As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 16,34% em junho ante igual período de 2009, informou nesta quinta-feira a associação que representa o setor no país, Abramat. Já na relação com maio, houve queda de 0,71%.

Segundo a entidade, no primeiro semestre, o varejo de materiais acumula alta de 19,78% em comparação à primeira metade do ano passado.
Em junho, as vendas de materiais básicos foram superiores às dos insumos de acabamento, com elevação de 17,5% e 14,06%, respectivamente.
De acordo com a Abramat, junho marcou o oitavo mês seguido de resultado positivo para o varejo de materiais de construção. Para este ano, a entidade mantém a estimativa de que as vendas do setor tenham crescimento de 15% sobre 2009.
“A base representada pelo primeiro semestre do ano passado ficou abaixo da média do período, por isso a perspectiva da entidade é de que o setor continuará crescendo, embora em taxas menores do que apresentadas até então, por conta da recuperação do setor já no segundo semestre de 2009”, afirma a Abramat, em nota.
A entidade informou também que, em junho, o número de funcionários na indústria de materiais aumentou em 12,3 por cento sobre um ano antes. Em relação a maio, o crescimento foi de 2,33 por cento.
LEIA MAIS:
CONSTRUÇÃO AQUECIDA BRECARIA QUEDA DE PREÇOS
ENTIDADE DA CADEIRA DE CIMENTO CRIA MÉTODO DE CONSTRUÇÃO MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO