19/12/2008

Verde, vidros e madeiras serão as vedetes da decoração em 2009

Fonte: Editoria Zap

Especialistas mostram que população quer resgatar a natureza e deixar os ambientes mais confortáveis e sofisticados

Fotos: DivulgaçãoZap o especialista em imóveis

Pode apostar sem erro, nas cores verdes ou laranjas, nos vidros com diferentes acabamentos e cores, e nos pisos frios e de madeira. A justificativa para estes produtos serem as vedetes do próximo ano, segundo especialistas brasileiros, é que a sustentabilidade estará no auge, assim como o conforto e a sofisticação.

Para Franco Faldini, responsável regional da América Latina do Instituto de Qualidade a Pintura (PQI), os tons de verde citados na pesquisa, por exemplo, induzem à saúde e à fertilidade. Já o laranja, cor quente que resulta da mistura do vermelho com o amarelo, foi escolhido para 2009 pela sua personalidade própria. Para Faldini, o tom é perfeito para cozinhas e salas de almoço por estimular o apetite, assim como em salas de estar por se tratar de uma cor alegre e que estimula a conversação. As cores em alta representarão a preocupação ecológica e sustentável atual do ser humano.”

De acordo com o levantamento, os tecidos a serem utilizados também ganham valor em 2009, principalmente os de fibras naturais. Linho, algodão e sedas são outras tendências para o próximo ano. “Mesmo em ambientes menos sofisticados, podemos usar cores e tecidos bordados para dar um toque pessoal, com charme atual”, diz Faldini.

Zap o especialista em imóveisNem a fachada da casa conseguirá escapar das tendências  

SUSTENTABILIDADE – As fabricantes estão investindo muito em tecnologia gerando produtos melhores e ecologicamente corretos. Um bom exemplo são os novos revestimentos de mármore que receberam cortes especiais e aplicação como pastilhas. “Estas peças produzidas dão um visual sofisticado e eliminam as perdas na produção”, afirma o arquiteto Luís Navarro.

Além disso, o vidro entrou com tudo neste ano. O seu uso passou para revestimento de móveis e paredes. “Além de sua elegância, o vidro tem o poder de deixar a iluminação de fora entrar, reduzindo assim o gasto de energia elétrica.”

Zap o especialista em imóveisVidros prometem fazer a cabeça das pessoas no próximo ano

Outro produto com estas características que esteve em evidência em 2008, e deve permanecer em alta no próximo ano, são os pisos e painéis provenientes de casas de demolição. Com tratamento especial, o produto pode ficar com visual sofisticado. Já o mercado moveleiro teve neste ano uma forte demanda de peças clássicas, mas pintados em cores fortes de laca – essa nova roupagem cria um toque contemporâneo aos móveis.

“No meu escritório só trabalho com empresas que possuem certificado. A preocupação vai desde o marceneiro até os móveis adquiridos em lojas. O mercado está caminhando para os produtos preocupados com o meio ambiente, mas acho que falta muito em termos um “”ideal””. Não adianta o móvel ser produzido de maneira ecologicamente correta, mas entregue em plástico bolha e em um caminhão a diesel altamente poluente”, comenta Luís.

Zap o especialista em imóveisAtualmente a área de relaxamento tem seu lugar garantido nas casas

MUDANÇAS – Os cômodos das casas sofreram alterações nos últimos anos. Hoje a cozinha é um espaço gourmet que possibilita trazer os amigos para refeições rápidas e mais elaboradas – a adega é prioridade neste espaço. Os banheiros se transformaram em SPA onde convida as pessoas para relaxamento e as salas de tevê mudaram para Home Theater, cômodo que concentra tecnologia e conforto para os convidados. Para não errar na hora de iniciar uma reforma, os cômodos precisam acompanhar estas tendências.

Zap o especialista em imóveisSilvana Matta apresenta o novo conceito de sala 

“Conheço três fatores que geraram essas alterações. O primeiro é a violência urbana que fez os brasileiros ficarem mais em casa e procurar trazer os amigos e familiares para reuniões mais intimas. O segundo é a melhora na renda dos brasileiros. E terceiro é a busca de novos hábitos sofisticados.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.