15/12/2009

Vendas de camas cresceram 20% em 2009

Fonte: O Globo

Rio de Janeiro – Ela teria nascido no antigo Egito. Com o passar dos séculos, foi ficando mais sofisticada. Hoje, as medidas, antes modestas, chegam a quase dois metros de largura e comprimento. Tudo para reforçar a tese de que a cama é um grande objeto de desejo. Inclusive, nacional: em 2008, foram produzidas mais de 16 milhões de camas de solteiro e outras 17 milhões de casal – o correspondente a 17% da população. E, segundo lojistas do Rio, as vendas do móvel cresceram 20% este ano, mesmo antes da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 Vendas cresceram mesmo antes da redução do IPI (Foto: Divulgação)
Vendas cresceram mesmo antes da redução do IPI (Foto: Divulgação)

MODELOS DE SOLTEIRO JÁ SAEM DE LINHA – Entre as explicações para o destaque que o móvel vem ganhando estão os resultados de pesquisa do IBGE, que revelam que os brasileiros nunca se casaram – nem se divorciaram – tanto como no ano passado. Outra causa, diz o pesquisador Fábio Queiroz, do Núcleo de Pesquisa Sobre Habitação e Modos de Vida (Nomads), da USP, estaria na tendência de individualização da vida moderna:

“As pessoas desejam, cada vez mais, um quarto só para elas, com direito a uma cama mais espaçosa. Isso se reflete na troca por modelos king size. Nas camadas mais ricas da sociedade, é comum casais dormirem em quartos separados. E houve ainda um aumento no número de pessoas que moram sozinhas.”

Seja qual for o estado civil, as camas de casal são uma unanimidade. Tanto que, em alguns showrooms, as de solteiro estão saindo de linha. A variedade de modelos, assim como a de tamanhos, também aumenta em ritmo acelerado. O tipo king size é o sonho de consumo de nove entre dez consumidores, mas com os imóveis cada vez mais compactos, as camas mais vendidas são as que têm, em média, 1,38 metros por 1,88 metros.

“Solteiros ou pessoas que acabaram de se separar optam por modelos de casal, mesmo que no tamanho padrão”, diz Ezio Valente, gerente de marketing da Florense do CasaShopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.