10/05/2006

Vidro – Grande tendência da arquitetura e decoração

Fonte: Editoria Zap

Um dos raros materiais de construção cujo uso pode ser tão diversificado

Zap o especialista em imóveis

Inicialmente o vidro tinha como propósito filtrar a luz e proteger contra incidentes, mas com o passar dos anos com o avanço tecnológico e para responder as novas exigências do mercado o vidro se tornou uma das grandes tendências da arquitetura e decoração, sendo utilizado em diversos ambientes, possibilitando uma visão privilegiada do exterior e mantendo o contato com a natureza, garantindo a segurança de bens e pessoas.

É um dos raros materiais de construção cujo uso pode ser tão diversificado graças a sua propriedade multifuncional. Para tanto deve-se fazer a escolha adequada do vidro em função das necessidades do projeto.

Existe no mercado um variado leque de opções com características técnicas específicas para cada uso:

Vidro impresso – É translúcido e produzido com grande variedade de padrões, texturas, espessuras e cores, proporcionando efeito decorativo, privacidade e conforto. É indicado para boxes de banheiro, divisórias, fachadas, esquadrias, decoração em geral, como também móveis, eletrodomésticos e instalações industriais.

Vidro refletido – Os vidros refletivos, também chamados de vidros metalizados, são vidros que recebem um tratamento, onde recebem óxidos metálicos, com a finalidade de refletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor, proporcionando ambientes mais confortáveis e economia de energia com aparelhos de ar condicionado.

Vidro temperado Vidros temperados são vidros que são submetidos a um processo de aquecimento e resfriamento rápido tornando-o bem mais resistente à quebra por impacto. Apresenta uma resistência cerca de 4 vezes maior que o vidro comum.

Vidro Laminado – O vidro laminado é um vidro constituído por duas chapas de vidro intercaladas por um plástico chamado Polivinil Butiral (PVB), a principal característica desse vidro, é que em caso de quebra, os cacos ficam presos ao PVB, reduzindo o risco de ferimento às pessoas e também o atravessamento de objetos.

Vidro Aramado – O vidro aramado é translúcido, proporcionando privacidade e estética ao seu projeto, ampliando o conceito de iluminação com segurança e requinte. Disponível nas cores azul, cinza e incolor, torna-se um aliado para os projetos criativos. Recomendado para múltiplo uso em coberturas, guarda-corpos, portas, sacadas e outros.

Vidro Duplo ou Vidro Termo-acústico – Possui este nome pois dependendo da sua composição, podem oferecer isolamento térmico e isolamento acústico.
O isolamento térmico se dá, pois a câmara de ar, serve como isolante para a passagem de calor do vidro externo para o interior do ambiente.

Vidro duplo com cristal liquido – Este é um vidro laminado, composto por duas chapas de vidro, incolor ou colorido, entre os quais é colocado um filme de cristais líquidos em um campo elétrico.
Quando este campo é ativado, os cristais líquidos se alinham, tornando o um vidro transparente. Quando o campo magnético é desativado, o vidro passa a ser translúcido, podendo ser repetida a operação quantas vezes for desejado.

Recomendações de utilização:
Para a confecção de um piso em vidro ou de escadas, devemos utilizar um vidro laminado, pois é o único produto que oferece total segurança e impede que as pessoas caiam em caso de quebra. Para a determinação da espessura do vidro, devemos estimar a sobrecarga que será exercida sobre ele, bem como o uso da construção (residencial, comercial ou industrial), além das dimensões das peças e da forma como serão apoiados na estrutura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.