23/07/2015

Veja quatro dicas rápidas para diminuir a conta de luz

Aparelhos no modo stand-by podem representar até 12% da conta de luz

Fonte: Revista do ZAP

Veja quatro dicas rápidas para diminuir a conta de luz. Aparelhos no modo stand-by podem representar até 12% da conta de luz

Um dos gastos que tem feito muita diferença no orçamento dos brasileiros, nos últimos meses, é a conta de luz. Com a ajuda do engenheiro eletricista Luciano Carstens, diretor do Núcleo de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Positivo, separamos quatro dicas importantes para ajudar na hora de economizar na conta de energia, é essencial entender o funcionamento dos aparelhos eletrônicos da residência, já que a maioria deles consome energia mesmo desligados.

Conta de luz ganha reajuste de 18% em São Paulo (Fotos: Shutterstock)
Com dicas rápidas é possível diminuir a conta de luz  (Fotos: Shutterstock)

+ Entenda a regra das bandeiras tarifárias na conta de luz

+ Confira os direitos do consumidor no caso de falta de luz

 

O especialista dá algumas dicas práticas para o dia a dia e, especialmente, para enfrentar o inverno sem desembolsar mais no final do mês:

1. Modo stand-by também consome energia. O sistema não impede o consumo de energia elétrica. Inclusive, o gasto pode ser bem alto: todos os aparelhos de uma residência, em modo de espera, podem representar até 12% da conta de luz.

2. Quando viajar, desconecte os aparelhos da tomada. Microondas, fornos elétricos, televisores, receptores de tv a cabo, modem de internet, computadores, impressoras, máquinas de lavar, aparelhos de DVD, vídeo games, home theaters são consumidores silenciosos de energia.

3. Carregadores consomem energia, sempre! Celulares, tablets e notebooks são cada vez mais comuns no dia a dia de todos, assim como seus carregadores. Porém, estes podem ser verdadeiros vilões na conta de luz. Estes acessórios simplesmente consomem energia, mesmo quando não estão efetuando a recarga. Por isso, lembre-se de desconectá-los da tomada quando não estiverem cumprindo sua função.

4. Ajuste a temperatura do refrigerador para a posição inverno ou de mínimo consumo. Diminuir a potência do refrigerador no período de inverno e de férias vai ajudar a reduzir a conta de luz no fim do mês. O compressor do refrigerador trabalha menos, gasta menos energia e seus alimentos serão mantidos na temperatura adequada da mesma forma.

+ Confira os direitos do consumidor no caso de falta de luz

+ Usar energia solar em casa vale a pena?

+ Conheça 10 dicas para economizar dentro de casa

+ Confira 12 dicas para economizar água

+ Veja os 10 erros mais comuns em reformas hidráulicas e saiba como evitá-los

+ Saiba que cuidados tomar durante as tempestades

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

16 Comentários

  1. Matéria interessante sobre economia de luz. Carregador em casa é um problema! Meus filhos “nunca” desconectam os mesmos da tomada!!

  2. tenho uma dica melhor… gaste 20.000 reais em um sistema de painel com celular solar no seu telhado e esqueça a conta de luz… e passe a ganhar dinheiro vendendo energia pra concessionaria!

  3. Alguns aparelhos devem permanecer em stand-by! Os receptores de tv a cabo, se forem desligados, quando for religar vai precisar entrar em contato com o fornecedor, pois fica tudo desconectado. (isso já aconteceu comigo mais de uma vez). Em cidades praianas,principalmente, as tvs em stand by mantem os componentes eletrônicos aquecidos e não criam condensação. É melhor pagar um extra na conta de luz, do que perder um aparelho que é bem mais caro!

  4. Sim,todo consumidor tem e deve procurar ter contato com soluções de que lhe são aproveitáveis para o consumo do dia a dia bem como possíveis mudanças nessess do setores de consumos exorbitantes em que estamos enfrentando.Obrigada Theresa

  5. Tudo o que esse engenheiro esta falando,eu ja faço a muito tempo,todas as minhas tomadas em minha casa sao com interreptor acupolado,para desligar quando nao estao em uso.

  6. Amor, olha essa matéria! Tá vendo que tem que desligar as coisas que não estamos usando da tomada? Economia e prevenção. bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.