21/09/2015

Veja como utilizar o tablado para criar ambientes diferentes em casa

Material é uma boa pedida para quem quer dividir um cômodo

Fonte: Revista do ZAP

Existem muitas maneiras de dividir um ambiente dentro de casa. Uma das formas é utilizar o tablado, que deixa o espaço com uma cara diferente e mais charmoso. Além disso, o material causa uma organização visual destacando claramente a divisão do cômodo.

Sala de estar de pequeno apartamento foi projetada com plataforma para separar ambiente e guardar a cama durante o dia dentro do tablado (Foto:  Homedit)
Sala de estar de pequeno apartamento foi projetada com plataforma para separar ambiente e guardar a cama durante o dia dentro do tablado (Foto: Homedit)

+ Quartzo leva sofisticação aos ambientes da casa

+ Inove na ligação entre ambientes e na saída de casa

A designer de interiores, Fabiana Visacro, conta que o tablado pode ser inserido em todos os ambientes da casa, mas sempre respeitando o projeto arquitetônico do lugar para que não fique feio. “Serve em todos os ambientes. Até na cozinha pode ser uma ideia bem legal, dando destaque à mesa de refeições”, comenta.

 

Cama embutida em tablado, que sustenta sala de estar, é ótima saída para quem tem pouco espaço em casa
Cama embutida em tablado, que sustenta sala de estar, é ótima saída para quem tem pouco espaço em casa

Na sala de estar, o tablado pode ser inserido para dar mais requinte ao ambiente social. Serve também para incrementar e dar criatividade no quarto das crianças. Se a sua ideia é dar uma reviravolta na área externa, pode optar pelo material para montar um deck ou até mesmo um mini-palco lembrando ambientes musicais.

Cama de casal com outro tipo de tablado (Foto: divulgação/ Greathouse)
Cama de casal com outro tipo de tablado (Foto: divulgação/ Greathouse)

Mas como é feito o tablado? O mais conhecido e utilizado é a estrutura de madeira, mas pode ser feito também com alvernaria revestido com piso, vinílico ou porcelanato. O mesmo modelo do piso da sua casa pode ser mantido no tablado, dividindo o ambiente com o desnível. Outra ideia é variar os materiais para dar mais destaque à divisão do ambiente.

Camas infantis feitas com com tablado de madeira. Projeto Gisele Taranto. O quarto da direita também segue a mesma ideia de usar o tablado. Projeto Sadala Gomido (Foto: Pinterest)
Camas infantis feitas com com tablado de madeira. Projeto Gisele Taranto. O quarto da direita também segue a mesma ideia de usar o tablado. Projeto Sadala Gomido (Foto: Pinterest)

Fabiana ressalta que a viabilidade técnica do apartamento ou da casa deve ser analisada. “Em apartamentos, por exemplo, o peso de uma alvenaria é uma sobrecarga muito grande e, por isso, não é indicado. Em uma casa já é mais adequado ao se tratar de uma área de lazer e é bem mais econômica”, conta a designer.

É importante lembrar que o tablado pode dar a sensação de diminuição do espaço, já que diminui o pé direito do ambiente. Por isso, é mais aconselhável para apartamentos ou casas maiores. “É preciso avaliar o ambiente para ver se a instalação dará mais proximidade e aconchego ao local, ou se o tablado vai tornar o ambiente mais confuso e menor”, finaliza Fabiana.

 

+ Conheça 12 ambientes extravagantes das casas dos famosos

+ Veja como tirar riscos de móveis de madeira

+ Inspire-se com pallets de madeira e crie móveis originais

+ Casa de madeira: conheça o projeto e suas vantagens

+ Entenda como é feita a instalação do piso

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.