29/07/2015

Veja mesas de jantar ideais para a sua casa

Antes de decidir o formato, avalie o espaço disponível e a configuração do ambiente

Fonte: Revista do ZAP

Veja mesas de jantar ideais para a sua casa. Antes de decidir o formato, avalie o espaço disponível e a configuração do ambiente

Se você está mobiliando ou mudando a decoração da sua sala de jantar, saiba que a escolha do formato da mesa de jantar ideal depende muito do tamanho do ambiente. Segundo a designer de interiores Patrícia Pasquini, quando a sala de jantar tem um formato retangular você pode projetar no espaço uma mesa retangular.

Mesa redonda aproxima as pessoas e é ideal para lugares com pouco espaço para circulação (Foto: Shutterstock)
Mesa redonda aproxima as pessoas e é ideal para lugares com pouco espaço para circulação (Fotos: Divulgação)

+ Saiba usar as luminárias pendentes na sala de jantar

+ Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa

“O importante é medir o espaço disponível para não errar o tamanho da mesa. Esse é um erro comum cometido por aqueles que não têm a orientação de um profissional. As pessoas comentam que precisam de uma mesa grande e muitas cadeiras para receber os amigos em casa, mas não verificam se realmente a mesa caberá na sua sala de jantar. Caso contrário, o móvel ficará tumultuado e desproporcional em relação ao ambiente”, orienta.

Mesa retangular é boa para ser usada em uma sala do mesmo formato
Mesa retangular é boa para ser usada em uma sala do mesmo formato

Uma boa opção é a mesa oval, que pode acomodar de seis até dez pessoas, dependendo do tamanho da mesa e do ambiente. “Diferentemente da mesa retangular, a oval economiza um pouco de espaço e elimina as quinas na circulação, além de deixar um aspecto mais leve e com um visual diferenciando, fugindo do comum”, avalia.

Outra boa opção é a mesa redonda para ambientes e salas que tenham formato irregular e paredes muito recortadas. Uma mesa com diâmetro de 1 metro acomoda até quatro cadeiras. Se tiver 1,40 metro de diâmetro, poderá acomodar até seis cadeiras.

Para driblar o problema de falta de espaço, outra opção pode ser o uso de bancos mesclados com cadeiras para compor a mesa de jantar. A proposta mais despojada tem a vantagem de se adequar mais facilmente a ambientes compactos, já que nos bancos pode-se sempre colocar mais um convidado à mesa. Nesse caso, é importante buscar a harmonia das peças, tanto no material usado nas cadeiras e bancos, como nos acabamentos ou estilos propostos.

Banco de um lado e cadeiras do outro otimizam espaço (Foto: Projeto Mariana Boro/ Divulgação)
Banco de um lado e cadeiras do outro otimizam espaço (Foto: Projeto Mariana Boro/ Divulgação)

A desvantagem do uso de bancos, no entanto, é a falta de encosto, que pode se tornar incômodo. Uma alternativa é colocar o banco próximo a uma parede, que ajudará a acomodar as costas de quem se sentar nele. Neste caso, dependendo do modelo, é possível acrescentar encostos também.

 

+ Saiba escolher os móveis certos para uma sala pequena

+ Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m² 

+ Descubra quais são as 7 vantagens em morar em um imóvel pequeno

+ Conheça técnicas para transformar um espaço em dois ou mais ambientes

+ Itens de decoração de casamento podem ser feitos em casa. Aprenda

+ Caixa vai financiar apenas 50% do imóvel usado

+ Feirão da Caixa 2015 – Veja locais e datas do evento

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.