30/06/2007

Veja como “”climatizar”” a casa com a decoração

Fonte: Jornal da Tarde

Arquiteta dá dicas para tornar ambientes internos mais aconchegantes no frio gastando pouco

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisUma das mais tradicionais formas de esquentar o ambiente, a lareira é até hoje muito procurada. Existem modelos com queimadores de lenha falsa ou pedra vulcânica que nem soltam fuligem

Ajeitar a casa para a chegada da temporada de baixas temperaturas nem sempre requer investimento alto ou o indesejável quebra-quebra. Pequenas mudanças em acessórios básicos como cortinas e tapetes ou ainda um simples toque de penumbra na iluminação já são o suficiente para deixar o ambiente aconchegante e espantar o frio que insiste em entrar pelas frestas de portas e janelas.

Segundo a arquiteta e decoradora Valéria Henriques, a escolha certa de tecidos específicos para revestir sofás e compor cortinas é essencial para aquecer os cômodos da casa apenas com a decoração e o visual. “Revestimento em tecidos como chenille, veludo ou camurça são mais quentes e deixam o sofá mais aquecido”, explica.

Mantas jogadas sobre o mobiliário mais desejado da casa – o sofá – e tapetes de pêlos, couro ou lã espalhados pela sala ou corredores também levam uma sensação de conforto para os ambientes. “São coisas fáceis de serem feitas que dão um ar de inverno perfeito para a casa”, justifica a arquiteta.

Nos quartos, um chale jogado ao pé da cama ou ainda cortinas de linho ou tecido tipo gase são ótimas opções na decoração. Cores quentes como vermelho, vinho e laranja são as mais indicadas.

Valéria conta também que os ambiente podem ainda ser aquecidos pela luz, ou melhor, pela ausência dela. “Para quem tem sancas de gesso, pode-se utilizar uma iluminação lateral como um rasgo de luz lateral onde a iluminação varre a parede fazendo uma penumbra. É um ótimo recurso.” Luminárias com tecidos quentes e lâmpadas revestidas com gelatinas de cor âmbar.

Já para a parede, aconselha Valéria, revestimentos que imitam o chenille ou o couro e ainda os painéis de madeira ou palha que também aquecem visualmente o local. “Os painéis podem ser revestidos atrás do móvel de TV, por exemplo, sempre usando uma bancada de linha italiana, com formatos retangulares, mais clean embaixo.”

Uma opção interessante são as pastilhas de lavas de vulcão (a partir de R$ 600/m²), que podem ser aplicadas em paredes e pisos internos e externos. Com mais de 300 cores e nome sugestivo para incendiar a casa durante o inverno, o produto importado do leste asiático tem inúmeros formatos e fácil aplicação, com argamassa.

Considerada o retrato das casas de montanhas, a madeira é ainda o revestimento mais indicado para o piso, por trazer também uma sensação de aconchego. O material, contudo, é aconselhado para quem tem mais recursos para investir na transformação da casa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.