06/10/2011

Varandas estão assumindo novas funções na casa

Fonte: O Globo
Varandas estão assumindo novas funções na casa
Tablado e moldura de madeira cobrem o desnível do piso (Foto: Divulgação)

As varandas estão cada vez mais espaçosas nos novos empreendimentos, podendo ocupar até 30% da área total do imóvel. Sejam grandes ou pequeninos, estes ambientes andam assumindo novas funções em projetos de arquitetura. Podem virar parte da sala de estar, cantinho gourmet, espaço de jantar e até um home office. Tudo vai depender do tamanho da residência e da demanda do morador.

No projeto da designer de interiores Juliana Neves, do escritório A3 Interiores, para um apartamento do Leblon, as duas varandas foram totalmente repaginadas. Uma delas virou um puxadinho aconchegante da sala de estar com paredes de vidro.

“Esta varanda era tão pequena que seria difícil aproveitá-la. Tirei as portas de correr e, para cobrir o desnível do piso, fiz uma moldura e tablado de madeira. Ali, coloquei um sofá que deu maior destaque à sala”, explica Juliana.

Varandas estão assumindo novas funções na casa
Com bancada e painéis de vidro, varanda é transformada em home office com vista para o verde (Foto: Divulgação)

O resultado dessa combinação, de futon com madeira escura e paredes de vidro, é um ambiente acolhedor, destinado ao descanso e lazer.

A varanda do quarto do mesmo imóvel não escapou de uma transformação. Neste caso, o problema não era o tamanho do cômodo, e sim o desejo de transformá-lo no home office oficial da casa, já que até então era um quartinho cheio de papéis e outros objetos que assumia essa função.

Para definí-lo, as arquitetas incluíram painéis de vidro no teto e nas paredes, tudo para deixar o cômodo em contato com a natureza.

Varandas estão assumindo novas funções na casa
Tablado de madeira e cantinho de plantas para criar atmosfera zen (Foto: Divulgação)

Já no projeto do arquiteto Duda Porto, a varanda de 30 metros quadrados de um apartamento na Barra foi toda fechada com vidro e transformada num cantinho zen da casa. Para isso, criou um tablado e procurou privilegiar a vista espetacular para a praia. E ainda criou um cantinho gourmet na outra ponta do cômodo. Tudo para tornar mais delicioso o ato de comer e relaxar.

“O piso da varanda é o mesmo da sala. Na ponta do cômodo, fiz um deck de madeira para tornar o ambiente mais aconchegante.O tablado de madeira com futon foi criado justamente para deixar o ambiente zen”, explica o arquiteto.

LEIA MAIS:

Dicas para dar um toque francês às janelas de vidro da casa

Crie uma luminária tropical com lanterna japonesa e flores artificiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.