23/07/2015

Veja quatro dicas rápidas para diminuir a conta de luz

Aparelhos no modo stand-by podem representar até 12% da conta de luz

Fonte: Revista do ZAP

Veja quatro dicas rápidas para diminuir a conta de luz. Aparelhos no modo stand-by podem representar até 12% da conta de luz

Um dos gastos que tem feito muita diferença no orçamento dos brasileiros, nos últimos meses, é a conta de luz. Com a ajuda do engenheiro eletricista Luciano Carstens, diretor do Núcleo de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Positivo, separamos quatro dicas importantes para ajudar na hora de economizar na conta de energia, é essencial entender o funcionamento dos aparelhos eletrônicos da residência, já que a maioria deles consome energia mesmo desligados.

Conta de luz ganha reajuste de 18% em São Paulo (Fotos: Shutterstock)
Com dicas rápidas é possível diminuir a conta de luz  (Fotos: Shutterstock)

+ Entenda a regra das bandeiras tarifárias na conta de luz

+ Confira os direitos do consumidor no caso de falta de luz

 

O especialista dá algumas dicas práticas para o dia a dia e, especialmente, para enfrentar o inverno sem desembolsar mais no final do mês:

1. Modo stand-by também consome energia. O sistema não impede o consumo de energia elétrica. Inclusive, o gasto pode ser bem alto: todos os aparelhos de uma residência, em modo de espera, podem representar até 12% da conta de luz.

2. Quando viajar, desconecte os aparelhos da tomada. Microondas, fornos elétricos, televisores, receptores de tv a cabo, modem de internet, computadores, impressoras, máquinas de lavar, aparelhos de DVD, vídeo games, home theaters são consumidores silenciosos de energia.

3. Carregadores consomem energia, sempre! Celulares, tablets e notebooks são cada vez mais comuns no dia a dia de todos, assim como seus carregadores. Porém, estes podem ser verdadeiros vilões na conta de luz. Estes acessórios simplesmente consomem energia, mesmo quando não estão efetuando a recarga. Por isso, lembre-se de desconectá-los da tomada quando não estiverem cumprindo sua função.

4. Ajuste a temperatura do refrigerador para a posição inverno ou de mínimo consumo. Diminuir a potência do refrigerador no período de inverno e de férias vai ajudar a reduzir a conta de luz no fim do mês. O compressor do refrigerador trabalha menos, gasta menos energia e seus alimentos serão mantidos na temperatura adequada da mesma forma.

+ Confira os direitos do consumidor no caso de falta de luz

+ Usar energia solar em casa vale a pena?

+ Conheça 10 dicas para economizar dentro de casa

+ Confira 12 dicas para economizar água

+ Veja os 10 erros mais comuns em reformas hidráulicas e saiba como evitá-los

+ Saiba que cuidados tomar durante as tempestades

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.