26/09/2008

Vários bairros em um só

Fonte: Jornal da Tarde

A Bela Vista reúne moradores antigos, novos, cultura, lazer, serviços e boa comida

Um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo também abriga a maior diversidade de moradores em um mesmo local. O Bela Vista atrai famílias, solteiros, recém-casados, pessoas com muito ou com pouco dinheiro. Esse perfil abrangente faz com que região seja apontada como a mais cosmopolita pelos investidores do mercado imobiliário, o que faz os poucos lançamentos serem muito concorridos.

O bairro pode ser dividido em pequenas áreas, que se diferem pelo perfil de seus moradores e renda. O Morro dos Ingleses, próximo à Avenida Paulista, abriga a parte nobre, com prédio antigos e de apartamentos amplos. A região entre a Rua 13 de Maio e o bairro da Liberdade aparece como uma nova área nobre, com lançamentos de alto padrão. O entorno das ruas Frei Caneca e Augusta atrai solteiros e casais por sua vida noturna agitada. E a parte próxima ao Centro, também conhecida como Bexiga, mantém a tradição da colônia italiana, com cantinas, festas e casas antigas, consideradas patrimônio por seus moradores, e até cortiços.

“É uma região que tem o seu próprio glamour, bem dotada de serviços, próximo ao Metrô e de fácil acesso. Na Bela Vista, tudo que se lançar, vende”, afirma Mirella Parpinelle, diretora-geral de Atendimento da empresa de consultoria imobiliária Lopes.

Com tantos atrativos, o bairro apresenta mais interessados do que empreendimentos disponíveis para comercialização, seja de um ou até quatro dormitórios. Em dezembro do ano passado, a Construtora Barbara lançou o Move, com apartamentos de dois dormitórios. As vendas foram concluídas em quatro meses.

Uma pesquisa feita pela Lopes reforça essa teoria. Segundo Mirella, em três anos foram lançadas apenas 718 unidades, e há apenas 6% de estoque. “Quem procura o bairro quer qualidade de vida, fugir do trânsito e estar mais próximo do trabalho ou de opções culturais interessantes. Poder chegar em casa a noite e ter a liberdade de ir ao teatro a pé é muito valorizado”, diz. A Lopes deve lançar um novo empreendimento na rua Avanhandava, que foi remodelada no último ano como parte de um projeto de revitalização da região central da cidade.

O valor do imóvel é outro atrativo do local. Com um preço médio de R$ 3,8 mil o m², segundo as consultorias do segmento imobiliário, o custo do imóvel não é barato, mas fica abaixo dos bairros próximos e que oferecem infra-estrutura semelhante, como Higienópolis, Paraíso ou Jardins.

Ivone Gramacho, corretora de imóveis da Dicon Imobiliária, conta que os imóveis usados também estão em falta para a comercialização na região. “Falta produto para vender com uma procura tão grande pelo bairro, seja apartamento novo ou usado, um ou mais dormitórios. A localização do Bela Vista e o fácil deslocamento para outros locais da cidade são que o mais motivam as pessoas a procurarem a região.”

Para a diretor comercial da DelForte, June Rocha, outra tendência no bairro Bela Vista é a revitalização de antigos edifícios residenciais. “A modernização de prédios antigos é uma opção para alavancar o bairro. Há muito potencial em todas as microrregiões”, afirma.

Novidades
Estilo Bela Vista

Apartamento de um quarto, com 35 m2 de área privativa, uma vaga de garagem e área de lazer. Preço médio: R$ 125 mil, com financiamento em até 180 meses. Endereço: Rua Araquã, 84. www.innovaimoveis.com.br

Paulista Home Resort
Empreendimento de duas torres com apartamentos de três e quatro dormitórios (uma ou duas suítes), de 123 m2 a 248 m2 privativos, duas a três vagas de garagem. O terreno é de 8 mil m2 , com área de lazer com piscina coberta e descoberta. playground, dois salões de festa, quadra, academia e spa. As obras já foram iniciadas e a entrega está prevista para setembro de 2010. Endereço: Rua Frei Caneca, 640. www.lopes.com.br

The Office
Edifício de salas comerciais de 35 m2 a 550 m2, vagas de garagem conforme o espaço adquirido, terreno de 3,1 mil m2 e previsão de entrega em outubro de 2011. Endereço: Rua Frei Caneca, 558. www.lopes.com.br

Çiragan
Em um terreno de 6,3 mil m2, a Cyrela concluiu recentemente um empreendimento com apartamentos de um, dois e três dormitórios, lofts e duplex com um, dois ou três quartos, além de salas comerciais que variam entre 132 m2 a 587 m2 no edifício anexo do projeto residencial. São 252 unidades residenciais e 48 escritórios. A área de lazer ainda conta com piscinas, spa e academia. Endereço: Rua Ministro Rocha Azevedo, 38. www. cyrela.com.br.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.