12/11/2013

Veja dicas de vistoria ao receber as chaves do imóvel

Ao constatar defeitos aparentes no bem adquirido, o comprador deve reclamar por escrito à construtora no prazo de 90 dias

Fonte: ZAP Imóveis

A pressa e a ansiedade em morar na casa própria faz com que muitas pessoas deixem de fazer uma vistoria detalhada na hora de receber as chaves do imóvel, o que pode trazer problemas futuros.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Segundo estimativa da AMSPA (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), de cada dez prédios entregues em São Paulo, pelo menos três apresentam problemas de vícios de construção ou defeito na obra.

O ideal é visitar o imóvel durante o dia, pois é fundamental uma boa iluminação para que se possa observar os possíveis problemas (Fotos: Banco de Imagens / Thinkstock)

Para evitar aborrecimentos após a mudança para o novo imóvel, é necessário uma vistoria bem feita na propriedade, após receber as chaves. Entre os cuidados nessa etapa estão: checar as partes elétrica, hidráulica, pintura, vidros, revestimentos cerâmicos, louças, metais, ralos e a metragem de cada cômodo do apartamento.

Além desses cuidados, é importante verificar a qualidade das venezianas e esquadrias de alumínio, das portas e janelas. O ideal é visitar o imóvel durante o dia, pois é fundamental uma boa iluminação para que se possa observar os possíveis problemas.

“No caso das esquadrias, é fundamental exigir da construtora a informação do nome ou marca do fabricante do produto e saber se o material está de acordo com a norma técnica ABNT NBR 10821, que varia de acordo com cada região do País e altura da edificação em função da força do vento”, explica Edson Fernandes, engenheiro da Afeal, via nota.

Outro detalhe fundamental é conferir a resistência do material, a fixação dos parafusos, os rasgos de saída de água e a regulagem dos fechos, roldanas, braços e limitadores das esquadrias. Além disso, deve-se observar o funcionamento e a presença dos componentes como: borrachas, escovas, fechos, roldanas, braços e a presença de silicone, tudo isso visando a perfeita vedação.

Entre os cuidados nessa etapa estão: checar as partes elétrica, vidros, revestimentos e a metragem de cada cômodo do apartamento

Já a verificação de uma veneziana é bem prática: ao apagar a luz do cômodo e fechar a esquadria, não se pode ver feixes de luz, a não ser pela veneziana ventilada. Caso seja verificada a passagem de luz entre as folhas e os perfis laterais, significa que por ali também passará água, ar e ruídos. O que está em desacordo com as Normas Técnicas das esquadrias.

“Percebemos que, na ânsia de receber as chaves ou até mesmo por desconhecimento técnico, o proprietário não toma as devidas precauções na verificação do empreendimento. Por isso, nessa etapa é bom contar com o auxílio de um profissional especializado para que possa ajudar, caso encontre irregularidades no apartamento”, aconselhou Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA, também via nota.

Ao constatar defeitos aparentes no imóvel, o comprador deve reclamar por escrito à construtora no prazo de 90 dias. Caso o erro for exposto no dia da vistoria, os reparos devem ser feitos pela incorporadora em até 30 dias.

“Se não for possível um acordo, o dono do bem pode entrar com ação de ‘Obrigação de Fazer’ em juízo, pleiteando o conserto do defeito, pedir indenização ou solicitar a rescisão do contrato com a atualização dos valores, e acrescida de multa”, completa Luz.

23 Comentários

  1. Estas informações são bastante interessante, mas gostaria se possível que me enviasse um modelo completo de laudo de vistoria para imóveis em locação, pois tenho encontrado uma certa dificuldade em fazer este laudo, devido os diversos tipos de acabamentos,pela diversidade de novos materiais de construção existente no mercado, principalmente quando se trata de nomea-los, gostaria que me enviasse um modelo de laudo de vistoria para fins locatícios, o mais atualizado possível. Obrigado.

  2. boa tarde gostaria de saber tudo sobre problemas correlacionado a compra de um imóvel, pois estou comprando um e logo terei que avaliar o mesmo.Grato

  3. Achei fantástico, estou para receber um imóvel e não sabia desses detalhes. Me alertou para estar mais atenta.

  4. Assim como o Fernando Melo do comentário acima (13.11.2013 ás 14:50)também gostaria de receber um modelo completo de laudo de vistoria para recebimento de apartamento novo ( a entrega das chaves é agora no mês de dezembro)preciso fazer a vistoria na entrega das chaves para garantir o conserto com 30 dias. Obrigado

  5. Oi bom dia. Achei muito importante esse alerta sobre defeito que possa aparecer no imóvel. Pois comprei um apartamento e estou para receber á chave na mão no final do ano de 2014. Espero que eu não venha ter problema nenhum, mas vou estar alerta para fazer essas checagem antes de ir morar no apartamento. Estou muito grato pelos conselhos. Obrigado.

  6. Tenho 16 anos que moro na Rua Nelsone que trabalho rua São Paulo 1999, nãoobtive o sucesso desejado, faz muito tempo que quero vender o ponto pra verse as coisas melhorem. Mas, por anda o comprador?Estou vendo que é interessante morar e trabalhar onde a compatibilidade flui na multiplicação do progresso.

  7. Agradeço pelas informações publicadas,pois sempre somos lesados de alguma forma, principalmente em se tratando de negocios que envolvam imóveis e construtoras. Gostaria de receber maiores informações pelo meu e-mail

  8. gostaria de receber um modelo de laudo, o mais completo possível, para vistoria em imóvel novo; para que, se necessário for, utilizar em possível ação judicial de “obrigação de fazer”, no caso em que a incorporadora não tomar as providências necessárias.

  9. Anderson, no nosso site temos diversas matérias sobre o assunto. Você pode consultá-las e ter uma boa base sobre problemas relacionados a compra de imóveis.

  10. Quero agradecer pelas dicas.comprei um apartemento e espero que no ato da entrega esteja tudo certinho, mas caso não esteja, pelas dicas repassadas,saberei como agir.

  11. Olá Joanilson. Infelizmente não temos esse modelo para fornecer, mas você pode consultar a imobiliária. Obrigada!

  12. Também gostaria de receber um modelo completo de laudo de vistoria para recebimento de apartamento novo (a entrega das chaves é agora no mês de dezembro de 2013)preciso fazer a vistoria na entrega das chaves para garantir o conserto com 30 dias. Obrigado

  13. Olá Eliane. Nossa equipe não fornece esse modelo de vistoria que você procura, mas consulte alguma imobiliária e veja se eles podem te ajudar.

  14. Olá!É comum e correto a construtora prineiro chamar para a vistoria e só depois de um tempo entregar as chaves?A construtora do apto que comprei tem feito isso com os moradores da primeira fase e isso me preocupou.Obrigada!

  15. Olá, Michele! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.