02/09/2007

Visitas virtuais ajudam na pesquisa de imóveis

Fonte: O Estado de S. Paulo
DivulgaçãoZap o especialista em imóveisSecond Life – Simulador já é usado por construtoras como a Rossi que lançam unidades (foto) na rede

 

 

 

 

 

 

 

 

Anos atrás, era bastante comum um cliente ligar para uma imobiliária e solicitar informações sobre um determinado imóvel que estava à venda. O que se ouvia, do outro lado da linha, era alguém dizendo “deixe o número do seu telefone que o corretor entrará em contato”. Este tipo de atendimento era o modo operante da maioria das imobiliárias. Diga-se de passagem, comum, também, era nunca receber o contato deste corretor, pois não havia uma atenção especial para o atendimento ao cliente como o disponibilizado atualmente.

Vencida a etapa de falar com o corretor, a maratona para visitar os imóveis era extremamente cansativa, pois apesar do conhecimento prévio que se tinha da localização do imóvel pretendido, não se tinha idéia de como era sua fachada, ou o aspecto do imóvel e, muitas vezes, perdia-se bastante tempo nesta busca.

Com o advento da internet e dos novos recursos tecnológicos, só quem vivenciou a procura por imóveis no passado pode entender qual foi a contribuição destas novas ferramentas para quem procura um imóvel na atualidade.

Hoje em dia, consegue-se localizar imóveis pretendidos pela Internet, nos mais variados sites, tais como ZAP (www.zap.com.br), páginas de imobiliárias e de construtoras, que disponibilizam informações completas sobre localização, vizinhança, fachada, fotos, plantas, lazer, entre inúmeras outras características, permitindo, assim, uma seleção do imóvel pretendido dentro do perfil que se procura.

Tempo real

Consegue-se, ainda, realizar visitas virtuais, assistir a vídeos e conversar com corretores em tempo real, por meio de chats (conversação ou bate-papo). E somente depois o cliente seleciona um modelo que atenda às suas necessidades para então programar uma visita com o corretor.

A tecnologia ainda ajuda no trabalho dos corretores que, ao terem acesso a bancos de dados de imóveis, aperfeiçoam o atendimento a clientes e o desenvolvimento da gestão de negócios. Munidos de aparelhos tipo palmtop e notebook, os corretores conseguem, de onde estiverem, acessar o banco de dados da imobiliária, atendendo prontamente os seus clientes.

Da mesma forma, as empresas não podem incorrer em erros na demora no atendimento, seja para responder um e-mail ou a um atendimento on-line, pois é muito mais rápido, hoje em dia, um cliente fechar uma página da internet e abrir outra do que realizar uma nova ligação para outra imobiliária ou construtora como antigamente. É a velocidade que a tecnologia exige das empresas para a melhor prestação de serviços.

Second Life

Como se não bastasse toda a mudança ocorrida na ultima década, nos deparamos com o advento do Second Life – um ambiente virtual e tridimensional, que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano, e pode ser utilizado como um jogo, um simulador, onde construtoras e imobiliárias pioneiras já estão marcando presença.

Literalmente, estamos em tempo de futuro, e toda esta tecnologia nos obriga a aperfeiçoar cada vez mais a boa gestão na área de tecnologia da informação.

* Feliciano Giachetta é diretor da FGi Negócios Imobiliários, que presta atendimento online em seu site www.fgi.com.br) e já está presente no Second Life

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.