13/08/2015

Veja 5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes

Para atingir um visual equilibrado e convidativo, basta utilizar uma combinação de tipos diferentes de iluminação

Fonte: Casa de Valentina*

Decoração e iluminação precisam estar aliadas para que ambientes sejam aconchegantes

Um bom projeto de iluminação pode mudar um ambiente por completo, criar diversos cenários e valorizar o aconchego e a praticidade. E não é só isso: além do seu papel principal, a luz também exerce função decorativa, destacando o desenho das peças, dos elementos arquitetônicos e fazendo dos lustres e abajures componentes estéticos importantes. Por isso, o décor e a iluminação precisam andar sempre de mãos dadas para que o resultado final fique bem equilibrado. Precisa de uma ajudinha para levar luminosidade para os cômodos da sua casa? Então, anote aí algumas dicas:

Projeto de iluminação muda o ambiente por completo (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Acerte na decoração de quarto pequeno

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

Temperatura de cor

Não adianta nada caprichar na roupa de cama acolhedora, nas almofadas e nas mantas quentinhas se a luz do seu quarto for fria e dura. Para ambientes como a sala de estar, televisão e dormitórios, onde o descanso e o lazer são prioridade, o ideal é apostar nas lâmpadas de luminosidade amarelada e quente. Já os lugares que demandam concentração e trabalho, como a cozinha, lavanderia, banheiros e até mesmo escritórios, são beneficiados pela luz fria.

 

Ambientes devem aliar iluminação e decoração para que fiquem aconchegantes (Foto: Shutterstock)
Ambientes devem aliar iluminação e decoração para que fiquem aconchegantes (Foto: Shutterstock)

Evite o ofuscamento

O ofuscamento acontece quando a luz bate em alguma superfície e reflete diretamente nos nossos olhos, incomodando e interferindo na visão. Para evitar esse fenômeno indesejado dentro de casa é preciso tomar cuidado com os pontos de luz intensa perto de materiais reflexivos, como os espelhos, utilizados no acabamento ou detalhes decorativos.

Visual harmônico

Para atingir um visual equilibrado e convidativo, basta utilizar uma combinação de tipos diferentes de iluminação.  A luz geral, geralmente centralizada, deve ser a mais forte e iluminar o cômodo todo de forma uniforme – para ajudar a refletir a luminosidade, mantenha o teto e as paredes claras.

Inclua pontos de luz indireta com a ajuda de alguns abajures dispostos sobre as mesas laterais, aparadores, buffets e criados-mudos. Para finalizar, acrescente iluminação dirigida com luminárias articuladas, de mesa ou de piso, ou arandelas de parede.

decoracao-dicas-iluminacao-
Embutir lâmpadas na estante ou armário fornece uma iluminação mais pontual (Foto: Reprodução/Pinterest)

Detalhes bem iluminados

Deseja dar destaque a sua coleção exposta na estante da sala? Então, aposte em uma iluminação de destaque dentro dos nichos e nas próprias prateleiras. Uma solução que vem ganhando muitos adeptos é a instalação de fitas de Led na parte interna do móvel, que ilumina de forma homogênea os nichos e prateleiras. Outra opção, que requer um pouco mais de manutenção, é embutir spots com lâmpadas dicroicas na estante ou armário, que fornecem uma iluminação mais pontual. Quer algo mais prático? As arandelas articuladas e os abajures com clip também são ótimas escolhas.

 

quarto-luminado
Inclua pontos de luz indireta com a ajuda de alguns abajures dispostos sobre as mesas laterais e criados-mudos (Foto: Shutterstock)

Luminárias do tamanho certo

Levar em conta a dimensão do cômodo antes de adquirir o lustre é imprescindível para evitar dores de cabeça. Sempre escolha uma luminária que seja proporcional ao espaço onde ela será instalada: se a sua sala é pequena e tem o teto rebaixado, melhor optar por um lustre pendente mais discreto ou um modelo embutido e simples. O living é integrado, amplo e com pé-direito duplo? Os modelos maiores e chamativos vão funcionar muito bem.

 

*Criado em 2008 pela jornalista e publicitária Lucila Zahran Turqueto, o Casa de Valentina é um site de decoração e um shopping online com alta curadoria de produtos para casa.

 

+ Lustre para sua casa. Conheça os tipos para cada ambiente

+ Fitas de LED dão mais charme e conforto à decoração

+ Letreiro neon traz atmosfera da vida noturna para dentro de casa

+ Saiba usar as luminárias pendentes na sala de jantar

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

12 Comentários

  1. Gosto de matérias com dicas de decoração, essa sobre iluminação foi muito legal, era bom de falasse mais sobre tipos de lampadas.

  2. Olá, Eduardo! Seu e-mail será incluído! Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  3. Olá!! Adorei essa matéria, é de 2015 mas o tema continua recente, são sempre as mesmas dúvidas! Vou vincular o Link na minha página para compartilhar com meus clientes.
    Tb desejo receber dicas por e-mail : idearmaisarquitetura@gmail.com , assim posso compartilhar e atualizar assuntos com meus clientes.
    Obrigada, Estéli Carpes

  4. Olá, Estéli! Obrigada pelo seu comentário! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.