A palavra bidê vem do francês, Bidet, invenção francesa do final do século XVII e início do XVIII, utilizado para lavar as partes íntimas do corpo e os pés. A peça foi bastante utilizada, principalmente pelas famílias abastadas, e mais tarde se popularizou. Porém, foi caindo em desuso cada vez mais e hoje pouco se vê bidês instalados nos banheiros das famílias de qualquer classe social.

“Os bidês foram desaparecendo devido ao surgimento e substituição pelas duchas higiênicas, que são de fácil instalação e mais práticas, podendo ter água aquecida ou não”, explica o arquiteto Anderson Schmidt.
+ Conheça os banheiros luxuosos de dez celebridades
+ Cozinhas e banheiros: qual o melhor modelo de cortina e persiana?
Mas hoje ainda é possível ver vários modelos de bidê, variando dos mais simples aos mais sofisticados, inclusive alguns projetados por designers famosos. “Há até modelos que integram o vaso sanitário, o chamado bidê eletrônico, que pode ter o assento aquecido, água quente e controle remoto”, diz.

“Para quem quer retirar o bidê existente no seu banheiro a indicação é instalar a ducha higiênica. Mas caso não queira ter a ducha, a recomendação é somente tampar o ponto de saída de água e, se houver instalação elétrica, isolar o ponto elétrico”, recomenda Anderson Schmidt.
“Mas se você quiser instalar um bidê novo no banheiro, a sugestão é optar pelo bidê eletrônico, que é muito prático. Para quem é mais tradicional e quer a peça convencional, a sugestão é verificar a decoração do banheiro, analisar se é mais contemporânea ou mais clássica e, a partir daí, procurar o bidê que melhor irá se encaixar, variando dos mais simples até os de design”, comenta.

O arquiteto sugere ainda que o bidê antigo que for retirado e que seria descartado pode ser transformado em floreira. Assim, ele se tornará uma peça decorativa. Outra opção é levá-lo para empresas de reciclagem, que irão triturar a peça, transformando-a novamente em pó para criar um novo produto.
+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar
+ Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores
+ Veja ideias para reaproveitar água do chuveiro e da máquina de lavar
+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu
+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas
+ Inspire-se para decorar os vãos e cantos da sua casa
+ Rolo de papel higiênico se transforma em peças decorativas
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página