12/04/2016

Veja como receber bem os amigos em casa

É preciso pensar em cada detalhe para fazer com que o encontro seja inesquecível

Fonte: ZAP em Casa

Um convite para receber amigos em casa, familiares ou colegas de trabalho vai muito além da confraternização, do bate-papo descontraído em um ambiente mais pessoal e dos sorrisos. É preciso pensar em cada detalhe para que o encontro seja um sucesso e que todos saiam da sua casa com elogios.

+ Pedras populares são coringas na decoração

+ Aprenda a usar o mesmo revestimento no chão e na parede

Decoração, cardápio e música ideal podem fazer a diferença na hora de organizar uma reunião em casa. Qualquer escorregão pode deixar uma impressão ruim e isso, com certeza, não o seu objetivo.

Um ponto importante é avaliar as principais caracteríticas do grupo convidado e o que ele pede, se um encontro mais informal, com amigos e familiares, ou algo mais formal, com colegas do trabalho. A partir daí, é possível mapear a decoração e o cardápio.

como_receber_amigos
Em relação ao cardápio, é sempre importante se informar se, entre os convidados (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O que não pode ser esquecido é que é fundamental que todos se sintam bem e confortáveis no seu ambiente. “Ao recepcionar em casa, estamos abrindo as portas do nosso universo pessoal e, é claro, queremos causar uma boa impressão”, ressalta Mônica Azevedo, empresária dona da loja Aze Haus, especializada em roupas de casa e decoração de mesa.

A decoração é essencial para causar uma boa primeira impressão. Seja um arranjo de flores ou viajar em algum tema escolhido para o encontro, os detalhes vão fazer a diferença. E não é preciso gastar muito dinheiro, se este não for o objetivo. Pode-se, por exemplo, escolher um tema praiano e investir em flores coloridas, uma toalha de mesa com tons mais abertos, bandejas com frutas, tudo simples, mas com bom gosto.

Sem dúvidas, capriche na mesa. “Já reparou que a maior parte dessas ocasiões especiais acontecem em torno de uma mesa? Compartilhar uma refeição significa trocar sorrisos, contar histórias e dividir pensamentos. O importante é sempre ter cada detalhe dedicado com atenção e carinho para que tudo saia de maneira que a ocasião pede. Um momento gostoso e agradável se baseia em como compor a mesa de maneira que irá fazer com que as pessoas se sintam mais acolhidas no ambiente que estão”, explica Mônica.

mesa_amigos
Não precisa usar a mesma louça se não tiver pratos iguais para todos. Mas crie uma harmonia na mesa de modo que fique descolada (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Pense em qual louça usar. Para um evento mais formal, busque cores mais sóbrias e objetos mais refinados. Caso seja um encontro mais informal, vale até usar uma louça colorida e divertida. Uma dica é pensar nas cores preferidas dos seus convidados e brincar com elas. Inclusive, o guardanapo pode colaborar com isso, sendo um tradicional para reuniões mais formais e de toda cor para os encontros informais.

E se você vai receber muita gente? “Não precisa usar a mesma louça se não tiver pratos iguais para todos. Mas crie uma harmonia na mesa de modo que fique descolada”, ensina Mônica. Outro conselho para descontrair ainda mais o clima é usar a mesa de centro. “Você pode trocar a mesa de jantar pela de centro, o que deixará o encontro mais descontraído e informal”, acrescenta.

Caso o encontro conte com crianças, então, abuse da criatividade. A arquiteta e paisagista Giselle Marttos ensina uma maneira de deixar a mesa bem divertida e agradar à criançada. “Você pode fazer um marcador de lugar bem bacana. Basta pegar um boneco de Lego, escrever o nome do convidado em um pedaço de papel e colocar os dois dentro de um potinho de vidro. Fica um charme”, ressalta.

amigos_em_casa
A decoração é essencial para causar uma boa primeira impressão. Os detalhes vão fazer a diferença (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Em relação ao cardápio, é sempre importante se informar se, entre os convidados, tem algum alérgico a alguma comida ou tem restrições na dieta em relação à lactose, glúten ou se é vegetariano. Errar no menu não será nada agradável. No mais, é esperar os convidados chegarem, relaxar, deixar a conversa correr solta e os sorrisos invadirem o espaço.

Como montar uma mesa formal linda:

– Os pratos devem ficar empilhados em ordem de uso, com prato principal e o prato para entrada sobre ele;

– A ordem dos talheres segue a ordem do cardápio, de fora para dentro;

– As colheres sempre ficam à direita, assim como as facas, que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda;

– Quanto aos copos, o correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Eles devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita.

 

+ Veja como dar uma festa com até R$ 300

+ Prendedor de guardanapo é solução simples e barata para dar charme à mesa

+ Leve charme e sofisticação à mesa com o sousplat

+ Dicas para organizar o open house perfeito

+ Veja 20 dicas incríveis para fazer uma festa em casa

+ Dicas para fazer uma festa infantil em casa sem gastar muito

+ Saiba como adaptar apartamento de solteiro para festas

+ As 7 dicas para fazer uma festa em casa

+ Veja 10 dicas de presentes para levar a um open house

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

4 Comentários

  1. Prezados parabéns pelas dicas com um formato pratico, didático e simples, co as informações e dicas que precisamos.Foi muito útil para dirimir minhas duvidas.Sucessos.

  2. Olá, Luiz! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.