A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) divulgou, nesta terça-feira, que o setor teve queda de 7% em fevereiro na comparação com o mês anterior.
Ainda segundo o levantamento, houve retração de 4% no acumulado do ano (entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2012).

“O desempenho de vendas está dentro do esperado, pois esse período costuma ser um dos mais difíceis do ano para o setor. Este ano, particularmente, o período do Carnaval antecipado diminuiu o número de dias úteis pesquisados, já que em 2011, por exemplo, o Carnaval foi em 9 de março e, em 2012, em 21 de fevereiro”, avaliou Cláudio Conz, presidente da Anamaco.
“Ainda assim alguns segmentos mantiveram o mesmo volume de vendas quando comparados ao mesmo período do ano passado, caso de tintas, telhas e caixas d’água de fibrocimento, argamassas e rejuntes, fechaduras e ferragens”, completou.

De acordo com o estudo, o único segmento que apresentou crescimento foi o de iluminação, com índice de 1%.
Já no levantamento por região, o Centro-Oeste e o Norte tiveram o melhor desempenho do país, com quase 30% dos lojistas apresentando crescimento de vendas entre 13% e 15%.
Segundo a Anamaco, o varejo de material de construção em 2013 deve crescer 6,5% sobre o ano passado, quando bateu o recorde de faturamento, com cerca de R$ 55 bilhões.