22/05/2016

Veja dicas para a instalação do piso vinílico

Revestimento para piso que imita madeira é cada vez mais procurado pelas pessoas

Fonte: ZAP em Casa
Piso vinílico pode ser encaixado ou colado (Fotos: Shutterstock)
Piso vinílico pode ser encaixado ou colado (Fotos: Shutterstock)

Pisos vinílicos de PVC são cada vez mais utilizados. Tem boa absorção de som, o que evita o toque-toque que acontece em outros tipos de revestimentos. Por isso é um dos pisos para cozinha que mais tem busca no mercado. No calor, não aquecem como os carpetes e, no inverno, são mais aconchegantes que o porcelanato, além de que não empenam e nem dilatam.

+ Revestimentos metalizados deixam ambientes mais ousados

+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Alguns são bem parecidos com a madeira, mas tem também os lisos, coloridos ou com estampas.

Saiba mais sobre eles:

Piso vinílico pode ser utilizado em qualquer ambiente?

Sim, em qualquer ambiente interno, mas cuidado: compre o produto para o uso específico. Existem algumas linhas específicas de piso vinílico para cozinha ou banheiro . Ele não é recomendado para áreas externas, porque o sol desbota o pigmento que dá cor ao material.

Como são vendidos os pisos de vinil?

Ele pode vir em placas, réguas ou mantas e é vendido por metro quadrado. Para casas e apartamentos, geralmente usa-se mais o piso vinílico que é vendido em placas ou réguas. Já o piso vinílico em manta é mais usado em salões grandes, como de escritórios e indústrias.

Geralmente são colados com adesivos específicos, fornecidos pelo fabricante – porém, existem réguas vinílicas de encaixe, conhecidas como ‘macho e fêmea’ ou como ‘clique’, que dispensam cola na instalação.

Piso vinílico em manta pode ser vendido por metro quadrado
Piso é vendido de diversas formas e é cobrado por metro quadrado

Como colocar o piso vinílico?

Fácil, rápida e limpa, mas o material exige que a base (contrapiso) esteja sem nenhuma imperfeição. O contrapiso, que fica sob o piso, precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado. O instalador normalmente avalia as condições do contrapiso e, se for preciso, ele vai indicar uma eventual correção.

Antes de instalar, aplica-se sobre o contrapiso uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA. Essa informação é apenas para você controlar o trabalho do instalador e ver se ele está usando o material correto.

As placas e réguas podem ser instaladas pelo morador, mas é importante que um técnico avalie se a base está boa. A ABNT recomenda que as mantas sejam instaladas por mão de obra especializada, pois as emendas exigem equipamento profissional.

Contrapiso deve estar muito bem nivelado para que o piso vinílico não fique com ondulações
Contrapiso deve estar muito bem nivelado para que o vinílico não fique com ondulações

Posso instalar o vinílico sobre outro piso?

Só se for sobre cerâmica, porcelanato ou cimento queimado. Mas atente-se e veja como deve ser a instalação sobre cada um deles.

Se o piso que já estiver lá for cerâmica ou porcelanato, basta passar primeiro a massa niveladora, para que as imperfeições e juntas do piso (rejunte) não apareçam no revestimento vinílico flexível.

Se a cerâmica ou o porcelanato forem do tipo brilhante, antes da massa niveladora será usado um primer para melhorar a aderência à base.

No caso de uma base de cimento queimado, muito lisa, a etapa inicial do serviço é picotar o chão para a massa niveladora aderir.

Piso vinílico pode ser lavado?

Sim, mas não pode ficar submerso na água, exceto os próprios para cozinha e banheiro. A limpeza do dia a dia é feita com vassoura de pelo ou rodo com pano úmido. E para a faxina pesada, pode-se usar detergente neutro ou cera para dar brilho.

Apenas um pano úmido é o suficiente para fazer a limpeza do piso
Apenas um pano úmido é o suficiente para fazer a limpeza do piso

Não pode

Se o piso existente for de madeira ou laminado, eles terão que ser retirados, já que, como são naturais, podem apodrecer e estragar o piso novinho (nem pensar num pepino como esse, né?).

Se for carpete, também será preciso retirar antes.

Dica importante

Se você estiver pensado em colocar vinílico colado sobre outro piso, lembre-se de que provavelmente não será possível preservar o piso original. Quando você o retirar, a cola usada na instalação provavelmente terá prejudicado o piso que estava embaixo. Se quiser voltar a exibir o piso anterior e se o vinílico for para ficar apenas por um tempo – como no caso de um aluguel, por exemplo, em que você tem que devolver a casa com o piso que estava – é melhor optar por réguas vinílicas de encaixe.

+ Aprenda a escolher o melhor piso para a varanda

+ Quer esconder o piso frio? Saiba como

+ Use pisos divertidos nos quartos das crianças

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato

+ Acerte nas medidas da sua casa e evite dor de cabeça na reforma

64 Comentários

  1. Achei muito interessante esse tipo de piso,gostaria de usar em minha casa ,onde encontro? moro em Pernambuco

  2. no caso de instalação de “piso sobre piso”, faltou alertar sobre a provável necessidade de se ajustar a altura das portas

  3. BOA TARDE! GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA. MEU PISO É ARDOSIA. O QUE TERIA QUE SER FEITO ANTES,TIRAR? OU TERIA ALGUM PRODUTO QUE PASSO ANTES PARA NIVELAR. AQUI EM RIBEIRÃO PRETO TERIA ALGUMA FIRMA QUE VCS PUDESSEM ME INDICAR? PRECISO PARA BANHEIRO, COZINHA, AREA DE SERVIÇO E INTERNO. FICO AGUARDANDO A SUA RESPOSTA. OBRIGADA SANDRA

  4. Desculpe a discordância, mas afirmando que este piso pode ser lavado vcs criam uma falsa impressão de que ele pode ser lavado como outros pisos como o ceramico por exemplo. Pois ao ser lavado ele tem sim uma resistencia a agua, isso significa que não vai se estragar devido a isso, porem abaixo deste piso vai ficar agua parada sem que possa escorrer ou até mesmo evaporar, criando possibilidade de nofo e até mesmo odores desagradaveis, portanto acho que cabe esta informação.

  5. Tenho na minha cozinha piso de madeira o tradicional Parquet e cerâmica e gostaria de saber se tirando-os da pra aplicar por cima do piso de cimento. qual a melhor opção?

  6. Tenho este piso em minha empresa, ele realmente é mais em conta para ambientes comerciais. Porém não tem muito brilho e fica os riscos das borrachas dos sapatos. Não recomendo para uma residência.

  7. Valentina, esse piso é vendido por metro sim, e no caso da nossa empresa a mão de obra já faz parte do valor. Podemos lhe atender caso se interesse.

  8. Estou com reforma em casa e hoje a tarde estive na loja PISOART em Curitiba Pr, onde fiz orçamento e segue os valores:Vendido por m² com preço de R$132,00 + R$ 15,00 de mão de obra o m² para instalação. O piso cotado foi o da marca RUFFINO.

  9. Aonde posso encontrar piso vinilicos em Fortaleza Ceara. Gostaria de saber se este tipo de piso é ANTI-CUPIM.

  10. Onde e como é feita essa comercialização do piso, por metro? peças? já está a venda no rio de Janeiro ? acima do contrapiso eu tenho piso , há necessidade de retirá-lo? existe cola própria para a aplicação do vinilico?

  11. O vinílico é a base de PVC e a superfície um pigmentando imitando a madeira, sem necessidade de remédios contra cupim. O vinil também tem a base lisa e com texturas, que imitam madeira de lei. Existem algumas marcas famosas com representantes em cada cidade, ai teria que consultar pelo seu estado.

  12. O vinílico é a base de PVC e a superfície um pigmentando imitando a madeira, sem necessidade de remédios contra cupim. O vinil também tem a base lisa e com texturas, que imitam madeira de lei. Existem algumas marcas famosas com representantes em cada cidade, ai teria que consultar pelo seu estado.

  13. É possiível aplicar piso vinílico com cola fórmica sobre superfície MDF ?Aguardo respostas..Grato.

  14. Bom dia, estou com uma duvida. Ao invez de passar a nata de cimento no chao, nao poderia ser um selador? Daqueles usado antes da pintura na parede? Obrigado.

  15. Oi,adorei o esclarecimento, mas tenho uma pergunta a fazer. Moro de aluguel, minha casa tem tacos ( eu adoro) o que ocorre é que num corredor que dá para o lavado está com os tacos descolados , são mais ou menos 6 tacos descolados ( devido a uma antiga infiltração que já foi sanada) Gostaria de saber se é possível usar o vinílico de encaixe apenas nesse pequeno espaço sem ter que ” cimentar” o piso debaixo. Se não der qual seria a melhor opção para mim? Quero evitar sujeiras da empresa de sinteco, mas naonquero correr o risco de ficar pisando e os tacos saltando. Pensei também em deck modular, o que acha? Pode me ajudar?

  16. Gostei muito do piso , gostaria de saber onde encontra-lo em Porto Alegre-RSe se preciso mexer na altura das portas. Aguardo retorno grande abraço

  17. Olá, João! As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  18. Olá, Thaisa! As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  19. bem gostei muito desse tipo de piso laminas vinilicas adesivas mais estou com medo de colocar pois liguei para uma loja e eles me recomendaram nao colocar pois nao e aprovado aqui disse que solta fica marcado nao adere direito e solta facil e realmente nao recomendaria, disse somente os laminados ou clicados seriam recomendados .fiquei chateado e gostaria de opnioes diferente de pessoas que ja colocaram e se realmente e verdade pois fiquei entusiasmado com as laminas vinilicas adesivas.e se alguem tem dicas se posso colocar em cima de piso frio de ceramica, qual o procedimento que tenho que fazer para a colocaçao , se tem que passar algum produto nos rejuntes e depois algum outro tipo de produto .e se so o adesivo das laminas sao suficientes para a colagem, vi alguem falar que colocou com prego liquido que foi recomendado pelo vendedor da leroy, nao sei nem o que e issi prego liquido e nem como usar.se alguem puder me ajudar com dicas, agradeço a atençao.um abraço atodos.carlos albertosou do rio de janeiro.

  20. Olá, Carlos! Tudo bom? Sugerimos que procure um especialista. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  21. Carlos não use prego liquido. Existe uma preparação sobre piso frio para aderir o material com a cola correta . Material deve ser instalado com a cola correta para não perder garantia.

  22. Prezado Senhor. Boa Tarde.As Dicas são ótimas. show de bola. Preciso saber se posso colocar piso vinílico sobre ardósia?Atenciosamente,Antonio Carlos Costa

  23. Olá, Antonio! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  24. Olá Antônio, sugiro que procure uma loja especializada em vinílicos. Convido-lhe a acessar o site da Ruffino Acabamentos, lá você pode encontrar a loja mais próxima de você.

  25. Olá, Paulo! Essa é uma matéria informativa para te ajudar a conhecer novos projetos. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  26. Olá, Laudenor! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  27. Olá, Edinaldo! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  28. já que nao posso usar o vinilico sobre o laminado, qual seria o piso ideal para instalar sobre o laminado já que a possiblidade de retirar o meu é mula pois tenho armarios planejados nos quartos,

  29. Olá, Marilda. Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  30. Olá, comprei piso vinílico, Goede/Geofloor, para instalar nos meus quartos. A instalação foi realizada por profissional da própria loja, WD pisos, que foi onde comprei o produto, pois comprei com instalação inclusa. Sou leiga no assunto, mas achei já de cara, que o nivelamento que o prestador fez não parecia adequado e ao final da instalação ficaram vários dentes nos alinhamentos/juntas, além de que em vários lugares ao pisar percebesse que não ficaram bem colado. Chamei o representante da loja e após visita ao local disseram que vão remover as réguas e reinstalar as mesmas réguas, e assim resolver o problema. Isso é certo ou deveriam instalar novas réguas?
    Grata Andrea

  31. Olá, Andrea. Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar essa situação com a atenção devida e possa auxiliá-la nessa questão com maior cuidado. Abraços.

  32. Bom dia, comprei o vinilico ospenfloor 5mm reguas, tenho em casa o piso frio con junta de 2mm, eu vou precisar usar a manta para esta colocação ? e quanto ao rodapé consigo colocar o rodape sobrepor que cobre o rodape ceramico, qual o minimo de espaços para dilatação e se é possivel sem correr risco de perda usando os rodapes soprepostos ?, aproveitando qual o minimo de espaços para dilatação dos piso laminados de madeira entre a parede se tambem posso usar o mesmo rodapé sobrepor ?

    Obrigado
    Sergio

  33. Olá, Sérgio! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e phttps://revista.zapimoveis.com.br/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=moderated#comments-formersonalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  34. Olá, eu comprei piso vinilico clicado e vou tentar instalar. É sobre piso de cerâmica, queria saber como fica o acabamento na frente a da porta principal, se tem alguma material.

    Obrigada

  35. Olá, Isabella! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  36. Olá, Bom dia!!!

    Estou transferindo minha bancada do computador de uma parede para outra, dentro do mesmo ambiente. Necessito portanto, redirecionar a fiação da internet e outros, para a parede que receberá a bancada. Pergunto então: Vocês vendes rodapé também? O nosso é da cor castor(?) coma base angulada e tem 6mm de altura. Pretendo retirar o rodapé existente e trocar por um novo. O reaproveitamento nem sempre dá certo…

  37. Olá, Ubiraci! Tudo bem? As imagens que usamos nas publicações são apenas inspirações para você decorar sua casa. Os pisos ou rodapés não estão à venda pelo nosso site. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.