18/04/2016

Veja dicas para ser dono de um imóvel e driblar a crise

Especialista ensina como economizar e pagar um imóvel sem gerar dívidas

Fonte: ZAP em Casa

Ter um imóvel é o sonho de nove a cada dez pessoas, mas como se planejar para um investimento que pode ser o maior de sua vida? Os tempos são de incertezas, juros altos, crise na economia e o medo do desemprego. Porém, é possível sim se programar para evitar que o dinheiro acabe no meio do caminho. Já que o planejamento de um financiamento pode significar a economia de até 50% do valor do imóvel.

+ Diárias para o feriado da Páscoa estão mais baratas em São Paulo

+ Faça as contas para saber se o imóvel cabe no bolso

Segundo o agente de investimentos da ABD Consultoria, Adriano Fonseca, muitos especialistas orientam os seus clientes para que o valor da parcela de seu financiamento não ultrapasse 30% da receita da família. “Em virtude da inflação, e com o aumento das despesas e dos custos da vida familiar, eu oriento que esse valor não exceda 25% da receita”.

imovel_crise
Saiba como se programar financeiramente para comprar um imóvel e não se endividar (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O especialista lembra ainda que é preciso levar em conta no orçamento gastos inesperados que podem surgir como desemprego, manutenção do imóvel e gastos com saúde. Abaixo, veja as repostas para dúvidas mais comuns:

Existe um momento ideal para financiar um imóvel?

A única regra é o momento financeiro. O ideal é que a pessoa não deixe o sonho de ter uma casa própria com medo dos juros, já que em muitos casos é uma opção melhor do que pagar um aluguel. Procurar o auxílio de consultor e pesquisar taxas de diferentes bancos ajuda muito nesta fase inicial, uma vez que a taxa do juro financiada pode ser menor que o valor do aluguel. “Você está antecipando um sonho, mas que não pode pagar de uma vez só”, avalia Fonseca.

Devo pagar mais de uma parcela, caso sobre dinheiro?

É uma medida que vale a pena, desde que exista dinheiro para três meses com as despesas familiares, além do que vai ser gasto nas demais parcelas. “Se o financiador antecipar o pagamento de três meses do seu financiamento, por exemplo, e no quarto mês não tenha mais o dinheiro para pagar a parcela, vai ter que pagar juros, o banco não vai facilitar”, diz Fonseca.  Isso se encaixa também para o 13º salário, se você não tem verba separada para eventuais despesas fora do planejamento, não use ele para antecipar parcelas do seu financiamento.

Estou desempregado e não terminei de pagar as parcelas, o que fazer?

A dica do especialista aqui é a de guardar sempre o equivalente a três parcelas de seu financiamento para qualquer imprevisto, como a perda do emprego. É prudente utilizar a rescisão para adequar o seu planejamento. “Há algumas situações em que os bancos aceitam a suspensão do pagamento por até três meses, mas não ultrapassa esse tempo”, diz Fonseca. Caso a saída seja a venda do imóvel financiado, há algumas alternativas. Uma delas é vender a propriedade no valor de mercado e quitar com o banco. “Não existe transferência de contrato, logo outra pessoa não pode assumir a dívida”, explica o especialista.

Como não perder dinheiro com o financiamento?

O mercado atual oferece bons produtos em renda fixa, isentos de IR. Há também fundos de investimentos que resultam numa boa remuneração. “Uma outra alternativa é o tesouro. Mas é preciso analisar as expectativas e os objetivos da pessoa interessada em fazer um financiamento imobiliário”, diz Fonseca.

 

+ Saiba como declarar imóvel no imposto de renda 2016

+ Confira uma linha do tempo sobre à venda de imóveis no Brasil

+ Preço médio do metro quadrado apresentou menor variação desde 2008

+ Saiba quanto gastar com documentos para comprar um imóvel

+ Saiba qual tipo de imóvel e onde vale a pena investir

+ Ferramentas do ZAP ajudam na hora de comprar ou alugar um imóvel

+ Veja imóveis de até R$ 300 mil em sete cidades

+ Saiba quanto tempo leva para comprar a casa própria

+ Saiba como utilizar o FGTS para comprar um imóvel

+ Ano de 2016 se mostra favorável para comprar casa própria

+ A crise apertou: é melhor renegociar a dívida ou colocar o imóvel a venda?

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

6 Comentários

  1. Tenho um cliente q estava tudo certo com o nome dele mais quando fizemos o crédito dele não aprovou porque um tempo atrás ele ficou com dificuldades financeiras mais negócio é pagou travarão ele não é justo o rapaz ficou desempregado agora nunca pode comprar a Sua casa posso entrar na justiça

  2. Olá, Leandro! Tudo bom? Sugerimos que procure um especialista. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  3. Ola, bom dia!eu tenho um imóvel financiado pela caixa.eu quero usa o FGTS para quitar algumas parcela. só que eu quero quitar de baixo para cima o que o senhor acha? ou é melhor quitar normal de cima para baixo o que eu ganho qual é o melhor pra mim?

  4. Olá, Vanil! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.