27/07/2015

Veja cinco dicas para passar roupa com menos esforço

Personal organizer ensina técnicas que vão melhorar o resultado das suas roupas

Fonte: Revista do ZAP
passar roupa
Passar roupa pode ficar mais fácil com apenas cinco dicas (Fotos: Shutterstock)

Passar roupa é um dos trabalhos domésticos que exige uma atenção redobrada para que as roupas fiquem em ótimo estado. É uma tarefa trabalhosa, especialmente quando é uma família grande. Mas há algumas dicas que podem ajudar bastante neste momento.

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Saiba qual é o cachorro de estimação ideal para cada imóvel

Nós convidamos a personal organizer e sócia-proprietára da Benfatto Organiza, Irene Loureiro, para saber o que as pessoas podem aplicar em casa para facilitar o processo de passar roupa. Mas, antes é preciso lavá-la e esse é um passo importante. A quantidade de roupa na máquina deve seguir as especificações do nível de água e, se adequadas, não vão ser afetadas na hora de passar.

“O que interfere no resultado da roupa passada é o excesso de produtos como sabão e amaciante, que deixam a fibra dos panos mais endurecida e ao passar dá uma aparência de desgastada ou desbotada”, orienta Irene.

Segundo a personal organizer, outro detalhe importante é ter um planejamento de categorias de roupa para lavar na semana impedindo que o varal fique super lotado amassando as peças. “Roupas sociais ou delicadas devem ser penduradas em cabides arredondados nas extremidades, isso vai fazer com que a roupa fique bem mais fácil de passar e livre de marcas. Alguns tecidos nem precisam do ferro se a roupa for pendurada no cabide para passar”, complementa.

Em apartamentos, como e espaço é pequeno, não há necessidade de pendurar as roupas no varal usando pregadores. Irene salienta que é um caminho é deixar a roupa pendurada o mais esticada possível e não abusar com a secadora. Utilize o tempo indicado, caso contrário, a roupa ficará ainda mais assada. E, claro, invista em um bom ferro de passar e use sabão líquido de qualidade.

Veja abaixo cinco dicas valiosas, dadas por Irene, para passar roupa em casa:

Use um copo de vinagre branco no enxágue da roupa para que ela fique macia, principalmente nas toalhas de banho.

copos de vinagre
Dica 1 – Copo de vinagre

Invista em uma boa tábua de passar, larga na base e estreita na extremidade para encaixar o ombro das camisas sociais.

tabua de passar
Dica 2 – Invista em uma boa tábua de passar

Para roupas brancas encardidas use o molho, mas o erro mais comum é exagerar no tempo. Duas horas é o suficiente.

Coloque-as no balde com água, 1 colher de sopa de sabão, 1 colher de bicarbonato e a mesma medida de álcool. Depois bata na máquina com peças do mesmo tipo que não estavam encardidas.

roupa encardida
Dica 3 – Não exagere no tempo da lavagem

Use saquinhos protetores para roupas delicadas evitando as bolinhas protegendo o tecido.

saquinhos protetores
Dica 4 – Use saquinhos protetores

Use os ciclos corretos da máquina de lavar. As pessoas costumam usar ciclos longos demais sem necessidade. A água morna só deve ser usada em roupas encardidas ou com gordura como toalhas de banho (gordura do corpo) e panos de prato.

máquina de lavar
Dica 5 – Use a máquina de lavar corretamente

 

+ Como fazer a decoração de quarto de solteiro sem erro

+ Saiba como fazer um closet ou armário ideal em casa

+ Aposte nas roupas para decorar sua casa

+ Decoração com pregador de roupa dá utilidade criativa a objeto curinga

+ Aprenda a tirar manchas de estofados, tapetes e roupas

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

49 Comentários

  1. As dicas são realmente muito boas, gostei especialmente das sobre lavgem de roupas pois as vezes fico imaginando o porquê de algumas peças não clarearem.

  2. ola bom dia vendo sua materia eu pergunto!!!aço uma mistura de amaciante alcool e agua e espirro nas roupas esta certo ???????

  3. Amei as dicas , não sou muito de fazer serviços de casa e qualquer dica me ajuda muito pois trabalho fora o dia todo.

  4. Estas dicas são realmente úteis.Como tirar mancha de vinho na toalha e também café. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.