29/08/2013

Veja como reutilizar pallets na decoração da sua casa

Veja como reutilizar pallets na decoração da sua casa

Fonte: Revista do ZAP

Cada vez mais em alta, a sustentabilidade está presente em diversos setores da nossa rotina. Na decoração não precisa ser diferente

Reutilizar materiais que seriam descartados e transformá-los em novos objetos, esse é o conceito upcycling. Diferentemente da reciclagem, que destrói o material para criar um novo, essa prática dá uma nova serventia para algum objeto utilizado anteriormente em outra função. É nesse momento que entram em cena os pallets, que têm como papel inicial auxiliar no transporte de cargas em empilhadeiras.

gustavo calazans-pallet-pallets-sustentável


 

Área externa, projetada pelo arquiteto Gustavo Calazans para o Festival Leroy da Construção 2013

Na hora de decorar e recriar um ambiente, os pallets viraram tendência, devido ao baixo custo e à facilidade de composição com diferentes ambientes, além de permitir a reutilização de um material que iria para o lixo. Para a arquiteta Simone Tasca, bom humor na hora de incluir o pallet na decoração é essencial. “Não acredito em peças de design sério e sisudo a partir de materiais reciclados. Bom senso e limpeza na proposta ajudam na composição final”, define.

Sustentabilidade é um dos elementos mais relevantes na hora de reutilizar algum material e foi a base do projeto de Simone para o espaço de descanso e lazer dos funcionários da agência de marketing esportivo Latin Sports. Fugindo da atmosfera dos escritórios tradicionais, a arquiteta utilizou pallets no suporte para a televisão que fica em frente a um sofá do mesmo material. Além de criarem uma espécie de arquibancada, os pallets formam nichos que podem ser usados como porta-revistas, livros e objetos.

quarto de casal-pallet-pallets-sustentável

 

Quarto de casal concebido pelo arquiteto Gustavo Calazans para a mostra Leroy 2012

O arquiteto Gustavo Calazans destaca a possibilidade de o pallet ser explorado por qualquer pessoa, mesmo que não trabalhe com marcenaria. “A cultura brasileira, independentemente de status ou classe social, é acostumada a pedir para alguém realizar qualquer tipo serviço. Porém, esse mercado é caro e serviços de qualidade estão ficando cada vez mais escassos. É importante, cada vez mais, começarmos a produzir nosso próprio material”, acredita.

Peças coringa, os pallets podem estar presentes em diversos cômodos da casa, seja no quarto, na cozinha ou em ambientes externos. Temos percebido nos últimos anos que os projetos de arquitetura e decoração não se prendem a estilos definitivos, o que faz com que a utilização desse material não encontre limites, como podemos perceber em alguns trabalhos de Calazans. Na mostra Leroy 2012, os pallets são utilizados na montagem da cama; no festival Leroy de Construção 2013, compõem a área externa do terraço; e para a mostra Minha Casa, Calazans utilizou seis peças empilhadas sob uma churrasqueira.

Sala de descompressão
Os pallets nas paredes foram colocados com buchas bem resistentes, que seguram travessas de madeiras horizontais, nas quais se encaixam os pallets.

sala-pallet-pallets-sustentável

 

As peças do tablado com colchões foram apenas apoiadas umas nas outras, a fim de facilitar a desmontagem na hora da limpeza.

sala-pallet-pallets-sustentável

 

O ambiente de lazer para os funcionários de uma agência foi criado pela arquiteta Simone Tasca.

É madeira, mas sem risco de incêndio
Na churrasqueira, o arquiteto Gustavo Calazans executou um berço de concreto – para ser colocado o carvão – que deve ser feito de acordo com a churrasqueira, grelha e porta-grelha que forem compradas. Os pallets foram parafusados um sobre o outro, de forma a atingir a altura desejada. Os primeiros são cortados na dimensão do berço de concreto, para que ele seja embutido. Os posteriores ficam inteiros: eles suportam o peso da churrasqueira. O berço deve ser revestido com tijolos refratários, que vão diminuir a condução do calor para fora, evitando que a madeira queime. Outra solução é o uso de isolantes térmicos, tais como a lã de rocha, resistente ao fogo e a temperaturas superiores a 200ºC. Esse isolante deve ser colocado em torno do berço, afastando-o da estrutura de madeira do pallet.

churrasqueira-pallet-pallets-sustentável

 

Tendência na Casa Cor RJ 2012
As arquitetas Tiana Meggiolaro e Bia Lynch conceberam a Sala Interativa para a Casa Cor RJ 2012 trabalhando o conceito upcycling. Assim, transformaram os pallets em bancadas, estantes, mesas e revisteiros, mesclando-os a tijolos maciços à mostra. Além disso, as profissionais reutilizaram móveis e misturaram cores vibrantes, como vermelho e azul.

sala interativa-pallet-pallets-sustentável

 

Upcycling é o reaproveitamento de materiais descartados, dando-lhes um novo uso. Diferentemente da reciclagem, que reduz um produto a matéria-prima para então tranformar em algo novo, o upcycling utiliza o produto final, como é o caso da inclusão dos pallets na decoração.

sala interativa-pallet-pallets-sustentável


 

Colocando a mão na massa
Antes mesmo de montar a agência, os sócios da GBrand Comunicação e Estratégia, Gabriel Lobato e Régis Saraiva Fonseca, já pensavam no tipo de mobi­liário que fariam a composição do ambiente de forma exclusiva. Madeira de demolição e pallets estavam entre as possibilidades, mas devido ao baixo custo e ao contexto histórico das peças a segunda opção foi a escolhida. “Enquanto procurávamos o material para fazer a montagem da primeira mesa, encontramos pallets que vieram dos Emirados Árabes Unidos e não tivemos dúvida de que era o que procurávamos”, afirma Lobato.

Em dois dias, os sócios realizaram a montagem das mesas, sofás e um suporte para a televisão utilizando apenas pallets e verniz incolor. Caixas de feira completaram a decoração da empresa. Segundo Lobato, o peso e a pouca flexibilidade do material foram os elementos mais difíceis de lidar durante a montagem. “Foi mais complicado subir nos elevadores com os pallets e descer com as sobras de material.

Por causa do tamanho, o mais indicado é montar já no lugar onde ele será instalado, evitando viagens desnecessárias”, ressalta. A versatilidade do material também pode ser percebida no projeto das arquitetas Bia Mayrinck e Tiana Meggiolaro, do site Click Interiores, para a Casa Cor RJ 2012. Na Sala Interativa, os pallets são destacados em mesas de trabalho, revisteiros e em estantes. Para Bia, há elementos essenciais no processo de criação de ambientes que se valem do upcycling: “A sustentabilidade flui junto com a criatividade e a imaginação. Com bom gosto e criatividade, qualquer ambiente pode ser transformado”.

Bonito e em conta
Com valores que ficam em média R$25, os pallets têm tamanho padrão de 1m x 1,20m e podem ser divididos e montados de diferentes maneiras. Cada execução determina o tipo de atenção que se deve dedicar. Os pallets precisam ser escolhidos com o cuidado, pois caso a peça seja utilizada para suportar algum tipo de peso, a madeira deve ser mais resistente para dar o suporte necessário à intenção da decoração. É sempre válido, também, realizar um pré-tratamento nas peças, como lixar e passar verniz ou a tinta de sua preferência, para que o material possa ter uma vida útil mais longa.

As dicas estão dadas, agora é só pensar naquele ambiente que merece uma repaginada e pôr as ideias em prática!

Leia mais:
>> Veja 10 maneiras de empregar madeira de demolição em casa
>> Madeira certificada: saiba por que a matéria-prima oferece verdadeiros benefícios

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.