18/04/2016

Veja como tirar mancha da parede

Alguns truques, caseiros e bem simples, são suficientes para remover diversos tipos de sujeiras

Fonte: ZAP em Casa

Manchas nas paredes são praticamente inevitáveis, porém com alguns truques básicos e caseiros é possível limpar a sujeira! Por isso, o ZAP em Casa selecionou algumas dicas de como tirar mancha da parede.

+ 8 inspirações para decorar a cozinha com economia

+ Veja passo a passo como substituir as tomadas de casa

A gestora de recursos humanos Arielle Babadobulos já está mais que acostumada a encontrar riscos e marcas de mãos nas paredes de seu apartamento. Mãe de Gabriel, de quase dois anos de idade, ela conta que basta qualquer distração para encontrar o filho fazendo arte. “Uma vez ele pegou uma caneta da minha bolsa e riscou os batentes das portas. Daí o negócio foi limpar, não teve jeito”, relembra ela, que costuma a usar sapólio diluído em água. Tudo é removido com um pano seco.

mancha_parede
Dicas caseiras ajudam a tirar diversos tipos de manchas das paredes (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Segundo o gerente de treinamento da rede de limpeza profissional House Shine, Osvaldo Logo, a primeira recomendação é a manutenção constante na limpeza da parede. “Se deixar encardir ou deixar secar a sujeira secar fica mais difícil. Portanto, quando sujar, limpe de imediato”, orienta. O fundador da empresa de limpeza profissional Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat, recomenda ainda um jeito específico de retirar a nódoa. “A mancha não deve ser limpa de dentro para fora para que ela não se espalhe e aumente de tamanho na superfície”, completa.

Veja as dicas dos especialistas na hora de limpar manchas das paredes:

Manchas em paredes brancas: duas soluções de limpeza são válidas. A primeira – e mais simples – é a utilização de detergente comum e água morna. Para paredes com manchas mais complexas, utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água morna. Nos dois casos utilize um pano de microfibra ou um pano branco macio. Faça movimentos leves, evitando retirar a pigmentação.

Marcas de mãos e manchas de gordura: utilize detergente comum e água morna. No caso da sujeira de gordura, deixe o detergente agir por mais tempo e repita a ação.

Marcas de lápis: para a limpeza de lápis comum (grafite), utilize uma borracha branca, aplicada com delicadeza. Faça com cuidado, pois pode danifica a pintura.

Marcas de lápis de cor ou canetinha: para limpeza em paredes brancas use um solvente (com álcool ou acetona). O segredo, neste caso, é evitar ampliar o risco. Por isso, é fundamental o uso de um cotonete ao aplicar o solvente. “É quase um trabalho de arte. A dica é realizar um pequeno teste em um cantinho da parede antes de iniciar a limpeza”, ensina Osvaldo. Em paredes coloridas, o procedimento acima pode danificar a pintura. A recomendação, no caso de paredes coloridas, é optar pot tintas laváveis.

Mofo: utilize uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco ou peróxido e água morna. Repita a operação até que as nódoas escuras sejam eliminadas. Em casos de manchas mais severas, um pouco de água sanitária diluída em água pode ajudar.

 

+ 5 dicas para conservar a roupa de cama

+ Veja passo a passo como substituir as tomadas de casa

+ Veja os cuidados com a casinha de cachorro

+ Aprenda a retirar o resto de cola que fica nos potes

+ Economize: Amaciante possui inúmeras funções na hora da limpeza

+ Espante e elimine as baratas sem usar veneno

+ Veja como plantar um limoeiro para aromatizar a casa

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

9 Comentários

  1. Gostei muito dos métodos quê vocês estão ensinando à remover manchas, gorduras e muito mais. Estão realmente de parabéns pelas dicas importantes para o nosso dia à dia. São muito inteligentes. Obrigada por tudo e continue nós dando dicas importantes.

  2. Olá, Rosângela! Ficamos muito felizes com o seu comentário! Acho que você também pode gostar dessa matéria cheia de truques de limpeza: http://bit.ly/TruquesLimpeza. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você.

  3. Olá, Eduardo. Como está? Na matéria diferenciamos dicas para paredes brancas, essas soluções devem ser evitadas em outras cores. Um ponto a ser considerar é o tipo de tinta que foi aplicada. Também sugerimos que entre em contato com o fabricante para obter informações técnicas e de composição sobre ela. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  4. Olá bom dia!

    Gostei muito das dicas esta de parabéns só fiquei com uma uma dúvida, a parede da minha casa que se encontra mofada esta pintada de “Palha” eu posso fazer o mesmo procedimento que consta no tópico “Mofo” ?

    Desde já agradeço a atenção.

  5. Olá, Glaycon! Tudo bom? Obrigada pelo comentário. Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  6. Olá, Nelson! Para mofo superficial, onde não há descasques de tinta e reboco, produtos anti-mofo ou impermeabilizantes podem ser a solução. Primeiro, faça a remoção da tinta, pois ela é um tipo de selante e não facilita a penetração nos poros do reboco, para depois passar o produto. Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.