01/12/2008

“”Verde”” por dentro e por fora

Fonte: Jornal da Tarde

Além das casas, indústria moveleira resolveu abrir os olhos para o mercado dos produtos sustentáveis

A indústria moveleira também resolveu abrir os olhos para o mercado dos produtos sustentáveis. Grandes fabricantes de móveis já olham para esse segmento como um filão de grande sucesso e começam a apresentar no Brasil produtos que, antes, só tinham prestígio no exterior.

Um desses projetos é o Biomóvel, um selo desenvolvido pela cadeia moveleira da cidade de São Bento do Sul, de Santa Catarina, para certificar móveis que seguem as exigências de produção dentro dos conceitos da sustentabilidade, desde a escolha da matéria prima até o melhor destino do material descartado.

Com qualidade e experiência na fabricação dos produtos já comercializados por essas empresas na Europa, o mercado nacional é o novo alvo da indústria catarinense. “Os produtos comercializados no exterior fazem a exigência da madeira certificada e do produto sustentável. O que fizemos é adaptar os produtos para o gosto dos brasileiros”, explica Ari Bruno Larandi, um dos desenvolvedores do selo.

São 26 fabricantes que estão fabricando móveis em madeira pinus, teca, eucalipto e bambu, toda matéria prima retirada de área de reflorestamento e madeira certificada quanto a procedência.

A preocupação vai desde a retirada da madeira, manuseio para a geração de menos resíduo possível e a aplicação do acabamento com tintas, vernizes e ceras não poluentes. “Pode ver que são visíveis os nós e veios da madeira, pois isso é resultado de um processo com menor descarte. Até o tecido do estofamento tem de seguir esse conceito”, explica Lorandi.

O resultado são produtos de primeira linha, com preços compatíveis aos produtos feitos de maneira convencional. No mercado paulista, a previsão é que os produtos estejam disponíveis a partir de janeiro. Toda a durabilidade e qualidade são garantidas pelo selo, que tem o Senai local como um dos órgãos certificadores da produção.

DESENVOLVIMENTO – Fora do eixo catarinense, outras empresas também desenvolvem móveis dentro do conceito dos sustentáveis. A BR163 Design, com sede no Mato Grosso, se especializou na fabricação de produtos em madeira teca certificada.

A empresa comercializa desde cubas até vasos. A proposta é trabalhar em madeira maciça, utilizando o mínimo de ferragens e resíduos.

Outra que aposta nessa idéia é a gaúcha Ambiente Brasil, que desenvolve o conceito da sustentabilidade no mercado mobiliário de luxo. São produtos para área interna e externa, utilizando madeira de reflorestamento e produção com o menor impacto ambiental possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.