas estão assumindo novas funções na casa: http://revista.zap.com.br/imoveis/varandas-estao-assumindo-novas-funcoes-na-casa/Fechado ou aberto, varanda assume diferentes papéis: de área de lazer a extensão da sala: http://revista.zap.com.br/imoveis/fechado-ou-aberto-varanda-assume-diferentes-papeis-de-area-de-lazer-a-extensao-da-sala/

  19. Adorei as dicas de vcs estou construindo e comprei os pisos da minha casa inteira menos da área gormet queria sugestões…

  20. Bom dia,Pfavor vcs poderiam me ajudar a decorar uma sala de oito metros comprimento e três de largura ? e tb um sacada de 1,5 m por 3 m comprimento ! Sou do estilo mais elaborado, não diria chic, mas muito acolhedor. A sacada gostaria de uma poltrona ou cadeira confortável, pois gosto muito de ler e é onde mais curto. Não disponibilizo de muito dinheiro. Muito obrigada,Angela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.