22/01/2016

Veja como decorar o hall do elevador

É preciso consultar o condomínio sobre as regras, mas o ambiente pode ficar charmoso sem muitos gastos

Fonte: ZAP Imóveis

Quem mora em apartamento e pretende dar um toque especial ao hall do elevador precisa, inicialmente, levar em conta se o espaço é privativo ou de uso comum. Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, no primeiro caso, é possível personalizar o ambiente com uso de móveis e objetos decorativos pessoais.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

O uso de espelho é fundamental devido ao tamanho do hall, indicam especialistas (Fotos: Divulgação)

“Mas se o hall atender a dois ou mais apartamentos é preciso consultar os moradores e verificar se há ou não a possibilidade de realizar um projeto que agrade a todos”, aconselha. Para ela, materiais como papéis de parede, iluminação embutida e espelhos são boas pedidas.

Se o espaço contém muitas interferências, como tampas de quadros de luz e força, por exemplo, é possível ousar mais com a adoção de painéis removíveis para camuflá-los. “Mas deve-se previamente consultar os responsáveis pelo condomínio para verificar se o uso desses recursos é ou não permitido”, orienta.

Laurimar recomenda que seja feita uma reunião entre os moradores para decidir que tipo de decoração será mais conveniente. “O projeto ideal é o que atende ao gosto de todos e principalmente o bolso”, ressalta. Para ela, cores neutras suaves e claras são ideais para deixar o espaço mais elegante, sem interferir na decoração interna de cada apartamento.

Cores neutras suaves e claras são ideais para deixar o espaço mais elegante, sem interferir na decoração interna de cada apartamento

“É importante salientar que equipamentos de segurança, como extintores ou mangueiras de incêndio, não devem ser retirados e quadros de inspeção jamais devem ter o acesso fácil e rápido comprometido por qualquer item decorativo”, adverte Laurimar.

Na opinião da arquiteta Elaine Delegredo, o uso de espelho é fundamental devido ao tamanho do hall, assim como a iluminação com foco para algum objeto, como um vaso sobre um aparador.

“Se não houver verba para um papel de parede, pode-se utilizar uma cor diferenciada para pintar as paredes”, sugere.

Ela lembra que é preciso tomar cuidado para não obstruir a passagem para a escada e o elevador e também não é recomendada a exposição de objetos fáceis de serem levados embora.

É possível personalizar o ambiente com uso de móveis e objetos decorativos (Foto: Spaço Interior)

Para as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Borges Salles, as pinturas especiais, como o efeito marmorato, dão um toque especial aos ambientes sem gastar muito.

“Além das pinturas especiais, os papéis de parede sempre são bem-vindos. Embora um pouco mais caros, valem o investimento para essa área tão nobre e ao mesmo tempo pequena da casa”, avaliam.

As arquitetas reforçam que é preciso verificar se a área do hall social faz parte ou não da área do apartamento. “Caso faça, o morador pode fazer as alterações desejadas, desde que pré-estabelecidas em assembleia de condomínio. Normalmente é permitida a troca de revestimentos, portas e iluminação, mas há casos de prédios que não permitem qualquer mudança no hall, mesmo que privativo”, explica Ana.

Tags: hall

7 Comentários

  1. Bom dia!Quero parabenizar pelas dicas e agradecer o bom gosto dos arquitetos, sem eles o mundo não seria um espetáculo.Rosana

  2. gostei muito; gostaria que vocês pudessem me indicar uma pessoa que pudesse fazer um orçamento pra mim em Curitiba desde já obrigado.

  3. Olá Elci. No momento não temos uma lista de fornecedores/profissionais para indicar. O ideal é fazer uma busca em sua cidade. Obrigada!

  4. Adorei, mas não tenho como fazer, pois, das 3 paredes que tenho, uma tem o medido de água e a mangueira de incêndio, uma tem uma janela e a outra tem as caixas de telefone/energia…!!! Estou super sem opção!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.