16/11/2015

Veja o que fazer para renovar o piso de taco

Arquiteta dá dicas para fazer uma pintura e deixar o revestimento novo

Fonte: Revista do ZAP

O piso de taco ainda é encontrado em imóveis mais antigos. Com a grande variedade de revestimentos, o material ficou um pouco de lado mas ainda há quem goste. Uma boa ideia e uma opção econômica para restaurar o taco é pintar e deixá-lo com uma cara original.

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu

+ Veja dicas para evitar erros na instalação do piso vinílico

A arquiteta Rosa Maria Degrazia acredita que há bons motivos para que a pintura seja uma opção viável para quem quer trocar o piso de taco. Ela aconselha a contratação de mão de obra especializada, mas você pode fazer em casa por conta própria. Só dá um pouquinho de trabalho.

Pintura pode ser uma boa alternativa para o antigo piso de taco (Foto: Reprodução/Frenchy Fancy)
Pintura pode ser uma boa alternativa para o antigo piso de taco (Foto: Reprodução/Frenchy Fancy)

“O primeiro e mais importante motivo é que se o piso for taco de madeira nobre e esteja muito destruído, a pintura irá disfarçar as imperfeições. O segundo motivo é por ser um processo mais rápido e mais barato e, por fim, simplesmente pela vontade de mudar e ousar”, sugere Rosa Maria.

A arquiteta ressalta que é importante utilizar esmalte sintético ou tinta Epóxi para fazer a pintura do taco. Mas, antes de começar, deve-se tomar alguns cuidados para que o resultado fique o melhor possível.

“É necessário lixar e retirar todo o esmalte ou cera e restaurar todas as imperfeições, para depois aplicar a tinta e depois aplicar uma resina ou verniz para maior proteção”, conta Rosa Maria.

Todo o esmalte do taco deve ser retirado (Foto: Shutterstock)
Todo o esmalte do taco deve ser retirado (Foto: Shutterstock)

Para quem quer arriscar e seguir o estilo de faça você mesmo , segue abaixo um passo a passo com as orientações da arquiteta:

Passo 1: Feche os buracos e defeitos do piso a ser pintado com massa de calafetar, ou pó de serra misturado com cola para madeira;

Passo 2: Remova o revestimento antigo existente no piso. Para cera use removedor, se for verniz, deve-se lixar até a madeira aparecer totalmente e ficar lisa;

Passo 3: Após o processo de remoção do produto antigo, efetue uma boa limpeza, retirando totalmente a poeira formada;

É importante utilizar esmalte sintético ou tinta Epóxi (Foto: Reprodução/Pinterest)
É importante utilizar esmalte sintético ou tinta Epóxi (Foto: Reprodução/Pinterest)

Passo 4: Na sequência, isole as paredes com fita crepe;

Passo 5: Inicie o processo pintando primeiramente as bordas com pincel de cerdas largo e macio. Na parte interna do ambiente, use um rolo de veludo rebaixado.

Passo 6: Depois de secar bem – que vai depender do tempo – passae uma segunda demão da tinta;

Passo 7: Para maior proteção, após a secagem completa da tinta, passe uma demão de verniz a base de água.

A cor vai depender do gosto de cada um (Foto: Reprodução/Pinterest)
A cor vai depender do gosto de cada um (Foto: Reprodução/Pinterest)

Outros estilos

Alguns arquitetos estrangeiros utilizam algumas técnicas de pintura de taco mais complexas. O resultado é incrível, com um jogo de cores que transforma totalmente o ambiente.

A arquiteta dinamarquesa Pernille Snedker Hansen utiliza a técnica chamada marmorização. Ela pinta as madeiras uma a uma e cria um conjunto de cores vibrantes. Ela utiliza madeiras naturais e simula desenhos como, por exemplo, de ondas e rios.

taco pintado
Este piso de taco simula ondas (Foto: Reprodução/Snedker Studio)
taco pintado
Neste outro projeto, a arquiteta utilizou apenas alguns tacos para fazer um carpete simulando um rio (Foto: Reprodução/Snedker Studio)

Os arquitetos do estúdio israelense Raw-Edges gostam de utilizar as cores para criar desenhos mais harmonizados. Também fazem a pintura dos tacos peça por peça. Em alguns projetos utilizam uma base de apoio para os pisos de taco.

Foram utilizados 5.644 tacos para forma esse piso de taco pintado em uma loja de roupas (Foto: Reprodução/Raw-Edges)
Foram utilizados 5.644 tacos para forma esse piso de taco pintado em uma loja de roupas (Foto: Reprodução/Raw-Edges)
Neste projeto foram utilizados 15 cores diferentes (Foto: Reprodução/Raw-Edges)
Neste projeto foram utilizados 15 cores diferentes (Foto: Reprodução/Raw-Edges)

 

+ Entenda como é feita a instalação do piso

+ Quer esconder o piso frio? Saiba como

+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso

+ Confira 5 testes indispensáveis para reconhecer piso bem feito

+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail  no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

22 Comentários

  1. Bom dia!Amei essas pinturas em tacos gostaria de receber mais esclarecimentos,principalmente sobre Raw- Edges.Gostaria de saber sobre pintura de pisos frios e revestimentos.obrigadaSonia

  2. Gostei muito da matéria sobre como renovar o piso de taco. Tenho interesse em saber onde encontro profissionais para realizar esse trabalho. Detalhe: moro na cidade de Santos – SP.Parabéns pela matéria e obrigado.Mauro

  3. meu apartamento é todo no taco eu adoro, só que está ficando sem o brilho e eu queria fazer o serviço só que eu não sei quais matérias usar e como comprar.

  4. Sou uma colecionadora de ideias geniais como estas. Gostaria de receber dicas, pois adoro aplica´-las em minha casa.Muito obrigada. Vera Fantini.

  5. Tenho ardosia nas salas, cozinha e banheiros. É uma linda pedra verde mas está desgastada pelo tempo. Há como recuperá-las sem o lichamento com água já que estão indoor?

  6. Olá, Nicola, tudo bem?Poderia nos informar seu e-mail para enviarmos as notícias sobre o assunto.Obrigado!

  7. Boa tarde é possível receber mais notícia sobre pintura em taco, esse taco que foi pintado de preto ficou show.Abs

  8. Olá, Alexandre! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  9. Olá, Sonia! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  10. Boa tarde , eu lendo o artigo, diz que para rejuntar tem que ser com pó e cola. Eu contratei uma pessoa que fez o pó com agua e estou vendo uns sinas de umidade em alguns lugares, no que me fez pesquisar sobre o assunto por achar que ficou agua embaixo do taco, que alguns lugares soltou o taco e antes não tinha nenhum taco solto e até o rejunto esta soltando quando varro o chão. Gostaria de sua opinião sobre o que relatei. Desde já agradece pela ajuda e atenção.

  11. Olá, Cristina! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  12. Olá, Nilson! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.