07/06/2017

Veja alguns truques para lavar as panelas

Cada tipo de panela exige uma limpeza diferente para que a sujeira saia de forma mais rápida e garanta a durabilidade do produto

Fonte: ZAP em Casa

Lavar a louça não costuma estar entre as tarefas domésticas mais apreciadas, mas existe um segmento dentro da atividade que faz com que muitas pessoas desejem estar longe da pilha de pratos sujos na pia. É comum ouvir que lavar a louça é ruim, mas pior ainda é limpar as panelas.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

De uma forma geral, a sujeira nelas é mais intensa e o acúmulo de gordura maior, além de ser comum os fundos queimarem ou delas ficarem manchada. Porém, é possível deixar as panelas brilhando novamente. Confira alguns truques de limpeza para cada tipo de panela.

como limpar panelas
De uma forma geral, a sujeira nelas é mais intensa e o acúmulo de gordura maior (Foto: Shutterstock)

Se as panelas são de alumínio, para deixá-las brilhando, o ideal, ao contrário do que muitos pensam, é não arear. “Na parte externa, limpar com buchas pouco abrasivas e sabão em pedra seria o suficiente para manter o brilho. Nada de palha de aço, pois senão isso deverá ser repetido a cada uso”, afirma Miriam Cansian, arquiteta, personal organizer e proprietária da Miorganiza, consultoria em organização.

Ainda sobre os itens de alumínio, se eles forem antigos e precisarem de um brilho externo, o esforço de esfregar pode ser evitado. “Basta cobrir a região com bicarbonato de sódio, umedecer com água e deixar agir por umas duas horas. A mancha sai sem esforço”, acrescenta Miriam Cansian.

Se as panelas são de alumínio, para deixá-las brilhando, o ideal, ao contrário do que muitos pensam, é não arear (Foto: Shutterstock)

Já na parte interna, quando algum alimentado fica grudado, também existe um truque que ajuda na sua remoção. “Lave para tirar o excesso, coloque a panela no fogo com água e quatro colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave de novo”, completa.

Se o conjunto de panelas for de inox ou vidro, arear também não é a melhor solução e a técnica descrita para as de alumínio também serve. Já se elas se encontram com manchas escuras em seu interior após o cozimento de alguns alimentos, a dica é simples. “Ferva água com algumas rodelas de limão e lave”, aconselha a personal organizer.

Ainda sobre os itens de alumínio, se eles forem antigos e precisarem de um brilho externo, o esforço de esfregar pode ser evitado (Foto: Shutterstock)

As panelas de cerâmica, por sua vez, cada vez mais têm conquistado espaço nas cozinhas. Além de serem lindas, elas têm o fundo antiaderente. Alguns cuidados também devem ser tomados na hora de limpá-las para que elas durem mais. “Para retirar comida grudada o uso de bicarbonato de sódio sobre o fundo com um pouco de vinagre e alguns minutos de molho resolve. Para manutenção geral, água quente e detergente neutro é certeza de durabilidade”, garante Miriam Cansian.

Por último, as panelas antiaderente teflon ganham a preferência pela praticidade, mas exigem cuidados especiais para garantir que durem mais tempo. Não é comum que restos de comida impregnem nesse tipo de panela ao ponto de não sair e, se isso acontecer, é porque o uso não está sendo feito de forma correta. “Ao cozinhar, não aqueça demais a panela sem alimento e não use objetos pontiagudos e nem de metal, pois isso poderá acabar com o revestimento”, explica a personal organizer. A limpeza é simples. “Para limpar, basta uma bucha (lado macio) e o uso de limão sobre a superfície quente para retirar restos que podem ficar grudados”, completa.

Ao cozinhar, não aqueça demais a panela sem alimento e não use objetos pontiagudos e nem de metal, pois isso poderá acabar com o revestimento (Foto: Shutterstock)

Outras dicas

Outras dicas servem para o uso geral de todo tipo de panela. Uma dúvida frequente diz respeito a usar produtos industrializados ou naturais. “A não ser que sejam produtos específicos para limpeza de alumínios e inox, evite usar saponáceos e materiais abrasivos como palhas de aço”, explica Miriam Cansian.

A não ser que sejam produtos específicos para limpeza de alumínios e inox, evite usar saponáceos e materiais abrasivos como palhas de aço (Foto: Shutterstock)

Deixar as panelas brilhando é sempre possível. Inclusive, há receitas caseiras para isso. “Cobrir a região manchada ou queimada com o bicarbonato de sódio, umedecer com água e deixar agir por duas horas faz com que a mancha saia sem esforço e ainda deixa a superfície brilhante”, revela a personal organizer. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.

Também é possível evitar que o fundo da panela queime ou garantir que queime menos. “No caso das panelas de alumínio, use sempre colheres e conchas de plástico e espátulas delicadas para movimentar os alimentos. O alumínio é frágil, marca e risca facilmente, o que irá provocar que o alimento grude ainda mais a cada cozimento e queime. Para as de inox, é bom observar a temperatura da chama. Seus fundos, muitas vezes em camadas, concentram por demais o calor e acabam por queimarem alimentos num pequeno descuido. Já as de teflon, não devem ser superaquecidas sem alimentos no interior”, aconselha.

Deixar as panelas brilhando é sempre possível. Inclusive, há receitas caseiras para isso (Foto: Shutterstock)

E, por último, é importante secar as panelas depois de lavá-las para evitar que elas fiquem manchadas.

E, por último, é importante secar as panelas depois de lavá-las para evitar que elas fiquem manchadas (Foto: Shutterstock)

+ Aprenda dicas caseiras para limpar o box

+ Instale você mesmo: acessórios para acessibilidade

+ Truques caseiros para limpar o rejunte do banheiro

+ Kit pode ajudar nos pequenos reparos do dia a dia de uma casa

2 Comentários

  1. Gostei demais dessas dicas! Excelentes! Tem algumas coisas que não sabia, aprendi agora! Muito obrigado!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.