05/03/2012

Veja como declarar a venda e aluguel de imóveis no Imposto de Renda

Veja como declarar a venda e aluguel de imóveis no Imposto de Renda

Fonte: Revista do ZAP

Prazo para a entrega do Imposto de Renda (IR) 2012 termina às 23h59 do dia 30 de abril de 2012

Além de declarar todos os imóveis que possui no Imposto de Renda (caso não seja qualificado como isento), o contribuinte deve declarar também ganhos com a venda de um imóvel assim como rendimentos com o aluguel de imóveis.

Divulgação

















Venda de um imóvel
Segundo Giovani Dagostim, vice presidente do Sindicato do Contadores do Rio Grande do Sul, o valor líquido referente ao ganho de capital na alienação de imóveis de uso próprio é considerado um rendimento sujeito a tributação exclusiva. Existe um campo específico no IR para declarar a informação de tais rendimentos.

Giovani Dagostim sugere que o contribuinte instale o programa de ganhos de capital disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal para calcular o IR incidente sobre cada operação de venda de imóveis.

“A pessoa poderá gerar o arquivo de exportação das informações do ganho de capital e importá-lo no ajuste anual. Com essa prática, serão declaradas automaticamente no ajuste anual as rendas derivadas do ganho de capital e os erros tendem a diminuir consideravelmente”, explica ele.

Aluguel de um imóvel
Se o contribuinte tiver alguma outra fonte de renda passível de tributação do IR e que não sofra recolhimento na fonte, como rendimentos com aluguel de imóveis, é necessário recolher o carnê-leão referente a estes rendimentos, em separado.

“Na hipótese de a pessoa ser locadora de imóveis para pessoas físicas, a renda mensal deve ser objeto de cálculo do carnê-leão, que consiste na aplicação da renda na tabela mensal das pessoas físicas”, explica Giovani Dagostim.

Caso o contribuinte alugue imóveis para pessoas jurídicas, completa Dagostim, é a própria fonte pagadora que se encarregará de fazer a rentenção na fonte do IR, quando devido. “Nesse caso, a empresa locatária apresentará em fevereiro de cada ano o informe de rendimentos para que o locador declare os rendimentos e a retenção do IR no ajuste anual”, diz.

Comissões ou taxas pagas para imobiliárias podem ser deduzidas das receitas com locações no ajuste anual.

Prazo
A entrega da declaração do IR pode ser feita no site da Receita Federal mediante a utilização do programa Receitanet, ou em disquetes nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.


Leia mais:
>> Patrimônio imobiliário sempre deve ser declarado no Imposto de Renda
>> Saiba como declarar financiamento de imóveis no Imposto de Renda
>> Tire suas dúvidas sobre consórcio
>> Tire suas dúvidas sobre financiamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.