06/01/2016

Veja ideias para reaproveitar o bidê na decoração

Conheça as tendências e saiba o que fazer caso não queira mais ter esse item no seu banheiro

Fonte: Revista do ZAP

A palavra bidê vem do francês, Bidet, invenção francesa do final do século XVII e início do XVIII, utilizado para lavar as partes íntimas do corpo e os pés. A peça foi bastante utilizada, principalmente pelas famílias abastadas, e mais tarde se popularizou. Porém, foi caindo em desuso cada vez mais e hoje pouco se vê bidês instalados nos banheiros das famílias de qualquer classe social.

Bidês modernos são opções para quem não quer deixar de ter a peça no banheiro (Foto: Divulgação)
Bidês modernos são opções para quem não quer deixar de ter a peça no banheiro (Fotos: Divulgação)

“Os bidês foram desaparecendo devido ao surgimento e substituição pelas duchas higiênicas, que são de fácil instalação e mais práticas, podendo ter água aquecida ou não”, explica o arquiteto Anderson Schmidt.

+ Conheça os banheiros luxuosos de dez celebridades

+ Cozinhas e banheiros: qual o melhor modelo de cortina e persiana?

Mas hoje ainda é possível ver vários modelos de bidê, variando dos mais simples aos mais sofisticados, inclusive alguns projetados por designers famosos. “Há até modelos que integram o vaso sanitário, o chamado bidê eletrônico, que pode ter o assento aquecido, água quente e controle remoto”, diz.

A ducha colocada no vaso sanitário pode substituir o bidê, dar a mesma função e liberar espaço no ambiente (Foto: Divulgação)
A ducha colocada no vaso sanitário pode substituir o bidê, dar a mesma função e liberar espaço no ambiente

“Para quem quer retirar o bidê existente no seu banheiro a indicação é instalar a ducha higiênica. Mas caso não queira ter a ducha, a recomendação é somente tampar o ponto de saída de água e, se houver instalação elétrica, isolar o ponto elétrico”, recomenda Anderson Schmidt.

“Mas se você quiser instalar um bidê novo no banheiro, a sugestão é optar pelo bidê eletrônico, que é muito prático. Para quem é mais tradicional e quer a peça convencional, a sugestão é verificar a decoração do banheiro, analisar se é mais contemporânea ou mais clássica e, a partir daí, procurar o bidê que melhor irá se encaixar, variando dos mais simples até os de design”, comenta.

O bidê pode se transformar em um vaso de flores e alegrar o ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)
O bidê pode se transformar em um vaso de flores e alegrar o ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

O arquiteto sugere ainda que o bidê antigo que for retirado e que seria descartado pode ser transformado em floreira. Assim, ele se tornará uma peça decorativa. Outra opção é levá-lo para empresas de reciclagem, que irão triturar a peça, transformando-a novamente em pó para criar um novo produto.

 

+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar

+ Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores

+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas

+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa

+ Rolo de papel higiênico se transforma em peças decorativas

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.