30/12/2011

Veja dicas para usar seu ar-condicionado de maneira correta

Veja dicas para usar seu ar-condicionado de maneira correta

Fonte: Revista do ZAP

Celesc dá dicas como o uso da temperatura de conforto média de 24ºC

A chegada do verão e o aumento do poder aquisitivo da população, que passou a adquirir um número maior de aparelhos de ar-condicionado, podem ser um problema para as instalações elétricas. A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), por exemplo, tem orientado os consumidores para o uso racional destes equipamentos.

Segundo a área técnica da Celesc, de forma geral, a temperatura de conforto média é de 24ºC. No entanto, a regulagem da temperatura deve estar de acordo com o bem-estar dos ocupantes do ambiente climatizado, que muda em função de gênero, idade, vestimentas.

Em ambientes grandes ou com grande concentração de pessoas, a Celesc recomenda o ajuste da temperatura dos aparelhos de ar-condicionado em 25ºC, sendo que o limite superior aceitável é 27ºC.

O lugar de instalação do aparelho também é importante para quem o usa durante o verão. O ar-condicionado deve ficar longe dos raios solares e ficar em um local com boa circulação de ar. Os filtros devem ser limpos periodicamente, já que filtros sujos forçam o aparelho e aumentam o consumo de energia.

De acordo com a Celesc, uso inadequado da regulagem de temperatura do seu ar-condicionado pode gerar diversos problemas como aumento exagerado da fatura de energia elétrica, sobrecarga dos circuitos elétrico das instalações do consumidor, sobrecarga nas linhas de distribuição de energia, diminuição da vida útil do aparelho de ar-condicionado, desligamento dos disjuntores de proteção das instalações do consumidor e desligamento de transformadores da rede elétrica.


Leia mais:
>> Ar-condicionado é opção para deixar a casa climatizada nos dias de verão e de inverno
>> Dicas para refrescar a casa no calor
>> Comprar ar-condicionado no inverno pode ser bom negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.