O piso de taco ainda é encontrado em imóveis mais antigos. Com a grande variedade de revestimentos, o material ficou um pouco de lado mas ainda há quem goste. Uma boa ideia e uma opção econômica para restaurar o taco é pintar e deixá-lo com uma cara original.
+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de piso e escolha o seu
+ Veja dicas para evitar erros na instalação do piso vinílico
A arquiteta Rosa Maria Degrazia acredita que há bons motivos para que a pintura seja uma opção viável para quem quer trocar o piso de taco. Ela aconselha a contratação de mão de obra especializada, mas você pode fazer em casa por conta própria. Só dá um pouquinho de trabalho.

“O primeiro e mais importante motivo é que se o piso for taco de madeira nobre e esteja muito destruído, a pintura irá disfarçar as imperfeições. O segundo motivo é por ser um processo mais rápido e mais barato e, por fim, simplesmente pela vontade de mudar e ousar”, sugere Rosa Maria.
A arquiteta ressalta que é importante utilizar esmalte sintético ou tinta Epóxi para fazer a pintura do taco. Mas, antes de começar, deve-se tomar alguns cuidados para que o resultado fique o melhor possível.
“É necessário lixar e retirar todo o esmalte ou cera e restaurar todas as imperfeições, para depois aplicar a tinta e depois aplicar uma resina ou verniz para maior proteção”, conta Rosa Maria.

Para quem quer arriscar e seguir o estilo de faça você mesmo , segue abaixo um passo a passo com as orientações da arquiteta:
Passo 1: Feche os buracos e defeitos do piso a ser pintado com massa de calafetar, ou pó de serra misturado com cola para madeira;
Passo 2: Remova o revestimento antigo existente no piso. Para cera use removedor, se for verniz, deve-se lixar até a madeira aparecer totalmente e ficar lisa;
Passo 3: Após o processo de remoção do produto antigo, efetue uma boa limpeza, retirando totalmente a poeira formada;

Passo 4: Na sequência, isole as paredes com fita crepe;
Passo 5: Inicie o processo pintando primeiramente as bordas com pincel de cerdas largo e macio. Na parte interna do ambiente, use um rolo de veludo rebaixado.
Passo 6: Depois de secar bem – que vai depender do tempo – passae uma segunda demão da tinta;
Passo 7: Para maior proteção, após a secagem completa da tinta, passe uma demão de verniz a base de água.

Outros estilos
Alguns arquitetos estrangeiros utilizam algumas técnicas de pintura de taco mais complexas. O resultado é incrível, com um jogo de cores que transforma totalmente o ambiente.
A arquiteta dinamarquesa Pernille Snedker Hansen utiliza a técnica chamada marmorização. Ela pinta as madeiras uma a uma e cria um conjunto de cores vibrantes. Ela utiliza madeiras naturais e simula desenhos como, por exemplo, de ondas e rios.


Os arquitetos do estúdio israelense Raw-Edges gostam de utilizar as cores para criar desenhos mais harmonizados. Também fazem a pintura dos tacos peça por peça. Em alguns projetos utilizam uma base de apoio para os pisos de taco.


+ Entenda como é feita a instalação do piso
+ Quer esconder o piso frio? Saiba como
+ Saiba como limpar diferentes tipos de piso
+ Confira 5 testes indispensáveis para reconhecer piso bem feito
+ Veja o que você precisa saber sobre cerâmica e porcelanato para evitar problemas
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página