A médica veterinária Aline Hirosse, especializada em fisioterapia animal, explica que o ambiente onde o cachorro fica merece bastante atenção, principalmente no verão, época de chuva e calor. Isso é importante para a saúde do animal de estimação e também com a de toda a família.
A veterinária orienta sobre quais os cuidados os donos devem tomar e também qual o tipo de casinha de cachorro é a mais duradoura. Veja abaixo:
+ Veja como criar um espaço criativo para o seu pet gastando pouco
+ Cachorro pode ganhar casa igual a de seu dono
Casa de plástico x casa de madeira
A casa de plástico é mais fácil de higienizar. Ela é prática, leve e pode ser lavada com mangueira ou com balde com água e detergente. Se houver cheiro forte, pode ser usado água sanitária 50% (uma tampinha para um litro) e passado um pano úmido. Enxágue e, em seguida, passe um pano com desinfetante.
A maioria das casinhas é de polietileno, material atóxico. O ponto negativo é que elas duram menos ao serem expostas ao sol e à chuva.

Já a casa de madeira exige mais cuidados com a limpeza, mas é mais confortável para o bichinho e tem uma durabilidade maior. “A madeira absorve parte do calor e é resistente à chuva e ao vento. No frio, ela mantém o calor do corpo do animal”, comenta a especialista.
A casa de madeira com opção de tampa removível é a melhor para higienizar, segundo a veterinária. “No final da limpeza, coloque um pano no fundo da casinha e coloque tudo por cima, prendendo esse pano. Assim facilita a limpeza”.

Aline recomenda que o dono use um impermeabilizador com cera natural toda vez que for fazer a limpeza. A aplicação deve ser feita assim que a peça for comprada. O morador deve encerar a parte externa da casinha, assim a água não será retida na madeira quando chover. Ela também diz que é necessário colocar “pezinhos” na base da casinha para que não haja absorção de água na base. Aline comenta que essas medidas evitam que surjam fungos. “Isso traz problemas para o animal e para os moradores”, comenta a médica.
Para a limpeza da casa de madeira, Aline orienta higienizar com água sanitária 50% (uma tampinha para um litro), passar um pano em toda a parte interna e deixar agir por 5 minutos. É necessário passar um pano seco e um outro pano com desinfetante ou com eliminador de odor, como o de citronela, por exemplo.
É necessário fazer a limpeza da casinha de cachorro 1 vez ao mês, alerta Aline.
+ Saiba qual é o cachorro de estimação ideal para cada imóvel
+ Organize a casa para evitar acidentes com os pets
+ Condomínios podem proibir animais de estimação? Entenda
+ Saiba como organizar o cantinho dos animais de estimação
+ Saiba como preparar a casa para seu bicho de estimação
+ Veja 10 dicas para deixar seu bicho de estimação mais seguro em casa
+ Aprenda a cuidar do seu bicho de estimação no inverno
+ Saiba como proteger seu bicho de estimação dos fogos de artifício
+ Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim
+ Conheça as 10 casas mais incríveis para bicho de estimação
+ Gatos de estimação: Conheça as diferenças entre as raças
+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página