03/05/2012

Veja como manter o cliente satisfeito mesmo após a assinatura do contrato

Fonte: ZAP Imóveis

Empresas que investem no pós-venda conseguem diminuir a ansiedade dos clientes e melhorar os negócios

Depois da aquisição de um imóvel é natural que os consumidores passem por momentos de extrema ansiedade, processo conhecido por especialistas como dissonância cognitiva. Por isso, o ideal é que as construtoras, incorporadoras e imobiliárias tentem estreitar o relacionamento com os clientes para contribuir com que a agonia deles seja controlada.

De acordo com o consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), Gustavo Carrer, o pós-venda é uma ferramenta multiplicadora de negócios. “Enganam-se os empresários do ramo imobiliário que acham este instrumento revogo para o seu negócio, já que o ciclo da próxima compra de imóveis deverá ser de aproximadamente dez anos ou até mais. Entretanto, as pessoas sempre comentam com parentes e amigos, principalmente, as suas frustrações. Ainda mais hoje, com as redes sociais, esse processo é muito mais intenso.”

Algumas empresas conhecem a força desta ferramenta e apostam pesado nela. A Tecnisa, por exemplo, mantém mais de 42 pontos de contato com o cliente desde a assinatura do contrato até a entrega das chaves. Champanhe para celebrar a compra do imóvel, convite a eventos na obra para festejar a aquisição do imóvel e envio de e-mails e mensagens de celular (SMS) para informar as etapas do processo de construção são apenas alguns dos contatos que a empresa faz para o comprador.

A Gafisa é outra que se comunica bem com seus consumidores. O gerente de relacionamento André Pereira, conta que a construtora oferece em seu site informações sobre o andamento da obra e alguns outros benefícios, como o programa Viver Bem – que proporciona descontos e promoções especiais nos mais de 30 parceiros da Gafisa nas áreas de móveis e decoração, lustres, metais, pisos, projetos arquitetônicos e serviços.

Os clientes da Helbor também recebem tratamento especial desde a aquisição do imóvel no estande de vendas. “O cliente passa a ser atendido na nossa central de relacionamento, que está à disposição para orientá-lo sobre os procedimentos ligados à parte administrativa (contrato), financeira (envio de boletos e posições financeiras) e nas questões de visita à obra. Além disso, informamos os nossos clientes sobre o andamento das construções, por meio de nosso site na internet e de nosso Helbor News, que é enviado pelo correio aos clientes periodicamente”, conta o gerente de Assuntos Corporativos da Helbor, Roberto Viegas.

A incorporadora Esser também envia periodicamente aos seus clientes informações sobre o andamento das obras e sobre os próximos passos da edificação.

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