
Decorar um quarto de casal de filhos, ou para três, com sexos e idades diferentes é um desafio. Segundo o arquiteto Anderson Schmidt, em primeiro lugar, é preciso entender cada um dos filhos e conhecer seus comportamentos e preferências.
+ Saiba quando é preciso trocar a decoração do quarto de seu filho
+ Conheça a decoração do quarto de bebês famosos
Saiba mais
Crie um espaço zen para relaxar e meditar
Saiba o que é dip-dye e veja como aplicar em móveis e objetos
“Nesses casos trabalhamos as cores e texturas, usando objetos pessoais de cada um como decoração e roupas de cama diferenciadas para que o ambiente seja dividido visualmente”, afirma.
Uma dica da arquiteta Gisleide Santos Oliveira é colocar duas camas de solteiro, uma de cada lado do quarto, e decorar cada lado com as cores preferidas dos filhos, como rosa do lado dela e azul do lado dele, por exemplo.
“Caso não queira pintar as paredes, é possível comprar camas com cabeceiras customizadas para ele e para ela”, avisa.

“Trabalhar com alturas diferentes de camas também é uma solução para separar os dois mundos”, diz Schmidt. Ele acredita que, entendendo cada filho, é possível integrar harmoniosamente o espaço somente utilizando técnicas de projeto e construtivos, como marcenaria, ergonomia e estética.
Gisleide recomenda manter as paredes em tons neutros e abusar dos acessórios e da decoração. Se o espaço for pequeno pode-se colocar um beliche e investir em acessórios e prateleiras com os objetos dele e dela separados.
“Também é interessante ousar em roupas de cama para ele e para ela. O importante é que, mesmo dividindo o quarto, os irmãos consigam manter sua individualidade e retratar, naquele espaço, a sua personalidade e o que gostam”, conclui a arquiteta.

+ Veja ideias para decorar o quarto do bebê com cores escuras
+ Veja como decorar o quarto no estilo montessoriano
+ Mude seu quarto gastando a partir de R$ 50
+ Transforme sua sala em uma tarde com menos de mil reais
+ Decore o quarto de acordo com a personalidade do casal
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página