24/01/2018

Veja opções de decoração alternativa para quarto infantil

 Saiba como inovar na decoração do espaço das crianças

Fonte: ZAP em Casa

Decorar o quarto infantil pode ser um verdadeiro desafio, principalmente financeiro. Isso porque gastar rios de dinheiro em um ambiente como esse não vale a pena, já que em breve a criança cresce, os gostos mudam e o espaço precisará ser renovado. Por isso, optar pela decoração alternativa é a melhor forma de economizar e ainda assim manter o ambiente incrível.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

Abaixo, o ZAP em casa te ensina como inovar na décor do cantinho das crianças e também deixá-las felizes.

Foto: Reprodução/Pinterest

Pra começar, é importante saber porque a decoração alternativa é tão requisitada hoje em dia. Segundo a arquiteta Ludmilla Brandão, o alternativo nada mais é do que um estilo onde não se tem grandes reformas, como construir ou demolir. Além de ser geralmente de custo mais baixo e de execução simples e rápida. Ela explica que esse tipo de décor virou tendência justamente por ser acessível a maioria do público em geral.

Danielle Andraos, também arquiteta, complementa o conceito explicando o quanto ele é original e diferente: “Eu defino a decoração alternativa como uma forma contemporânea de mobiliar e decorar qualquer ambiente fazendo uso de materiais fora do padrão e de muita criatividade, sem perder na funcionalidade e na estética, além de ganhar muita personalidade. Ela tem um estilo mais informal e rústico”.

Foi a décor alternativa que acabou com o senso comum de que quartos infantis precisavam necessariamente serem temáticos, com personagens de desenhos animados e cores bem definidas (rosa pra menina, azul pra menino).

“Ainda mais se tratando de crianças, o universo das cores não tem limites para eles, e a ideia é realmente esta, brincar com as cores, se divertir. Não existe uma fórmula, na decoração alternativa a regra é usar a criatividade, combinar cores que geralmente não são utilizadas em um mesmo ambiente”, explica Ludmilla.

Foto: Reprodução/Pinterest

No entanto, se você mesmo não abrir mão de incluir personagens na decoração do quarto do seu filho, opte por apresentá-los apenas em detalhes. Um bom exemplo é manter o quarto em tons e móveis neutros e decorá-lo apenas com bonecos e pequenos enfeites do personagem em questão. Usar a criatividade nesse momento pode trazer um resultado surpreendentemente lindo!

Como palavra-chave, a criatividade aparece também na hora de montar o ambiente e não apenas no momento de decorar. Imagine que legal dividir o quarto do seu filho em espaços específicos para ele. Mesmo que cada cantinho seja pequeno, com certeza ele vai adorar ter um ambiente próprio para leitura, um canto de estudos e até um local de diversão. De acordo com Ludmilla, isso ainda fará com que ele aprenda mais sobre organização e cultive esse hábito.

Foto: Reprodução/Pinterest

Lembre-se ainda de ouvir os gostos e pedidos da criança, se ela já tiver idade para expressar suas vontades, e tente adaptar algumas das sugestões dela na hora de criar o ambiente.

Além disso, pense em tudo com muito cuidado, atente-se ao formato dos móveis e lembre-se de tirar todos os riscos da rotina da criança. Interruptores destampados, quinas pontiagudas, entre outros, podem ser responsáveis por acidentes do dia a dia e precisam receber atenção especial na hora de montar um quarto infantil.

+ Aprenda a decorar um quarto infantil a partir do signo do bebê

+ Saiba como escolher papéis de parede para o quarto do bebê

+ Como fugir do óbvio na decoração do quarto do bebê

+ Quarto de bebê pode ter móveis rústicos sem perder a delicadeza

+ Veja 5 dicas de como economizar na decoração do quarto do bebê

+ Saiba o que é indispensável para decorar o quarto do bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.