02/10/2014

Veja quais são as responsabilidades de inquilino e proprietário do imóvel

Se você mora de aluguel, saiba quem deve pagar pelos reparos ou despesas de condomínio

Fonte: ZAP

Quem mora em casa ou apartamento alugado costuma ter dúvidas sobre quando é a hora de transferir alguma conta para o proprietário do imóvel.

Contas de manutenção e conservação do imóvel pesam no bolso do inquilino (Foto: Shutterstock)

+ Ferramenta mostra o preço estimado do seu apartamento

+ Saiba se vale à pena morar em flat

Para as locações feitas no Brasil, normalmente o inquilino paga, além do aluguel, o IPTU, as tarifas cobradas pelos serviços de utilidade pública (como energia e gás), a manutenção e conservação do imóvel e também as despesas do condomínio e seguro contra incêndio, caso viva em apartamento.

O proprietário, por sua vez, fica responsável pelos investimentos de capital no imóvel – inclusive as despesas extraordinárias de condomínio.

O advogado Marcelo Valença, responsável pela área de Direito Imobiliário do escritório Aidar SBZ Advogados, diz que se o problema a ser resolvido estiver em uma coluna de sustentação do prédio ou num encanamento que leva água do térreo até a caixa d´água, a responsabilidade será do proprietário.

Valença alerta que se há um defeito na fiação elétrica entre o poste e o quadro de força da casa quem deve arcar com a despesa é o dono do imóvel. Por outro lado, se o pepino estiver nas telhas, canos ou fios que saírem das colunas ou troncos principais, a conta vai para o locatário.

Veja abaixo o que mais é de responsabilidade do inquilino e o que diz respeito ao proprietário:

Cupim

Quando a infestação começa após a locação, o inquilino deve contratar e pagar pela dedetização. Se o foco já existia antes do contrato, a responsabilidade é do dono.

Encanamento e fiação

Caso as instalações apresentem problemas antes da locação, a troca deve ser providenciada pelo locador. Entupimentos, vazamentos, curtos e outros danos causados pelo inquilino devem ser pagos por ele.

Fachada

Caso a assembleia do condomínio decida reformar a fachada do prédio (com pintura, por exemplo), a conta vai pesar no bolso do proprietário. Se optar apenas por lavar a fachada, ou seja, fazer uma manutenção, o custo vai para o inquilino.

Despesas do condomínio

São de responsabilidade do inquilino todas as despesas de manutenção, como limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum. Consumo de água, luz, esgoto, manutenção e conservação dos jardins, elevadores, bombas hidráulicas, interfones, portões, segurança, equipamentos de lazer, piscina e sala de ginástica também pesam no bolso do morador.

Despesas extraordinárias de condomínio, como obras de reformas de melhorias ou que interessem à estrutura integral do imóvel, vão parar na conta do proprietário, assim como obras de manutenção destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício, pintura da fachada e esquadrias externas, compra e instalação de equipamentos em geral e decoração e paisagismo nas áreas comuns.

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

+ Título de capitalização pode ser oferecido como garantia locatícia

+ Vai comprar a casa própria? Saiba como baratear o financiamento

+ Confira oito dúvidas sobre financiamento de imóvel

+ Evite erros na hora de escolher a tinta para sua casa

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco

 

 

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? CLIQUE AQUI e cadastre-se

89 Comentários

  1. POR FAVOR ,PRECISO DE UMA INFORMACAO,AO ALUGAR UM IMOVEL QUAL E A REGRA OU LEI. PAGA O PRIMEIRO ALUGUEL E MORA, OU MORA PRIMEIRO E DEPOIS DE UM MES PAGA O ALUGUEL.AGUARDO A RESPOSTA .OBRIGADO.

  2. Tenho uma dúvida, queria que alguém me esclaresse. Tenho um apartamento e está alugado desde abril. A inquilina não paga o aluguel e o condomínio há 2 meses. Fiz uma cobrança por e-mail, não sei se já devo ir atrás do fiador.O que faço?Obrigada pela atenção,Sueli

  3. Bom dia,Somos estrangeiros e temos alugado um apartamento. A relacâo com o proprietario e boa, só que temos recebedo correspondencia do antiguo inquilino. Onde (e a que instituçao) podemos informar que o inquilino (anterior) ja nâo mora nesse apartamento.

  4. Boa tarde!Moro em apartamento alugado há 19 anos e existe uma divida do condomínio junto a imobiliária que foi feito um rateio em 5 parcelas a minha duvida é quem paga essa divida sou eu ou é o proprietário??????????? Por favor me respondam porque já pesquisei mas não estou de quem é a divida , eu aguardo se puderem mandar pro e-mail ficarei muito grata.Obrigado!

  5. Olá, eu e meu esposo somos universitários, como não é novidade: cada centavo conta. Nos mudamos há 2 meses e o condomínio já teve alta. Não fomos convocados para reunião de condomínio, e não fomos comunicados sobre a alteração de valores. Na imobiliária disseram que é com a administradora, na administradora empurram para o síndico… Parece piada, mas a alta de R$ 30,00/mês bagunçou nosso orçamento porque não nos programamos. O que faço?

  6. Olá, Thaisa! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  7. Estou em uma casa alugada desde fevereiro ja notificamos um vazamento que é dano estrutural e o proprietário autorizou o primeiro conserto porém estou em outros lugares e a conta está absurda quem deve pagar a conta? pois o mesmo não quer arcar e nem conserta outros vazamento e não quer me dar a multa contratual sendo que identifiquei antes dos 45 como pede o contrato. E ainda quer que eu devolva a casa sem as respectiva multas. Como proceder?

  8. Olá, Sheila! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  9. Olá, Regina! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  10. Bom dia vocês poderiam me ajudar. Aluguei uma casa a 4 anos já teve três enquilinos na parte de baixo.sendo que a parte de baixo é um porão e já tive problemas com água e luz tendo que pagar as contas do outro inquilino. Passei para a imobiliária e eles falaram que era problema meu e do outro e nquilino.só que no endereço só tem um relógio de água e luz eles não têm que separar água e luz das duas residência.

  11. Olá, José! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  12. Bom dia vocês poderiam me ajudar. Moro em um kitnet alugado há 13 anos e existe 5 parcelas atrasada por motivo de está desempregada, moro eu e minha filha.Eu fiz um acordo com a proprietária pra pagar todo mês R$ 200 reais, até eu conseguir um novo emprego.No começo ela aceitou, mais agora mandou eu ir embora. Sendo que ela não faz contratos de aluguel pra ninguém, só de boca, até porque ela não paga IPTU. O que devo fazer no momento não tenho pra onde ir e durante esses anos nunca fiquei nessa situação de está com essas pendencias… Eu sempre tive um ótimo relacionamento com a proprietária. Eu aguardo se puderem mandar pro e-mail ficarei muito grata.Obrigado!

  13. Aluguei um imóvel e a bomba com menos de um ano de instalada quebrou. Quem deve arcar com a despesa da substituição ou reparo do equipamento, o Inquilino ou o Proprietário? Favor informar para meu e-mail, se possível.

  14. Olá, Edvaldo! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  15. Olá, Roseli! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  16. Bom dia!!!Moro em uma Vila de 3 kitnet, sendo que a dona fez tanto o sistema de esgoto, como o de água, para os 3.Estou com problema com os dois. O esgoto vive c problema de entupimento e a conta de água vem só uma e os outros não estão pagando.Liguei pra dona e pedi uma intervenção e ela me disse que eu converssasse com eles.Estou 4 meses no local e não os conheço direito.Isso procede, sou eu que tenho q cobrar a água , pra que cada um pague dia parte?Me ajude porfavor!Obrigada

  17. Olá, Ju! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  18. Olá. Estou ocupando uma casa como inquilino e solicitei o reparo do telhado quando identifiquei infiltração de água. Posteriormente recebi no boleto do aluguel um valor complementar para pagamento referente à manutenção de calhas. Os custos das obras do telhado foram pagas pelo proprietário.A minha dúvida é se eu não deveria ter recebido um orçamento para aprovar a manutenção da calha ou mesmo optar por outro profissional para fazê-la.Segundo a imobiliária não é necessário qualquer satisfação porque não necessitam de aprovação prévia pelos moradores, somente a comprovação das despesas através de NF ou recibos de prestadores. A Lei inquilinato diz:”§ 3º No edifício constituído por unidades imobiliárias autônomas, de propriedade da mesma pessoa,os locatários ficam obrigados ao pagamento das despesas referidas no § 1º deste artigo, desde quec omprovadas.”É mesmo assim? Mesmo sendo uma casa alugada unicamente por mim. Abro a porta para ser feito um reparo do telhado e podem fazer o que quiserem de manutenção adicional e simplesmente apresentarem a conta?Desde já agradeço a vossa informação

  19. Olá, César! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  20. Ola sou o proprietario de um apartamento em um condominio fechado, o inquilino não esta pagando os algueis , gostaria de saber se eu posso mandar o sindico cortar a luz do apartamento , mesmo a luz estando no nome do inquilino ?

  21. Olá, Paulo! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  22. Ola! Boa noite.Estou com uma dúvida ao entrar no imóvel paguei a fiança, nunca atrasei mês algum e precisei usar o mês da fiança como entrei 22/02 por mottivo de saúde iria ficar com o mês 6 na fiança ela disse que terei que sair da casa dia 22/06 e a minha fiança que entreguei fora que ainda dei mas 130,00 que falou que seria calção então é correto isso…Aguardo resposta

  23. Olá, Virginia! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  24. por favor tirem um duvida minha…. o apartamento em que eu morava com minha familia pegou fogo (area de serviço e cozinha), as proprietárias vieram ver no dia do incendio e depois conversamos com elas dizendo que nao iriamos morar mais no mesmo imóvel. pagamos o aluguel referente ao mes anterior (maio/2016) e depois disso saímos do apartamento porque nao há condições de residir devido a fumaça etc. minha pergunta é: temos que continuar pagado o aluguel do imóvel se não estamos morando mais? e uma outra coisa é que desde o primeiro dia em que fomos morar houve um principio de incêndio no chuveiro elétrico da suite, e depois as lampadas estavam começando e queimar em todas as trocas, já havíamos comunicado que estávamos iniciando toda uma revisão elétrica no apartamento, quando houve o incêndio.

  25. Olá, Eudes! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  26. Boa noitebom moro de aluguel e gostaria de saber se o proprietario tem o direito de aumentar o valor do aluguel,se tiver mais pessoas morando comigo,assim sempre morou eu e meus 3 filhos e meu marido,agora estao passando um tempo na minha casa ate se instalarem meu sogro e minha sogra,ele pode aumentar porque tem 2 pessoas morando comigo a mais,sendo que a luz,compra e despesas ,aumentaram pra mim por ter mais gente em casa,eu que estou pagando a mais e que logica dele aumentar o aluguel…

  27. Olá, Andreia! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  28. Gostaria de saber se o proprietário é obrigado a pagar , o condomínio e IPTU ou é obrigação do inquilino.? (tenho um apto no Embaré ( 70 m2 e uma vaga de garagem coberta).Obrigado

  29. Bom dia! Tudo bem?Aluguei um imovél comecial há um mês e 13 dias e quando cheguei na segunda-feira, o banheiro estava molhado e percebemos que vazou água da caixa da água, que fica na parte superior do banheiro. Chamei a empresa que administra o condominio e eles olharam e viram que a caixa está quebrada e a troca, deve ser feita. Quem é responsável pelo custo da troca desta caixa da água? O Locador ou Locatário? Visto que no laudo de vistoria não consta a água da água.Grato,

  30. Olá, Jose! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  31. Olá, Thiago! O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante. Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

  32. Olá, Flavia! Tudo bom? Sugerimos que você procure um especialista que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  33. Olá, Margaret! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  34. Olá, gostaria de tirar uma dúvida:
    Aluguei um apartamento que estava sem divisórias e sem armários. Quando alugamos, o proprietário nos informou que assumiria todos os custos com infraestrutura (paredes e armários), desde que, as parcelas de pagamento fossem menores que o valor do aluguel. As paredes ok, ele assumiu integralmente, agora os armários, ele está alegando que não pode assumir integralmente porque haverá um desgaste nos móveis e consequentemente uma depreciação, como proposta para resolver, ele sugeriu assumir 70% do valor e eu assumir 30%. Os móveis serão PLANEJADOS e ficarão no local, além disso, estarei pagando antecipado as parcelas dos móveis para depois de 2 meses o valor ser abatido do aluguel. Isso é correto ? Como devo proceder ?
    Desde já, muito obrigado !!

  35. Olá, Homero! Como está? Sugerimos que você consulte a administradora e procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  36. Boa tarde, a lei do inquilinato não deixa claro a questão da troca de um equipamento, tenho um inquilino que está no imóvel a mais de um ano, agora deu um problema do pressurizado, gostaria de saber quem tem que arcar com a despesa do conserto? e se for necessário a troca de quem tem que pagar?

  37. Olá, José Humberto. Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  38. Boa tarde a primeira vez que estou morado de aluguel,e o dono da casa pediu pra liga aluz e agua,e veio a conta cobrando a instalaçao no valor de 28,80 da embasa e da coelba, qm pagar esses valores ?

  39. Olá, Antônio! Como está? Sugerimos que você consulte a administração e procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  40. Bom dia! Morei quase dois anos na casa, sai agora o dono quer que eu pinte toda a casa e ele mim entregou sem pintar. E não foi feito contrato o que devo fazer? Agradeço.

  41. Olá, Fabiano. Como está? Já conferiu nossa matéria sobre vistoria de imóveis: http://bit.ly/VistoriadeImovel ? Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar essa situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  42. Tenho um apartamento alugado, e o inquilino só paga com atraso, posso descontar as multas contratuais na caução?

  43. Olá, Raimundo. Como está? Sugerimos que você consulte a administradora e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Abraços.

  44. Olá,
    Aluguei um Apto todo mobiliado em condomínio fechado de primeira locação e também o mobiliário todos novos.

    Foi assinado o contrato de locação por 30 meses e com fiadores dando um imóvel em caução no dia 01/06/2017.

    Surpresa minha, no dia 3 a locatária me liga, me comunicando que não ficaria mais com o imóvel, que havia mudando
    no mesmo dia da assinatura do contrato, pois se trata de apto todo mobiliado.

    O contrato consta que se o inquilino quiser rescindir o contrato, terá que pagar multa rescisória no valor de 3 alugueres.

    A locatária alega que houve problemas de saúde com à família, qual a responsabilidade dessa locatária? Me disse que sairá após o dia 5 /6/2017. Nesse casso posso cobra a multa rescisória ou ela tem direito de rescindir por motivo alegado?

  45. Olá, Carlos! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  46. Eu moro num apartamento só que em prédio pequeno então a gente não paga Condomínio, a gente só paga a energia eu quero saber o seguinte se a casa morfar e eu pintar, se quebrou um cano alguma coisa desse tipo queimar interruptor, chuveiro queimar e eu mandar consertar isso será descontado no meu aluguel ou não?

  47. Olá, Lúcia. Como está? De acordo com a matéria, questões anteriores a locação são responsabilidade do proprietário. Do contrário, devem ser pagos pelo inquilino. Claro que cada caso deve ser analisado e negociado da melhor forma entre as partes. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  48. nao posso mas pagar meu aluguel faltal 10 dias para o vencimento posso eentregar o imovel sem despesas?

  49. Olá, Francisca! Como está? ? Sugerimos que você consulte a administradora e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  50. Fui morar numa casa c amiga e contrato foi feito em nome dela, só ela sumiu não quer assumir dívidas, só que moro na casa e quero fazer contrato em meu nome . como fica aluguel devido? Obrigada

  51. Olá, Solange! Como está? ? Sugerimos que você consulte a administradora e, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  52. Ola, tudo bem

    Tenho uma chacara, e pretendo alugar temporario para fins de semana, e feriados,. Mas ja tive problema com vizinho em relação a barulho.
    Gostaria de saber , se alugar com contrato bem redigido, com clausulas a respeito do som alto. Se isso me ausenta da responsabilidade caso o locatario não respeite a clausula.

    Grato
    Nillson

  53. Bom dia, moro em um apto alugado e a proprietária resolveu trocar todas as janelas do apto. Devido a essas obras, eu fiquei 15 dias utilizando somente um quarto e um banheiro. Todos os meus móveis foram colocados dentro deste quarto para não sujarem ou estragarem. Durante estes 15 dias tive que fazer todas as refeiçoes na rua, pois não tinha como utilizar a cozinha (pois teve que quebrar os armários para fazer a reforma). As roupas também tive que lavar em lavanderia, pois quebraram o tanque e não tinha como usar a máquina de lavar e nem onde estender as roupas.
    Propus à proprietária um desconto no valor do aluguel devido a estes gastos extras que tive, mas ela não aceitou. O meu contrato não tem previsão de obras e foi feito direto com a proprietária.Tenho como reclamar alguma coisa????

  54. Olá, Luciano! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui!

  55. Bom dia!Tenho uma dúvida. Tenho um imóvel alugado. Dias atrás deu uma chuva intensa e algumas tomadas do imóvel locado queimaram devido a um raio.Devo arcar com esse prejuízo?
    Obrigada.

  56. Olá, Ana! Sugerimos que você consulte a administração e o seu contrato de locação, se necessário, procure um profissional que possa avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  57. Olá, Alane! Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. No caso de reforma, o proprietário não é obrigado a pagar. Mas pode haver um acordo entre as duas partes para que os benfeitorias sejam descontados do valor do aluguel. E atenção: toda reforma deve ser autorizada pelo dono do imóvel e devem estar anexadas no contrato.

  58. Olá, Pollyana! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  59. Olá tenho uma dúvida, moro á 6 meses em uma casa alugada e a bomba submersa queimou, o conserto dela é por minha conta ou do proprietário da casa?

  60. Olá, Mike. Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  61. Boa tarde.
    Moro de aluguel em um condominio simples de bairro.
    Percebi que tenho problema na caixa d’gua por isso minha conta tem vindo alta.
    O dono mandou seus funcionarios arrumar mas hoje esta novamente o relogio girando sem o uso, ele me disse que vai me cobrar pelo conserto , pedi para meu irmão vir dar uma olhada para min mas o local e um burraco no teto da laje do 2 andar que para subir não tem espaço para colocar uma escada com segurança ela ficara na escada para subir.

  62. Olá, Gleicemar! Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. No caso de reforma, o proprietário não é obrigado a pagar. Mas pode haver um acordo entre as duas partes para que os benfeitorias sejam descontados do valor do aluguel. E atenção: toda reforma deve ser autorizada pelo dono do imóvel e devem estar anexadas no contrato. Também sugerimos que entre me contato com a empresa fornecedora do serviço água e, caso necessário, procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  63. Olá gostaria de saber se a obrigação de manter a caixa d’água limpa é do proprietário ou do locador?
    Pois moro em um conjunto com 12 casas e cada um tem sua caixa d’água a minha vive cheia de terra, já reclamei, não teve êxito a reclamação então me marido limpou, por cai um pouco de água no vizinho ele reclamou, e o dono vê nos cobrar pelo ocorrido.

  64. Olá, Ana Paula. Como está? Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. No caso de reforma, o proprietário não é obrigado a pagar. Mas pode haver um acordo entre as duas partes para que os benfeitorias sejam descontados do valor do aluguel. E atenção: toda reforma deve ser autorizada pelo dono do imóvel e devem estar anexadas no contrato. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  65. Olá, Ldumila! Como está? Conforme a matéria comenta despesas extraordinárias de condomínio, como obras de reformas de melhorias ou que interessem à estrutura integral do imóvel, vão parar na conta do proprietário, assim como obras de manutenção destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício, pintura da fachada e esquadrias externas, compra e instalação de equipamentos em geral e decoração e paisagismo nas áreas comuns. Também sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  66. Não temos condomínio e precisamos colocar a cerca concertina para segurança.Quem arca com essa despesa,o inquilino ou o proprietário?Grata.

  67. Olá, Dulce! Como está? Conforme a matéria comenta são de responsabilidade do inquilino todas as despesas de manutenção, como limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum. Consumo de água, luz, esgoto, manutenção e conservação dos jardins, elevadores, bombas hidráulicas, interfones, portões, segurança, equipamentos de lazer, piscina e sala de ginástica também pesam no bolso do morador. Já despesas extraordinárias de condomínio, como obras de reformas de melhorias ou que interessem à estrutura integral do imóvel, vão parar na conta do proprietário, assim como obras de manutenção destinadas a repor as condições de habitabilidade do edifício, pintura da fachada e esquadrias externas, compra e instalação de equipamentos em geral e decoração e paisagismo nas áreas comuns. Caso necessário, sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  68. Eu tenho uma dúvida! Eu aluguei um apartamento, e na hora que contratei uma empresa para instalar internet e tv a cabo, não existe saída no apartamento, pois quando ele foi reformado, tamparam. O que devo fazer? É de responsabilidade do proprietário quebrar e pagar toda a obra? Podemos rescindir o contrato sem que eu pague multa? Ninguém vive sem internet hoje em dia.

  69. Boa tarde.tenho uma duvida vou alugar uma casa e na cláusula tem q se o imovel pegar fogo eu sou a responsavel pela reforma so q a fiacao eletrica e antiga quais sao minhas responsabilidade

  70. Olá, Eduarda! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  71. Olá, Tudo bem?!
    Eu luguei um apartamento á 5 meses e a pia dele caiu no meio da noite, junto com os armário e a pedra da pia. Quem deve arcar com esse problema, pois esse imóvel não é novo e os danos que causaram a queda pia foram o tempo de uso. Nesse caso, não me sinto responsável por esse dano, pois só estou a 5 meses no imóvel. como devo proceder?

  72. Olá
    Aluguei um imovél, na vistoria juntamente com o propietário foi identificado que seria necessário a troca das portas dos quartos, da pintura de uma grade que está muito enferrujada e de uma fiação que está esposta tudo foi documentado e o mesmo foi super tranquilo e gente boa e na época a 4 meses atrás ele falou que iria realizar as manutenções e trocar as portas tranquilamente que eu poderia mudar, agora ele está enrolando, no mês retrasado ele disse que estava sem dinheiro que no mês que vêm iria fazer , no mês passado ele disse que mês que vêm faria e nada já estou puto e a imobiliária não nos auxilia em nada.
    Minha pergunta posso realizar as manutensoes e abater no aluguel ? tudo estava previsto e aprovado na vistoria, a não realização destas manutenções seria motivo de resizão do contrato ?

  73. Olá, Kamilla! Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. Separamos uma matéria que pode ajudá-la: http://bit.ly/LocadorLocatario. Caso necessário, procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  74. Olá, Ricardo! Como está? Existem diferenças nas regras entre consertos e reformas no imóvel. No caso dos consertos, se for algum problema causado por conta da deterioração do imóvel ou pelo fim da vida útil do material, as despesas ficam a cargo do proprietário. Mas se os danos foram causados pelo inquilino, ele deve arcar os custos do conserto. Separamos duas matérias que pode ajudá-lo: http://bit.ly/LocadorLocatario e http://bit.ly/VistoriadeImovel. Caso necessário, procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  75. Olá, preciso de uma ajuda.
    Eu moro em apartamento de aluguel, quando entrei tinha praga de barata, passei diversos venenos e a praga não sumiu, as baratas estão por todas as partes, mesmo com a casa estando limpa e com cheiro forte de produtos de limpeza, o que me preocupa é que eu tenho um bebê de 9 meses e sempre que faço uma deterizaçao tenho que sair do imóvel e o que me assusta são as doenças perigosas . O que posso exigir do proprietário para que esse problema seja resolvido? Obs: o apartamento é muito antigo e precisa de reforma.

  76. Tenho um apartamento alugado a mais de um ano, agora o inquilino quer que eu troque a fechadura da porta principal que ele arrombou e estragou a fechadura, quer que eu troque a torneira do lavatório que deve ter estragado com o tempo de uso. Mais de um ano.

  77. Olá, Hamilton.

    A Lei do Inquilinato prevê que o proprietário arque com reparos e benfeitorias estruturais, isto é, que mantenham a condição de uso do imóvel. Problemas que surgirem em decorrência da estadia do inquilino são de total responsabilidade de quem no imóvel aluga, portanto, no seu caso, o inquilino é quem deve arcar com as benfeitorias.

    Para mais informações recomendamos que você leia nossa matéria sobre direitos e deveres do inquilino: https://bit.ly/2FGifIe

    Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  78. Bom dia!

    Estou com uma duvida, aluguei meu apartamento e a inquilina quer colocar tela de proteção nas janelas pois alega ter filho pequeno, gostaria de saber quem arca com esse custo.

    Grata,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.