15/10/2006

Verde é atrativo de Alto de Pinheiros

Fonte: O Estado de S. Paulo

Ruas arborizadas, praças, parques são qualidades que fazem do bairro um ‘oásis’ dentro da capital paulista

Hélvio Romero/AEZap o especialista em imóveisVista – Jovens costumam se encontrar na Praça do Pôr-do-Sol, um dos pontos conhecidos do bairro

Há 35 anos, o advogado Rubens Bezerra mora em Alto de Pinheiros e não pensa em deixar o lugar. “Nem louco, nem morto. Não mudaria daqui, e nem para um apartamento”, afirma. A paixão pelo bairro onde mora tem como principal motivo a proximidade com o verde. “Temos um ar maravilhoso, próximo à vegetação. Tenho árvores frutíferas no meu jardim. Os sabiás vêm me visitar de manhã cedo”, conta. Entre as regiões da zona oeste, Alto de Pinheiros foi o bairro mais citado por especialistas do mercado imobiliário ouvidos pelo Estado no quesito qualidade de vida.

A interação com a vizinhança aumenta o vínculo de Bezerra com o lugar. “A vantagem de morar aqui é que você conhece os vizinhos”, comenta o advogado. “Sou do tempo em que a gente conversa com as pessoas na rua.”

E também tem a questão da liberdade. “Toda segunda-feira à noite eu ensaio com a minha banda de jazz na garagem”, conta. Dentro da casa, Bezerra tem um estúdio onde religiosamente todos os integrantes se encontram.

Bezerra costuma aproveitar as diversas opções de lazer que o bairro oferece. É frequentador do clube Alto de Pinheiros, do Parque Villa-Lobos e gosta de assistir ao pôr-do-sol na praça. “Os jovens vão muito para lá”, diz.

Sonho

“Alto de Pinheiros é como um oásis. É um dos bairros mais desejados de São Paulo. É apontado em muitas pesquisas como o de melhor qualidade de vida da cidade”, afirma Tomas Salles, diretor da imobiliária Lopes. Por isso, os imóveis da região são bastante valorizados. “Temos empreendimentos à venda em que o metro quadrado custa em média R$ 7 mil.” Entre as maiores qualidades do bairro, o empresário cita o acesso fácil a regiões importantes como a da Avenida Paulista e Marginais e a arborização.

“O principal atrativo é a quantidade de verde. É um bairo estritamente residencial com lazer completo estã do lado do Parque Villa Lobos e de vias. Perfil de classe média alta e alta. Elite. Imóveis de altíssimo padrão.”

“Alto de Pinheiros historicamente tem crescimento ancorado pela Cidade Universitária. O colégio pioneiro na região é o Santa Cruz, que saiu da região de Higienópolis apostando num crescimento do bairro.” Tem grande amostra de que foi um bairro planejado. Parte do bairro foi loteada pela Companhia City. “O bairro tem planejamento diferenciado, com ruas ajardinadas.”

Grande parte do bairro é de construções horizontais. “Há pequenos pontos onde é permitida a verticalização. Os prédios com vista para o Parque Villa-Lobos são os mais valorizados”, afirma Luiz Paulo Pompéia.

Os preços dos apartamentos de quatro dormitórios estão a venda a uma média de R$ 830 mil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.