28/12/2012

Verde-limão e Violeta são as cores tendência de 2013

Tons foram eleitos pelas Tintas Coral e Suvinil, respectivamente, e irão inspirar a decoração no próximo ano

Fonte: ZAP Imóveis

Quem deseja se inspirar na virada do ano para investir em uma nova decoração para a casa pode começar a prestar atenção em duas cores: o Violeta Inspirado e o Verde-limão. Tais tons foram indicadas como tendência para 2013 pela Tintas Coral e Suvinil, respectivamente.

Verde-limão e Violeta são as cores tendência de 2013
Violeta Inspirado foi a cor escolhida pelas Tintas Coral e pode ser aplicado na parede, em contraste com o chão branco (Foto: Divulgação)

Violeta Inspirado – A cor eleita pela Coral, segundo Benito Berretta, diretor de marketing da empresa, é um tom índigo com influência de violeta. “Esta tonalidade imprime sensação de tranquilidade e estabilidade. Além disso, transmite segurança, enquanto encanta e surpreende ao mesmo tempo”, afirma o executivo. Para a designer de interiores Rejane Costa, o violeta remete à nobreza e poder, simbolizando também o respeito, dignidade, espiritualidade e transformação.

A cor poderá ser utilizada na decoração de diferentes maneiras. “Sua versatilidade permite que combinações sejam feitas com tons brilhantes, mas também com cores cítricas, além de neutros mais quentes”, ressalta Berretta.

O estudo internacional que apontou o Violeta Inspirado como a cor de 2013 foi o Colour Futures, feito por um grupo da Coral formado por cerca de 30 pessoas. “A pesquisa serve de tendência não só para tintas, mas para decoração, moda e outras vertentes que seguem as cores de cada estação”, diz o diretor.

Verde-limão e Violeta são as cores tendência de 2013
Verde-limão é tendência para 2013. Neste ambiente é possível encontrar a cor oferecendo destaque ao armário

Verde-limão – A Suvinil elegeu o verde-limão como tendência para 2013 por ser uma cor fresca e intensa, com poder de causar reações positivas, de acordo com Ana Kreutzer, designer da empresa. “Este é um tom mutante, tanto pela composição verde-amarelada quanto pela situação óptica que ela proporciona, ao alternar a aparência entre verde e amarelo, dependendo da luz à qual está submetida”, diz a profissional.

A especialista da Suvinil aconselha que a cor seja aplicada em cantinhos que merecem destaque. “Pode ser usada na porta sem graça da sala branca ou em pequenas partes da cozinha, por exemplo”, diz Ana. Ela afirma que, por ser uma cor luminosa, vibrante e contrastante, o ideal é neutralizá-la com branco, cinza, preto e outras tonalidades de verde.

“Apesar de ter se popularizado em algumas temporadas de moda, no contexto da decoração o verde limão é inédito”, lembra a designer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.