31/03/2016

Veja passo a passo como substituir as tomadas de casa

Processo não é tão simples e demanda alguns cuidados, mas é possível ser feito sem sustos

Fonte: ZAP em Casa

Desde que o padrão de tomadas brasileiro mudou, quem tem eletrodomésticos e eletrônicos mais antigos precisa se valer de adaptadores para manter tudo funcionando.

+ Veja os cuidados com a casinha de cachorro

+ Aprenda a retirar o resto de cola que fica nos potes

No entanto, o correto é substituir a tomada inteira, atualizando-a para o padrão atual. O processo não é tão simples, mas é possível de ser feito em casa com ferramentas básicas.

1) Comprando a tomada nova

Existem basicamente dois tipos de tomadas à venda, as de 10 ampéres e as de 20 ampéres. Escolha a mais potente se a tomada for usada por equipamentos que consomem mais energia, como geladeiras, ar-condicionado, secadores de cabelo e etc. Ela valerá também para os itens menos potentes. Procure sempre itens certificados pelo Inmetro.

2) Antes de mexer na tomada, desligue o disjuntor correspondente à área da casa onde se vai trocar a tomada

Isso vai evitar acidentes com choques elétricos durante o processo de troca da tomada. Além disso, caso ocorra algum erro na instalação, pode evitar que toda a parte elétrica da casa seja comprometida.

como_trocar_tomada
Alguns cuidados são necessários na hora de trocar as tomadas da casa (Foto: Multicoisas/Divulgação)

3) Ao abrir a tomada, desconecte os fios e veja se ainda está escrito neles o diâmetro transversal

Se o número não estiver à mostra, meça o diâmetro com uma régua simples. Caso o fio tenha 1,8 mm ou mais, ele é seguro e aguenta as tomadas mais fortes, de 20A. Se for menor, é melhor não arriscar e chame um profissional para revisar a parte elétrica da casa.

4) Se a nova tomada for do tipo dupla ou tripla, para até três aparelhos e aposentar de vez os benjamins, é preciso mais cuidado

Não divida os fios por conta própria e chame um eletricista para fazer o serviço com mais segurança. O mesmo serve para tomadas com interruptores, cujo processo é mais complexo. Se for dividir a fiação, use as tomadas de 10A e evite usar equipamentos que puxem muita energia. Para estes, use tomadas simples.

tomada
Para trocar as tomadas mais antigas por modelos mais atuais são necessárias algumas ferramentas (Foto: Multicoisas/Divulgação)

5) Retire o espelho da tomada, que pode ser parafusado ou apenas encaixado

Para tomadas simples, há apenas dois fios. Um azul claro e outro colorido, em geral preto ou vermelho. Corte fora a parte desencapada e abra novamente o fio, deixando cerca de 1 centímetro de cobre para fora, para fixar melhor na nova tomada. Na tomada com três furos, o do meio é sempre o fio terra. Se não houver terra, deixe o conector do meio vazio. Os outros dois podem ser ligados de qualquer lado.

6) Tome cuidado para não deixar fios soltos ou desencapados

Corte eventuais sobras de fio, para que não fiquem enrolados dentro da tomada. A possibilidade de eles entrarem em curto aumenta.

7) Religue o disjuntor e teste as conexões

Nessa hora, vale deixar para colocar depois o espelho da tomada nova. Se algo não funcionar, será necessário retirar tudo de novo.

 

+ Entenda o que mudou com o novo padrão de três pinos para tomadas

+ Espelhos decorativos para tomadas e interruptores são tendência no mercado

+ Pequenos consertos: saiba como trocar uma tomada ou interruptor de luz

+ Novo padrão de tomadas: venda de aparelho com plugue antigo fica proibida

+ Eletrônicos estão cada vez mais longe da tomada

+ Definido modelo de plugues e tomadas

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.